A minha Lista de blogues

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Palácios e palacetes em Bratislava


Um dos meus passatempos tem sido fotografar os belos edificios de Bratislava e descobrir a sua história. No passado fim de semana, fui à descoberta do palácio Pálffy. Achei que a minha aplicação no telemóvel para dar direções não estava a funcionar bem e, só depois, descobri que há quatro palácios em Bratislava com o mesmo nome:

 O Palácio na Praça Hviezdoslav é  hoje em dia uma Academia de Belas Artes

O Palácio na rua Ventúrska (1747) tem um portal que reflete a carreira militar do conde Pálffy, um general do exército da Imperatriz Maria Teresa

O Palácio na rua Panská




O Palácio na rua Zámocká, construído no século XVII, durante a reconstrução do Castelo de Bratislava, foi parcialmente demolido, no início do século XX. Só resta parte do pavilhão de verão.


Das duas portas só esta é que é original.




Os jardins do palácio eram de uma grandeza e beleza excecionais, considerados dos mais bonitos do Reino da Hungria. Abriram ao público em 1801, mas foram destruídos como o resto do edifício e o que ficou é, hoje em dia, um centro cultural para exposições e concertos.






Achei interessante a história do brasão Pálffy, uma família húngara, cujos membros ocuparam lugares proeminentes na monarquia Habsburgo.
Como se pode ver, o escudo é um veado por cima de uma roda. Diz a lenda, que membros da família seguiam de carruagem numa floresta, quando, no meio da neblina, um veado surgiu e bateu contra a roda, quebrando-a e morrendo. Decidiram esperar pelo amanhecer para seguir viagem, depois da roda ser consertada. Ao clarear do outro dia, repararam então, com surpresa e angústia, que estavam no cimo de uma ravina e se o veado não os tivesse interceptado teriam perdido a vida. Assim, a figura do veado ocupa o lugar central no brasão.

Os Pálffy eram os herdeiros do Castelo de Bratislava, daí a sua grande importância na cidade. Na Catedral de São Martinho, por baixo do altar principal, encontra-se a cripta dessa família.


Tenho tanto para descobrir...







Os primeiros três palácios ficam a menos de 5 minutos de distância um do outro. Só o último é um pouco mais distante (15 minutos a pé).

Sem comentários:

Enviar um comentário