A minha Lista de blogues

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Bolo Inglês

Ontem recebi notícias de duas amigas que não vejo há muito tempo. A G, minha colega de liceu, casou com um francês e vive em Espanha. Foi ontem avó pela primeira vez. Fiquei feliz por ela. Vai descobrir o prazer de estar com os netos.

A F. viveu na Turquia na mesma altura que eu. Os nossos filhos têm mais ou menos a mesma idade e convivíamos muito. Ontem escreveu-me da Dinamarca, onde vive, a dizer como tinha saudades do bolo Rei que eu fazia. Cheguei à conclusão que devia ser o bolo inglês, (nunca fiz Bolo Rei) uma receita da minha mãe, a qual a mãe dela também chegou a provar e disse-me que quando comia algo parecido lembrava-se de nós...

O caminho do coração passa pelo estômago? Parece que sim.


Bolo Inglês

350g de farinha
250g de açúcar
150g de manteiga
4 ovos
1/2 chávena de leite
1 colher de chá de pó royal
1 cálice de aguardente (rum ou whisky)
125 g de passas e frutas cristalizadas (laranja, cidra, cereja) e algumas amêndoas torradas picadas


Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme homogéneo. Acrescente os ovos um a um, batendo bem após cada adição. Junte a farinha misturada com as frutas cristalizadas e o fermento, e o leite alternadamente, obtendo uma massa de consistência firme de modo que quando erguida com a colher de pau não esteja liquida.

Unte uma forma de bolo inglês (retangular) com fundo anti-aderente com manteiga e polvilhe com farinha. Por cima da massa deite a aguardente.

Bom apetite!!

Um post dedicado às nossas mães, que já partiram há muitos anos. A minha fez 102 anos no dia 4 de janeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário