Em 1860, pouco antes de se tornar Presidente dos EUA, Lincoln recebeu uma carta de uma menina de 11 anos, Grace Bedell, de Westfield, Nova Iorque. A jovem afirmava que o seu pai e os quatro irmãos eram fervorosos adeptos da sua eleição e deu-lhe a sugestão de deixar crescer a barba, pois ficaria muito melhor, porque tinha uma cara muito magra. Além disso, dizia na carta, as senhoras gostam de barbas e se ele as deixasse crescer as casadas iriam pedir aos maridos para votarem nele. Ela, por sua vez, também tentaria influenciar as pessoas que conhecia.
Lincoln respondeu à carta e disse que nunca tinha usado barba e esse era um pedido estranho, que não podia prometer, mas um mês depois deixou crescer a barba e quando foi eleito e se dirigia a Washington D.C de comboio, no dia 16 de fevereiro de 1861, parou em Westfield para agradecer à população e pediu para conhecer Grace Bedell.
Para comemorar este acontecimento existe em Westfield uma estátua de Lincoln e Grace Bedell.
Ontem, comemorou-se nos Estados Unidos o Dia dos Presidentes. Gostei muito de ouvir o Presidente Biden a discursar, prova que, finalmente, após 4 anos, a América está a mudar...
Sem comentários:
Enviar um comentário