A minha Lista de blogues

segunda-feira, 7 de maio de 2018

Semana da Língua Portuguesa








Hoje fui à Embaixada de Portugal em Bucareste. Fica num edifício elegante em zona onde há muitas outras embaixadas. O jardineiro amavelmente ofereceu-me um bouquet de jasmim, com ramos tirados de uma árvore, após ver o meu entusiasmo por haver um jasmineiro e tirou-me as fotografias no jardim. Na casa onde nasci havia uma corriola de jasmineiro e na escola P.V., onde fui professora,  havia uma árvore enorme, que na Primavera dava um aroma fantástico.
Tirei fotos para recordação junto às bandeiras de Portugal e da Roménia.
Depois fui à Universidade de Bucareste, Faculdade de Línguas e Literaturas Estrangeiras, à inauguração da Semana Cultural Lusófona. O evento começou com os discursos do Embaixador de Portugal e do Encarregado da Secção Cultural da Embaixada do Brasil e entidades ligadas à universidade.

De seguida houve a leitura de poemas por alunos de português do primeiro ano, que se exprimiram muito bem, a inauguração de duas exposições fotográficas e uma conferência pela fotógrafa Silva Vieira, sobre o seu trabalho e o projeto que está a desenvolver em Bucareste, com inauguração prevista para novembro de este ano.
Gostei da forma como tudo decorreu na Universidade: a pontualidade, o número grande de alunos presentes e o programa adequado e despretensioso o qual contou com o desempenho de uma professora romena, que fala num português muito educado e fluente e da leitora do Instituto Camões, Sónia Mendes, que foi elogiada pelo seu trabalho.

Por ùltimo ainda visitei a bela biblioteca da universidade.




1 comentário: