Pintura de S. Vicente de Tomás Giner (século XV)
O Dia de São Vicente celebra-se a 22 de janeiro. São Vicente nasceu perto de Saragoça (Espanha) no século III. Quando o Imperador Romano Dioclesiano começou a perseguir os cristãos de Espanha, Vicente foi martirizado até morrer, possivelmente a 22 de janeiro de 304. O seu corpo foi atirado às feras, mas terá sido protegido por um corvo de ser devorado.
O corpo de São Vicente foi colocado num barco à deriva no mar, dando à costa no Cabo de Sagres, que passou a chamar-se Cabo de São Vicente.
Já no século XII, D. Afonso Henriques ordenou o envio das relíquias do Santo para Lisboa por barco. Segundo a lenda, dois corvos velaram o transporte do corpo de São Vicente.
O Brasão da Cidade de Lisboa consagra a barca e os dois corvos. S. Vicente foi proclamado Padroeiro de Lisboa em 1173, quando as suas relíquias foram transferidas do Algarve para a Igreja de Santa Justa em 15 de setembro de 1173 e trasladadas no dia seguinte para a capela-mor da Igreja de Santa Maria Maior (Sé).
A Igreja de São Vicente de Fora (século XVII) fica no bairro histórico de S. Vicente, em Lisboa, no local, onde D. Afonso Henriques mandara construir uma primeira Igreja a invocar aquele Santo.
Candeeiros lisboetas com a barca e os corvos de São Vicente
A ilha de S. Vicente em Cabo Verde deve o seu nome ao Santo, pois foi descoberta a 22 de janeiro. A ilha de S. Vicente nas Caraíbas (agora parte de São Vicente e as Grenadinas) também foi descoberta no dia de S. Vicente.
Os famosos Painéis de S. Vicente de Nuno Gonçalves (século XV) veneram S. Vicente.
Sem comentários:
Enviar um comentário