A minha Lista de blogues

domingo, 7 de agosto de 2011

As Celebrações Anglo-Americanas e as Aulas de Inglês



Aprender Inglês é uma excelente oportunidade para se conhecer as tradições dos países onde a língua é falada. 



Assim, no primeiro período, os alunos fizeram trabalhos de grupo sobre o Halloween, ou Dia das Bruxas, como é conhecido entre nós. É uma celebração muito antiga de raíz celta, que só adquiriu a dimensão actual depois da sua introdução, no século XIX, nos Estados Unidos pelos emigrantes irlandeses. Rapidamente, o Halloween foi adoptado no Novo Mundo e através da globalização regressou à Europa, implantando-se no Reino Unido, depois da II Guerra Mundial.



De quatro em quatro anos os americanos elegem o seu Presidente da República, como aconteceu este ano. A escola não podia ficar alheia a um acontecimento, que é muito comentado e discutido, no dia a dia, em todos os meios de informação, em especial nas televisões do mundo inteiro. Qual seria o vencedor? O candidato republicano, John Mccain ou o democrata Barack Obama? De qualquer modo estas eleições foram especiais, pois o partido democrático colocou frente a frente, pela primeira vez, nas chamadas primárias (durante as quais os dois principais partidos seleccionam, as respectivas candidaturas) uma mulher, Hillary Clinton, e precisamente, o negro Barack Obama como os seus principais candidatos à presidência. Como todos já sabemos este ultimo foi eleito presidente.


Os alunos apresentaram alguns trabalhos sobre este tema, que os motivou a seguir as notícias. Nas aulas foi feita a referência a alguns dos presidentes historicamente mais marcantes: George Washington, o primeiro, que deu nome à capital; Abraham Lincoln, que presidiu durante a Guerra Civil (1861-65) entre o Norte industrializado e o Sul esclavagista; John Kennedy (assassinado em 1963), muito querido dos Portugueses, pois teve um papel muito importante, quando era ainda Senador ao contribuir para a abertura das fronteiras americanas para milhares de açorianos na sequência das erupções do vulcão dos Capelinhos na Ilha do Faial, em 1957 e 1958; Lyndon Johnson também foi mencionado por ter acabado com a discriminação racial em locais públicos e no trabalho, levando a efeito aquilo que o presidente Kennedy não conseguira realizar; Ronald Reagan, antes “actor”, que personaliza a vitória americana na Guerra-fria; e ainda os presidentes, durante as duas guerras mundiais: Woodrow Wilson, Franklin Roosevelt e Harry Truman. 



Passada uma semana, a 11 de Novembro, tanto no Reino Unido (Remembrance Day), como nos EUA (Veterans Day) comemora-se o fim da I Guerra Mundial. Foi, nesse preciso dia, do 11º mês do ano, às 11h, que foi assinada a Paz de 1918. Hoje em dia, recordam-se e honram-se todos os soldados mortos em guerra, usando-se na lapela do casaco uma flor encarnada de papel, em forma de papoila, que simboliza o sangue derramado.



No final do mês de Novembro, a 27, celebra-se a grande festa da Família nos EUA. É o dia de Acção de Graças (Thanksgiving). Regista-se então o maior tráfico rodoviário, ferroviário e aéreo naquele país enorme de mais de 300 milhões de pessoas, pois, por vezes, grandes distâncias são percorridas para que as famílias se consigam reunir. O primeiro Thanksgiving remonta a 1621, um ano após a chegada dos emigrantes do barco Mayflower a Plymouth, na América. Naquele longínquo ano, convidaram chefes das tribos locais para lhes agradecer toda a ajuda prestada, porque foram os índios que lhes ensinaram a cultivar as plantas locais, que lhes deram o alimento, sem o qual teriam morrido. No Thanksgiving não se oferecem presentes. Antes e após um lauto jantar, onde deve constar peru, desfrutam o prazer de estar juntos.





Maria Teresa Relva
Ano lectivo 2008/2009

Sem comentários:

Enviar um comentário