A minha Lista de blogues

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Exposição temporária no MNAR












Fui ontem à exposição sobre o rei Ferdinand e a Rainha Maria, os Reis da Grande União da Roménia, que celebrou, em 2018, 100 anos.

Após a derrota do comunismo (1947-1989), regime que forçou o último rei da Roménia Mihai I a abdicar, tem havido um ressurgimento de algumas figuras da monarquia, nomeadamente do último monarca, que teve de se exilar do país e da sua avó, a Rainha Maria. Contudo, não me parece que a população romena estivesse pronta para abraçar novamente um regime monárquico.

Estão em exposição retratos, esculturas, fotografias e alguns objectos daquele casal, que governou a Roménia de 1914 até 1927, data da morte do Rei Ferdinand. Notáveis uns livros de anotações com desenhos e pinturas da Rainha Maria. 

A Rainha Maria (1875-1938) tornou-se bastante popular entre o povo romeno. Durante a Grande Guerra, a rainha e as filhas, vestidas de enfermeiras trataram dos soldados feridos. A sua beleza, intuição e inteligência tornaram-na também conhecida internacionalmente. Em viagens oficiais a França, Inglaterra e Estados Unidos foi recebida com muito entusiasmo. 












O ano passado, no Dia dos EUA, a sua fotografia surgiu em grande relevo, durante o encontro com o Presidente dos EUA, em 1926.

Os primeiros anos de casamento não devem ter sido fáceis. Ferdinand sucedeu ao seu tio, Carol I cuja única filha morreu aos três anos de idade. Tinha um feitio introvertido e apaixonara-se por uma aia da sua tia, Rainha Elisabeta, mas na Roménia existia uma lei que proibia o casamento dos monarcas com romenas. Por outro lado, a rainha Maria tivera muitos pretendentes, entre eles o seu primo, rei Jorge V de Inglaterra, que ela recusou. Foram conhecidos muitos casos amorosos, que se tornaram conhecidos do público, que especulou se o último filho não seria do amante. Daí que Thomaz de Mello Breyner se refira ao casal real, na sua biografia, nestes termos ."..tem cara de pouco feliz. A esposa é uma cabrita e o filho mais velho também lhe tem dado desgostos". 
A Rainha Maria teve seis filhos: Carol II, que chegou a ser Rei da Roménia (1930-1940) e morreu no Estoril em Portugal; Isabel, Rainha consorte do Reino da Grécia (1922- 24); Maria, Rainha consorte da Jugoslávia (1922-34); Nicolau, que viveu exilado na Espanha e Suiça, devido ao mau relacionamento com o irmão; Ileana, que depois do casamento passou a ser tratada por Sua Alteza Imperial e Real, a Arquiduquesa Ileana da Áustria, Princesa Real da Hungria e da Boémia e Princesa da Toscana; e Mircea, que morreu ainda criança. 























Desenhos e manuscritos da rainha

 Traje tradicional romeno usado pela rainha


Na exposição também se podem ver fotografias projetadas num ecrã de televisão.

Sem comentários:

Enviar um comentário