Paderewski (1860- 1941)
Ignacy Jan Paderewski nasceu na Polónia e tornou-se conhecido pelos seus dotes de pianista e por ser uma pessoa muito cativante. Foi também compositor, produzindo uma ópera e uma sinfonia populares na sua época. Como filantropo, ajudou outros músicos e pessoas de baixos recursos.
Durante a I Guerra Mundial defendeu uma Polónia independente e no dia 18 de janeiro de 1919 tornou-se Primeiro Ministro e Ministro dos Negócios Estrangeiros do seu país. Nessa condição participou nas Conferências de Paz em Paris, que levaram à assinatura do Tratado de Versailles. No curto espaço de tempo que se dedicou à política alcançou grandes conquistas, como foram eleições democráticas para o parlamento, proteção das minorias etnicas e a criação de um sistema público de educação.
Em 1922, Paderewski regressou à sua vida dedicada à música com muitos concertos nos EUA, onde residia.
Com a invasão da Polónia pela Alemanha, em 1939, acontecimento que marcou o inicio da II Guerra Mundial, Paderewski regressou à vida política, tornando-se Presidente do Conselho Nacional da Polónia, no exílio. Em 1940 passou algumas semanas no Hotel Palácio do Estoril antes de regressar aos EUA para defender a necessidade de ajuda para derrotar o nazismo.
Gostei de ler recentemente a sua "aparição" no romance Estoril...
Nota: Este post tem um vídeo. Tem de carregar Ver Versão da Web para poder visualizá-lo no telemóvel.
Sem comentários:
Enviar um comentário