O salão das porcelanas foi criado pelas administração Wilson em 1917
A coleção de porcelanas do estado é exibida no China Room da Casa Branca. Muitos presidentes deixaram a sua marca, mandando fazer um serviço de estado. Processo demorado, porque é necessário arranjar um designer, que siga as indicações do que é pretendido, passando ao passo seguinte da aprovação. O processo de escolha da fábrica que o vai fabricar e o orçamento são outros importantes detalhes a ter em conta. A fundação White House Historical Association, criada pela administração Kennedy para embelezar a Casa Branca com mobiliárico histórico, tem pago com os seus fundos muitos serviços encomendados pelos últimos presidentes.
Li hoje que a ex-administração Trump não vai ter nenhum serviço a recordá-la, devido ao elevado preço e falta de tempo (só teve um mandato). Parece que a fundação nem foi contactada.
O primeiro Presidente a encomendar um serviço foi o Presidente James Monroe, em 1817.
Quando vivia nos EUA e tinha uma coleção de pratos na parede com motivos florais, comprei um prato réplica do serviço da administração Polk (1845).
Apesar de continuar a gostar de ver pratos expostos na casa de jantar, como tinha a minha madrinha Ema, na Madeira, não tenho espaço e a minha pequena coleção está na casa da minha filha.
Para quem gosta de porcelanas como eu, nas ligações em baixo pode encontrar exemplares de serviços expostos no Museu da Casa Branca:
http://www.whitehousemuseum.org/furnishings/china.htm
https://www.designsponge.com/2015/04/the-2015-obama-china-or-ds-goes-to-washington.html
https://www.whitehousehistory.org/press-room/press-timelines/white-house-china-service
https://edition.cnn.com/2021/01/21/politics/trump-white-house-china/index.html?utm_source=fbCNN&utm_medium=social&utm_term=link&utm_content=2021-01-25T00%3A30%3A37&fbclid=IwAR0lu6ZOJtAnrC0QGxc6vMadcVwQVtMDOCEDSzGC7ga_qVnNAtAVoMwlmSE
Sem comentários:
Enviar um comentário