A minha Lista de blogues

domingo, 16 de setembro de 2018

O Museu Theodor Pallady

  




Este museu mostra a coleção de arte de Gheorghe Răut e da sua mulher Serafina. Reuniram alguns trabalhos de Theodor Pallady, durante a estadia do artista em Paris e, nos finais dos anos sessenta, fizeram a doação ao estado romeno.

Quem vai visitar o museu, uma extensão do Museu de Arte da Roménia, para ficar a conhecer o pintor Theodor Pallady, fica desapontado. São muito poucas as  suas obras, todas elas na entrada da casa. Pareceram-me pouco interessantes os seus esboços, que ocupam uma pequena sala no primeiro andar. No Museu Zambaccian encontrei  mais pinturas do artista e agradaram-me  mais.

A visita ao museu vale sobretudo pela própria casa. Chamada Casa Melik foi construída na segunda metade do século XVIII e renovada por um rico mercador arménio, em 1822 e este último ofereceu-a  ao filho como prenda de casamento. Mais tarde, a neta Ana, única herdeira, casou com Jacob Melik, nome pelo qual acabou por ficar conhecida aquela bela mansão. Depois da morte do marido a casa foi entregue à comunidade arménia para servir de assistência a viúvas pobres (a Catedral Arménia, na Avenida Carol I, não fica longe da rua, onde se situa a Casa Melik).  Em 1913, sofreu um grande incêndio e teve de ser restaurada. Em 1969, a paróquia da Igreja Arménia doou a casa ao Município de Bucareste e o edifício teve nova renovação. Tornou-se, em 1971, um museu para ser exposta a coleção de arte de Serafina e Gheorghe Răut.




 A coleção é bastante heterógena. E há mais obras de artistas franceses do que de Theodor Pallady. Encontramos  mobiliário interessante e peças decorativas.


















                                           

Sem comentários:

Enviar um comentário