A minha Lista de blogues

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Receitas da Madrinha Ema


Bifes de atum

A minha Madrinha Ema (prima da minha mãe) era o epítome de receber bem em casa. As suas festas ainda são lembradas pela família e as suas receitas muito apreciadas. A última vez que a vi foi na Madeira, quando fui dar aulas pela primeira vez, no ano letivo 1980-81. Ela morava perto da casa dos primos onde fiquei a morar, pois a minha residência era já em Lisboa, desde 1976. Aos fins de semana almoçava com ela e apesar de não utilizar a grande casa de jantar só para nós  duas, esmerava-se na ementa. Ajudavam-na um casal de empregados que viviam na casa e que tinham um filho, mas na cozinha ela é que comandava. 

Descobri que a melhor maneira de dar uma receita é enviar o link do meu blog, que faz uma tradução, que dá para perceber bem, por isso aqui vai a receita de Bifes de Atum da Madrinha Ema para o almoço de hoje.

Bifes de Atum

Corta-se o atum em bifes grossos e põe-se a sangrar com um pouco de leite ( hoje vou usar congelados).


Cozem com um pouco de sal. Depois de frio, faz-se um escabeche com alho, pimenta, oregãos, louro e vinagre (se o vinagre for muito forte "destempera-se" com água). Passadas umas horas passam-se os bifes por farinha e fritam-se em azeite.

À parte faz-se um molho com bastante cebola às rodelas, que se louram em azeite. Junta-se uma colher de calda de tomate (ou Ketchup), azeitonas picadas, pimento, molho inglês (worcester sauce), uma colher de chá de cognac e um pouco de vinho Madeira. Depois do molho pronto junta-se o atum e dá-se uma fervura. Coloca-se na travessa de servir que se guarnece com ovos picados, pepinos de conserva cortados e salsa picada.(foi dificil, mas já comprei salsa e coentros) .

Bom apetite!!!!




1 comentário: