A minha Lista de blogues

terça-feira, 6 de agosto de 2019

Galinha com vinho Madeira



Ofereceram-me um frango do campo, já todo limpo e arranjado. Resolvi então fazer hoje para o almoço uma receita, dos meus tempos de infância e adolescência no Funchal, que não comia há muito tempo. Lembro-me que nessa altura o vinho Madeira era oferecido à minha mãe em garrafão pelos donos da conhecida marca Veiga França. (Engraçado, a receita foi dada por uma familiar dessa família, que dava aulas de culinária no Liceu. A minha mãe anotava sempre quem lhe dava as receitas e eu faço o mesmo).


Ingredientes:


1 frango inteiro

2 cebolas

1 dente de alho

1 raminho de salsa

1 cálice de vinho Madeira cheio

2 ovos

manteiga

azeite qb

sal qb

pimenta qb



Coze-se a galinha/frango numa panela com água, sal, 2 cenouras e um pouco de salsa. Guarda-se o caldo. Desossa-se a galinha e passa-se a carne por manteiga para alourar.

À parte refoga-se a cebola e o alho com manteiga e azeite. Se necessário adicionar um pouco de caldo. Quando estiver cozida a cebola junta-se o vinho Madeira. Rala-se o molho e junta-se 2 gemas. Leva-se o molho ao lume, mexendo sempre, para cozer as gemas. Junta-se o molho à galinha, à qual se adicionou um pouco de caldo para não ficar seca. Retificam-se os temperos e decora-se com salsa cortada.

Servi com puré de batata (que também não comia há muito tempo) e ervilhas.


1 comentário: