A minha Lista de blogues

domingo, 2 de setembro de 2018

A amiga genial


Em Novembro, a HBO vai estrear uma série baseada na obra de Elena Ferrante Uma Amiga Genial. Espero que seja tão boa como o livro. 
A Amiga Genial é a história da amizade entre duas crianças, Lila e Lenù, oriundas de uma zona pobre nos arredores de Nápoles, que sonham com um futuro melhor. Desenrola-se na década de 50 até aos anos 60. A evolução das amigas faz-se através de uma sucessão de episódios cativantes (que mostram os conflitos familiares naquele ambiente fechado, onde vivem) em que as personagens são tão reais, que poderíamos encontrá-las em qualquer outro bairro popular. 
Enquanto Lila é uma rapariga determinada e "sem papas na língua", Lenù é pacata e com pouca confiança em si própria. A vida de ambas, porém, segue dois caminhos diferentes. Lenù prossegue os estudos liceais, de acordo com os conselhos da professora e Lila fica a trabalhar na oficina de sapateiro do pai. Mas a amizade das duas mantém-se e Lila continua a ser a inspiração de Elena (Lenù). Gostei muito de este livro, que vai ser debatido este mês no Clube do Livro, o primeiro em que vou participar...

 Já comecei a ler o segundo volume "História do Novo Nome".


Sem comentários:

Enviar um comentário