A minha Lista de blogues

domingo, 7 de agosto de 2011

Curiosidades de Natal


A Árvore de Natal

O costume de decorar uma árvore de Natal, em casa, tem as suas origens na Alemanha. Esta tradição foi levada para Inglaterra no século XVIII pela Rainha Charlotte, casada com Jorge III e um século mais tarde foi popularizada pelo marido da Rainha Vitória, o Príncipe Alberto de Saxe-Coburg Gotha. Por sua vez ao seu primo, D. Fernando II, casado com a Rainha Portuguesa D. Maria II, é atribuída a sua introdução em Portugal na mesma época. Aos poucos generalizou-se por toda a população, tornando-se no hábito popular, de hoje em dia, na segunda metade do século XX.


O Pai Natal


Esta personagem jovial e feliz tem as suas origens remotas em S. Nicolau, bispo de Myra, no sul da Turquia, onde viveu, há mais de 1600 anos. Tornou-se Santo, devido à sua bondade em ajudar os mais pobres dando tudo o que possuía, com atenção especial às crianças. Na Holanda chamam-lhe Sinterklass e é especialmente querido pelos mais pequenos. Foram os emigrantes holandeses, que introduziram a sua figura nos EUA. De início era representado com as vestes de Bispo. Mas, no início da década de 1930, um anúncio da Coca-Cola decidiu apresentá-lo, alegre e redondo com um fato vermelho, as cores daquela marca, com o objectivo de levar o público a consumir mais daquele refrigerante também no Inverno. O sucesso foi grande e, hoje, este velhote bonacheirão de belas barbas brancas faz as delícias das crianças em todo o mundo. Nos EUA, por influência do nome holandês chamam-no Santa Claus ou simplesmente Santa. No Reino Unido preferem chamá-lo Father Christmas


O Primeiro Postal de Natal
O costume de enviar cartões de Natal começou em Inglaterra, no ano de 1843. Sir Henry Cole, um alto-funcionário britânico, teve essa ideia de mandar imprimir postais natalícios, para poder enviar a todos os seus amigos e conhecidos as suas saudações de Natal. Assim, encomendou ao pintor John Calcott Horsley a criação do primeiro cartão de Natal, cuja cópia está à vista em cima. Dessa primeira edição foram vendidos 1000 exemplares em Londres.Nos nossos dias, está aos poucos a cair em desuso, sobretudo devido à cada vez maior utilização da “internet” para se remeter todo o tipo de mensagens. Dessa forma perde-se cada vez mais o hábito de se escrever aos familiares e amigos, mesmo nestas ocasiões tão especiais. Cada um escolherá o seu método. Eu, enquanto professora de inglês, aproveito  para enviar a todos os leitores. “Merry Christmas and a Very Happy 2011”.



Ano lectivo 2010/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário