A minha Lista de blogues

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Lábios Vermelhos

Em Portugal um candidato às eleições presidenciais teve o desplante de tecer comentários a uma candidata: "ela não está muito bem em termos de imagem, com aquele batom vermelho..." Imediatamente surgiram nas redes sociais imagens de mulheres e homens com batom vermelho nos lábios, criando um movimento de indignação sobre aquele comentário foleiro e marialva. Talvez não saiba que o batom vermelho era detestado por Hitler e qualquer mulher que o visitasse recebia uma lista do que devia ou não usar ou fazer e o batom vermelho (assim como as unhas pintadas dessa cor) era proibido.

O batom vermelho simboliza poder e auto-confiança. Ao fazer aquele comentário o tal candidato pareceu intimidado.

Antes de princípios do século XX, quando o batom vermelho se popularizou, o seu uso estava relacionado com mulheres consideradas naqueles tempos de moral duvidosa e prostitutas.

Com o avanço dos movimentos sufragistas, as mulheres escolheram o batom vermelho como símbolo e Emmeline Pankhurst não o dispensava. De seguida, popularizou-se com as mulheres que queriam dar uma imagem de "mulher moderna" e Hollywood também ajudou com muitas atrizes a usar os lábios vermelhos, símbolo de auto-confiança, beleza e sensualidade. Durante a II Guerra Mundial popularizou-se ainda como forma das mulheres mostrarem a sua força e capacidade de substituir os homens como força de trabalho e, claro está, de rejeição de Hitler e do nazismo.

                 
                     Marilyn Monroe                                                         Sophia Loren








                                       Helen Mirren                                                             Scarlet Johansson

Tanto no passado como hoje em dia, o batom vermelho é um clássico. Já experimentou? Sentiu-se bem? Pode não ter esse gosto, porém, na minha opinião, não podemos é deixar que qualquer badameco se intrometa publicamente na maneira como uma mulher se apresenta...


1 comentário: