A minha Lista de blogues

segunda-feira, 14 de maio de 2018

António Lobo Antunes em Bucareste




António Lobo Antunes está em Bucareste. Recebeu um prémio da Academia Romena de Literatura e deu uma conferência.

Falou da infância, da guerra colonial, que o marcou muito, pois, como disse, ou se mata ou somos mortos. No desfiar da memória, recordou-se do seu amigo e também escritor José Cardoso Pires e, em especial, um encontro entre ambos, após a Revolução de 25 de abril de 1974. Nessa ocasião viu Cardoso Pires chorar, porque tinha descoberto que um dos seus amigos mais próximos era afinal informador da PIDE, a polícia política durante a ditadura portuguesa. Depois, em nota mais alegre, referiu outras passagens anteriores pela Roménia, onde já recebeu diversos prémios e nomeações como doutor honoris causa por três universidades.

Falou da importância da Literatura como escape à depressão, a qual, na sua opinião, não seria mais do que o medo da morte. Reconheceu que as Artes, como por exemplo, a Literatura, a Música e a Pintura elevam a humanidade, dignificando-a.

Notava-se, contudo, cansaço. Tinha chegado há pouco de Praga, onde também recebeu um prémio e deu conferências.

Agradeceu a presença das pessoas, como que dando por terminada a sua intervenção em excelente francês; porém, o seu tradutor das obras para romeno, que também era o interlocutor no painel, procurava prolongar o momento... Não o deixando terminar, fez-lhe perguntas sobre outros temas, que já se afastavam da Literatura.... Respondeu então ser apenas um escritor de livros...e acrescentou: "Conhece Churchill?... Olhe, o Churchill dizia que o bikini deve tapar o essencial, mas deve ser curto para ser interessante".

Francamente, gostei muito desta forma de acabar...

1 comentário: