O livro saiu este ano, quando Portugal assume a quarta presidência da União Europeia. No Palácio da Cova da Moura funciona a Direcção-Geral de Assuntos Europeus do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal.
A sede do MNE é no Palácio das Necessidades, sobre o qual já existe um bonito livro da autoria do Embaixador Manuel de Côrte-Real. (também é possível fazer uma visita virtual ao Palácio das Necessidades), daí esta obra sobre o Palácio da Cova da Moura, parte do conjunto dos dois palácios, onde funcionam os principais serviços daquele ministério fazer falta...fica-se à espera de uma brochura sobre a sede do Instituto Camões no Palacete Seixas, na Avenida da Liberdade, junto ao Marquês de Pombal.
Em 1935, o palácio foi comprado pelo Ministério da Guerra e, em 1961, instalou-se ali o Ministério da Defesa Nacional, o qual procedeu a obras de adaptação. Nesse mesmo ano, o então ministro da Defesa, general Botelho Moniz, tentou organizar um golpe de estado para derrubar Salazar. Em 1974, a Junta de Salvação Nacional funcionava naquele palácio, onde foi tirada a icónica fotografia junto à lareira de azulejos, antes Sala de Jantar da Família Ulrich. Apresenta também fotografias antigas cedidas por familiares da família Ulrich.
Sem comentários:
Enviar um comentário