A minha Lista de blogues

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Titanic a desaparecer



O RMS Titanic foi um navio de passageiros britânico operado pela White Star Line e construído para ser o navio mais luxuoso e mais seguro da sua época. 

Partiu em  viagem inaugural de Southampton para Nova Iorque no dia 10 de abril de 1912, passando por Cherbourg-Octeville, na França e por Queenstown, na Irlanda. No dia 14 de abril uma enorme tragédia aconteceu ao colidir com um iceberg às 23h40min  e afundar-se na madrugada do dia seguinte. Mais de 1500 pessoas, dos 2.224 passageiros e tripulação, morreram.

Os destroços do Titanic foram procurados por décadas até serem encontrados em 1985. Encontram-se a  cerca de 3800 m de profundidade e a 650 km a sueste da Terra Nova, no Canadá.




Uma recente exploração do navio, no inicio de agosto, revelou que está em avançado estado de deterioração devido à corrosão provocada pelo sal, pelas correntes e sobretudo por uma bactéria, que se instalou no navio e se alimenta de metal, transformando as 50.000 toneladas de ferro  num pó fino, que se dissolve na água. Estima-se que em 2030 nada restará do navio.

Após a exibição do filme  Titanic (1997) realizado por James Cameron com Kate Winslet e Leonardo Dicaprio,  houve um renovado interesse pela história trágica deste navio.

Em 2013, Lisboa recebeu a exposiçao Titanic, que já percorrera diversas cidades.

Em 2015, a ementa da última refeição servida a bordo do navio Titanic foi a leilão. 

Sem comentários:

Enviar um comentário