A minha Lista de blogues

terça-feira, 19 de julho de 2022

Robert Harris: V2

A ciência e a história dos foguetes V2 servem de base ao livro de suspense de Robert Harris: V2, o qual mistura factos históricos da II Guerra Mundial com ficção. Os foguetes V2 foram o último recurso dos nazis. O V significa Vergeltungswaffe, arma de vingança (pelos bombardeamentos dos aliados contra cidades alemães).

Perto do fim da guerra, o Dr Rudi Graf (personagem fícticia), amigo e colaborador do verdadeiro Von Braun do programa de foguetes alemão pensa que toda a sua vida ambicionou fabricar foguetes,  que pudessem atingir o espaço. No entanto, quer ele quer os seus colegas investigadores precisavam de financiamento, que só poderiam encontrar no regime de Hitler. Graf faz desde o inicio uma série de concessões. Assim, o objeto da sua investigação torna-se uma arma de destruição em massa.

A heroína, Kay, depois de um romance falhado com um oficial britânico voluntaria-se para ir para a Bélgica, recentemente libertada do jugo nazi pelos Aliados. No entanto, do vizinho Países Baixos, ainda em parte controlado pelos nazis, eram lançados os foguetes balísticos. A Royal Air Force pensava que, empregando o sistema de radar mais próximo,  conseguiria determinar rapidamente o local dos lançamentos. São um grupo de mulheres já experientes na guerra aérea, que vão para ali destacadas e fazem os cálculos matemáticos... 

Acabei de ler o livro a semana passada e gostei muito. Li-o durante a viagem de comboio na Alemanha. À minha frente um senhor alemão já velhinho, com um ar muito simpático olhava para mim e sorria. Parecia querer falar comigo, mas as únicas palavras que proferiu foi quando se levantou e pediu a um jovem que lhe ajudasse com a mala. Depois, voltou-se para mim e disse «Ich bin alt...Neunzig Jahre alt» e partiu. 

O livro dá ao leitor muito mais do que a história e as batalhas relacionadas com o foguete V2. Explora um dos mais perigosos aspetos da natureza e ambição humanas de só vermos o que queremos ver, esquecendo o resultado das nossas ações.

« Se eu consegui convencer Adolf Hitler a gastar cinco mil milhões de marcos na construção de um foguete, achas que não conseguiria convencer um Presidente americano a ir à lua?» (pag 272) Diz Von Braun antes de partir para a América...




Sem comentários:

Enviar um comentário