Se tivesse conseguido ir a Lisboa no dia 11, teria os dois aniversários dos meus netos neste fim de semana, como foi o ano passado. Infelizmente, neste periodo de confinamento, não foi possível e fiquei em casa com o avô.
O avô decidiu comprar umas rosas para dar um ar festivo à casa...
Fiz o meu bolo de chocolate para a ocasião. A minha neta provou esta receita a primeira vez em abril passado e gostou tanto, que andava sempre a pedir "xiculate". Só no Natal voltei a dar-lhe um pouco. A mãe dela também provou pela primeira vez a mesma receita na Turquia, quando fez 2 anos.
A minha filha aos 3 anos na Turquia
Bolo de Chocolate da Avó Teresa
125g de manteiga, 1 chocolate para culinária de 200g (mais 100g para a cobertura), 250g de açúcar, 100g de farinha, 1 colher de chá de baking powder, 6 ovos.
Derrete-se a manteiga e o chocolate em banho-maria. Mexe-se bem as gemas com o açúcar. Batem-se as claras em castelo. Junta-se o chocolate à mistura com as gemas, adiciona-se a farinha com o fermento e por último as claras em castelo.
Coze numa forma forrada de papel vegetal e untada com manteiga e polvilhada com farinha. Não se deixa cozer demasiado para ficar húmido por dentro.
Depois de frio cobre-se com 100g de chocolate de tablete derretido com uma colher de chá de manteiga e leite (em banho-maria). Mexe-se sempre até obter a consistência desejada, deitando mais leite se for necessário.
Apagámos, há pouco, o bolo das velas numa reunião Zoom com a família. A aniversariante estava preocupada por ter interrompido o novo video da Bela Adormecida. Com as novas tecnologias, não é nada que a avó não possa remediar, daqui à distância...
A minha neta descobriu o prazer dos vídeos no confinamento. A mãe também adorava. O bolo de anos da Bela e o Monstro ficou muito bonito. Só é pena que a festa de anos tenha ficado reduzida a um pequeno almoço e tenhamos cantado os parabéns com a restante família via Zoom. Espero que tenha gostado do "encontro" com os amigos da escola também pelo mesmo meio...
Muitos parabéns, Bia!!!
Beijinhos e saudades
Nota: este post tem um vídeo. Para poder visualizá-lo no telemóvel, veja a VERSÃO da WEB
Sem comentários:
Enviar um comentário