Foi a 11 de julho de 1987 que a população mundial chegou aos cinco biliões de pessoas, inspirando a ONU a criar este dia, em 1989 e a comemorar anualmente a data a 11 de julho. Os seis biliões foram atingidos em outubro de 1999, os sete em outubro de 2011 e, em abril de 2019, a população mundial chegou a 7,7 biliões de pessoas.
A maior parte da população mundial encontra-se na Ásia, com a China e a Índia no topo dos países mais populosos do mundo.
O objetivo do Dia Mundial da População é refletir sobre as soluções relativas ao aumento da população, quando muita gente não tem acesso a cuidados de saúde e a distribuição de alimentos é desequilibrada, com abundância nos países desenvolvidos e escassa nos países subdesenvolvidos. A poluição, as epidemias e o uso de contraceptivos são outros temas relacionados com a população mundial abordados pela ONU nesta data.
O tema deste ano: Um mundo de 8 biliões - rumo a um futuro, aproveitando oportunidades e garantindo direitos e escolhas para todos.
Recordei então a belíssima obra de Belotto com uma cena de multidão no mercado em Dresden já no século XVIII... fazia parte da exposição inesquecível no Zwinger em Dresden, que visitei na semana passada.
Sem comentários:
Enviar um comentário