O romance Estoril desenrola-se durante a II Guerra Mundial no hotel Estoril Palácio, cujos hóspedes e frequentadores incluem espiões, judeus, nazis, diplomatas americanos e um inspetor da polícia política... No meio das personagens de ficção, incluem-se outras reais como o Rei Carol II da Roménia e a sua amante Elena Lupescu, os duques de Windsor, o escritor francês Antoine de St Exupery, o pianista polaco Jan Paderewski, o agente inglês Ian Fleming, o campeão de xadrez russo Alexander Alekhine... todos mantêm relações de amizade com o jovem judeu Gaby, que veio para o Estoril à espera dos seus pais, que tentavam arranjar um visto para chegar a Portugal.
O livro é muito interessante e demonstra uma grande capacidade de relacionar acontecimentos históricos da época. Fui investigar a Quinta dos Grilos, onde também se desenrola uma parte da história, e li, que aquela propriedade outrora pertença da condessa de Carnaxide, é onde construiram um condomínio com vista para o Estádio Nacional e rio.
Outro aspecto curioso foi a inclusão, no final do livro, de uma lista de músicas, chamada "soundtrack", que suponho constituir a colectânea musical escutada durante a escrita da obra, que incluem uma música tradicional romena (Maria Lataretu - Pe Drumul de la Cepari), e alguns clássicos: do filme Casablanca As Time Goes By, Lili Marleen e surpreendeu-me as Czardas de Monti, que também gosto muito, entre outras.
O livro foi comprado em Bucareste no ano passado.
Estoril, 2011
Sem comentários:
Enviar um comentário