A minha Lista de blogues

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

A Igreja de S. Domingos 60 anos após o incêndio

Igreja de S. Domingos

A Igreja da Ordem Dominicana, fundada no séc. XIII, foi objeto de sucessivas transformações. Em 1748, o arquiteto Frederico Ludovice refez a capela-mor, por ordem de D. João V, sendo esta a única zona  a subsistir ao terramoto de 1755. A sua reconstrução deve-se aos arquitetos Manuel Caetano de Sousa (1738-1802) e Carlos Mardel (1695-1763), aproveitando o portal e a sacada sobrejacente do Paço da Ribeira, o qual ficou completamente destruído pelo terramoto.

Há 60 anos, os portugueses acordaram com a noticia do grande incèndio, de 13 de agosto de 1959, que destruiu por completo a decoração interior da Igreja, onde constavam altares em talha dourada, imagens valiosas e pinturas de Pedro Alexandrino de Carvalho (na Igreja da Memória existe uma grande tela, do mesmo pintor mandada restaurar há poucos anos). A Igreja foi novamente recuperada seguindo planos do arq. José Fernando Canas e abriu ao público em 1994.

Para recordar alguns dos importantes acontecimentos históricos relacionados com a Igreja de S. Domingos e a História de Portugal não há como ver um dos melhores programas da televisão portuguesa VISITA GUIADA e ouvir Paula Moura Pinheiro e o historiador António Camões Gouveia.




A Igreja de S. Domingos antes do teramoto de 1755
(Em cima , à direita, o Convento da Graça)

1 comentário:

  1. É um dos meus programas favoritos.
    E a igreja de S. Domingos é muito bonita. Digo isto porque já a visitei.
    P.S. - Descobri que há festa no Caniço a partir de dia 16! Lá vou eu!

    ResponderEliminar