A minha Lista de blogues

domingo, 7 de agosto de 2011

Dia de Guy Fawkes

                                    
No dia 5 de novembro de 1605, um homem chamado Guy Fawkes tentou fazer explodir o Parlamento Inglês, onde o rei James I, os membros do Governo, e os deputados deveriam estar. O atentado constituía uma forma de protesto radical contra o aumento da repressão sobre os católicos em Inglaterra. O chefe da conspiração chamava-se Robert Catesby, que conseguiu envolver o corajoso soldado Guy Fawkes, entretanto convertido ao catolicismo.Os conspiradores alugaram uma cave por baixo do parlamento onde Guy Fawkes colocou barris de pólvora com o objetivo de os fazer explodir, quando o parlamento e o monarca estivessem reunidos. Aquele terrível plano, que ficou para a história inglesa como a “Conspiração da Pólvora” (Gunpowder Plot) foi descoberto e Guy Fawkes foi preso, torturado e executado.


Ainda hoje em dia, no Reino Unido, assinala-se este dia fazendo-se espantalhos em pano enchidos com papel e palha (representando Guy Fawkes) que são queimados em fogueiras (bonfires). Há também muitos espetáculos de fogo de artificio (fireworks), que recordam aquela tentativa de atentado.

Estes festejos são acompanhados pela repetição de rimas:
Remember, remember the fifth of November
Gunpowder, treason and plot.
I see no reason, why gunpowder treason
Should ever be forgot.

Atualmente, as caves do Parlamento são sempre revistadas e guardadas, quando a Rainha de Inglaterra procede à abertura do Parlamento.
É curioso ainda, que a palavra em calão guy, originalmente um homem mal trajado e vulgar, tem exactamente a sua origem a partir do nome de Guy Fawkes.

 
 
Ano letivo 2012/2013


Read in English: Remember, remember the fifth of November




1 comentário: