A minha Lista de blogues

domingo, 9 de setembro de 2018

A casa de Theodor Aman




Theodor Aman (1831-1891) foi um dos mais importantes pintores romenos do século XIX e trata-se de uma referência fundamental na História de Arte na Roménia.

O seu contributo é, hoje em dia, bem evidente não só através de belas obras, mas também em consequência do seu empenho em criar uma Escola Nacional de Belas Artes, fundada em 1864 em Bucareste, da qual foi o seu primeiro diretor.







O Museu Theodor Aman está localizado na casa/estúdio do artista. Construída segundo planos do próprio pintor, em 1869, tornou-se museu de arte em 1908.














A decoração do exterior com os medalhões em terracota, representando Leonardo da Vinci e Miguel Ângelo, assim como as esculturas nos nichos têm a assinatura de Theodor Aman.





















No hall da entrada duas grandes cenas históricas



A coleção do Museu Aman mostra uma diversidade de obras, que nos dão a conhecer a arte  daquele tão importante pintor romeno.

O retrato do seu pai é a única obra exposta, cuja autoria não é do próprio Theodor Aman.


A sua mulher, Ana

Pintou muitas naturezas mortas














                                                                            
Aprecio pequenos quadros e deliciei-me com alguns, cujos temas são evidentes e algumas legendas revelam como a língua romena, devido à origem latina, está próxima do português.



Através de algumas obras dá para admirar a moda no século XIX.







O salão da casa era o estúdio de Theodor Aman






Gostei muito de conhecer esta casa com as obras deste notável artista romeno. 


Estou em Bucareste, há quase um ano e tenho encontrado sempre locais de interesse para visitar e aprender e ainda concertos para assistir. A minha estadia neste país está a revelar-se muito agradável.

















O meu encontro com Theodor Aman...

Sem comentários:

Enviar um comentário