Lascăr Catargiu (1823-1899) foi primeiro-ministro da Roménia por quatro vezes. Pertencia a uma família influente com tradições na Valáquia, contudo, banida pelo príncipe Matei Basarab, no século XVII, estabeleceu-se na Moldávia, onde o próprio Lascãr nasceu, em Iasi.
Lascãr Catargiu conseguiu formar, pela primeira vez, na história da Roménia um governo conservador estável, responsável por muitas reformas importantes, sobretudo na área financeira.
A sua estátua ergue-se no meio da larga avenida, rodeada de árvores, que tem o seu nome. Há prédios muito bonitos nesta avenida, os quais, felizmente não foram demolidos, como aconteceu na nossa avenida da República, segundo conta a minha sogra.
Alguns já estão a ser restaurados. Tive oportunidade esta manhã, no passeio "cultural" com o meu marido, de percorrer aquele largo boulevard, que fica entre as Praças Romana e Vitória, enquanto procurávamos o Museu Storck, que fica perto, numa rua transversal.
Esta casa, que infelizmente se encontrava fechada, é a casa de Dino Lipatti, (1917-1950) um famoso pianista romeno.
A diferença... duas casas geminadas, uma restaurada e a outra em mau estado de conservação.
Apesar de gostar muito de ambientes verdes e de uma cidade com muitos parques como em Bucareste, há árvores a mais junto a alguns dos edifícios, tapando as belas fachadas e retira-lhes luz, ainda por cima são redundantes: a própria avenida é bastante arborizada.
Quando todas as casas estiverem restauradas esta avenida vai ficar ainda mais bonita. Esperemos que seja em breve.
Sem comentários:
Enviar um comentário