...a II Guerra Mundial estava quase a terminar. Na Europa finalizara a 8 de maio, mas no Pacífico a guerra continuava muito acesa e cruel.
A cidade de Hiroshima possuía grandes depósitos de abastecimentos militares e era um centro portuário de grande importância. Como o Japão se recusou a render, por ordem do presidente Harry Truman, no dia 6 de agosto de 1945, às 8 horas e 15 minutos da manhã, a bomba atómica "Little Boy" foi lançada sobre Hiroshima por um bombardeiro americano, o Enola Gay. Matou, instantaneamente, cerca de 80 mil pessoas e, até ao final do ano, ferimentos e radiação, provocaram um total de 90 a 140 mil vítimas naquela região.
O bombardeiro Enola Gay, batizado com o nome da mãe do piloto da aeronave, o coronel Paul Tibbets, está exposto em Washington DC, no Smithsonian National Air and Space Museum. Visitei-o na minha única visita a Washington com o marido e filhos, antes de ter vivido nos EUA.
O oleandro é a flor oficial da cidade de Hiroshima, pois foi a primeira a florescer depois da explosão da bomba atômica de 1945. É uma planta extremamente tóxica, que pode matar uma pessoa se a sua folha for ingerida. Existe muito em Portugal, sobretudo nas auto-estradas a separar as faixas de rodagem.
Sem comentários:
Enviar um comentário