A minha Lista de blogues

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Dia da Indonésia


Hoje a Indonésia celebrou o 71º ano da sua independência (1945) com uma exposição de artefactos, música, dança e uma mostra de fatos de noivos de diversas regiões daquele país insular, formado por mais de 17.000 ilhas. A festa realizou-se num hotel da capital.




Há dois anos fui a uma passagem de modelos com tecidos batik indonésios e gostei muito. A embaixadora depois enviou-nos um livro muito bonito: La Diplomacia del Batik: De Tradición a una Opción de Moda Chic.

.

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

2016 Global Peace Index







Rank / Country/ Score

1 Iceland 1.192 
2 Denmark 1.246 
3 Austria 1.278
 4 New Zealand 1.287
 5 Portugal 1.356 
6 Czech Republic 1.360
7 Switzerland 1.370
8 Canada 1.388 
9 Japan 1.395 
10 Slovenia



terça-feira, 27 de setembro de 2016

Foundation Day





Today the embassy of South Korea commemorated this national day in a hotel in Caracas.











South Korea, the home of Samsung, the world's leading smartphone and TV maker, LG and Hyunday-Kia, was named the world's most innovative country.




In 2005, it started the world's first mobile TV broadcast with 97% of cellphones already having Internet access.







Debate entre Hillary Clinton e Donald Trump

Ontem assisti pela CNN ao debate entre os dois candidatos à eleição americana para o cargo de presidente.


Foi moderado por Lester Holt e durou 90 minutos divididos por seis segmentos de quinze minutos cada. Os candidatos apresentaram-se de cores "trocadas". Hillary Clinton vestida de vermelho, a cor republicana e Donal Trump de gravata azul.


No primeiro momento, Donald Trump deixou passar a sua mensagem de empreiteiro de sucesso, que conseguiria criar novos empregos na América; porém, foi depois completamente ultrapassado por Hillary Clinton, uma ex-senadora e ex secretária de estado (correspondente a ministra dos Negócios Estrangeiros) de Obama, que antes de desempenhar aqueles cargos era já uma advogada de sucesso.

Para mim os debates televisivos são os melhores programas. Lembro-me com saudade dos debates quando vivi nos EUA, durante mais de cinco anos. Há um "não sei quê de especial" na política americana, que contribui para que as pessoas se sintam importantes e que votar faz diferença.

Ainda me lembro do email que recebi da equipa de Obama, quando foi eleito. 

Cartagena vestida de branco

Acordo de paz em Cartagena

Hoje, todas as televisões e outros meios de comunicação referem o acordo histórico de paz entre a Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (FARC), cujas negociações duram há 4 anos para pôr fim a uma guerra civil, que dura há 50 anos em algumas regiões daquele país.

Regozijo-me que seja feita a paz; porém não sei se os milhares de famílias que tiveram alguém assassinado ou prisioneiro pelo citado grupo terrorista podem sentir o mesmo. 





Uma das pessoas mais interessantes que conheci aqui, A. P. teve o seu marido no cativeiro durante sete anos. Não sabia se estava vivo ou morto. Num almoço, que tivemos as duas, contou-me emocionada as suas experiências e falou-me igualmente do livro do marido, feito a partir de uma entrevista, quando foi libertado em 2008.





Tive também o prazer de conhecer o marido, pessoa muito simpática, além de muito educado. Sem dúvida que essa vivência a fez ser a mulher mais forte e determinada, que é hoje em dia. Regressou ao seu país no mesmo ano que a conheci. Mas, nestes últimos dias, tenho pensado muito nela. Será que o seu coração tão grande é capaz de perdoar? 



Independentemente da minha solidariedade com esta amiga, espero que os colombianos encontrem a paz que tanto merecem.


domingo, 25 de setembro de 2016

Tulips in a pot


In Lisbon I always have tulips in the house when it is their season .

Park Avenue, NYC




Tulips remind me of spring in NYC, mainly in Park Avenue where they bloom every spring.





Washington DC

In Washington DC, in the Netherlands Carillon, there is also in the spring time, a grand showing of tulips. They express the gratitude of the Dutch people for American aid received during and after World War II. 




Some people think that tulips are native to Holland. Actually, tulips come from Central Asia and Turkey and were first introduced in Holland in the 16th Century where they became widely popular.

Today Tulips are cultivated in Holland in great numbers and in huge fields and Dutch bulbs are exported all around the world .











I bought some bulbs in Amsterdam in July and kept them in a cold room. I planted them in a pot yesterday. I hope they bloom in March…








This pretty flower arrangement with tulips was sent to me by a guest who had dinner in my house in S. Dartmouth, MA.



sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Festa da Arábia Saudita

Amavelmente, até tive prendas de postais, pins, tâmaras...

 Belo bosque iluminado dentro da imensa área da residência da embaixada.


Com um membro da embaixada saudita, o qual muito simpaticamente pousou para esta fotografia. Falámos um pouco em espanhol, até porque não pude praticar árabe, que não sei a não ser as topônimos portugueses com raiz naquela língua, como Algarve, Albufeira...


quinta-feira, 22 de setembro de 2016

MNAA enriquece o seu acervo





Dado o sucesso da campanha de crowdfunding "Vamos pôr o Sequeira no lugar", que angariou muito mais que os 600 mil euros necessários para a compra da obra de Domingos Sequeira, foi possível agora, com parte do valor excedente, comprar o Retrato de D. João V e a Batalha do Cabo Matapão (1717), pintado por Giorgio Domenico Duprà (1689-1770), um importante retratista do seu tempo, que não estava ainda representado na coleção do MNAA.

http://www.dn.pt/artes/interior/retrato-de-d-joao-v-sera-mostrado-em-janeiro-apos-restauro-5402210.html


A obra, adquirida no Brasil por cem mil euros, foi apresentada hoje pela primeira vez no MNAA pelo diretor, António Filipe Pimentel, que anunciou o seu restauro imediato e exibição pública para a primavera de 2017.

Fico muito contente com estas noticias que enriquecem o nosso património, assim como a também recente novidade que o Palácio da Ajuda vai finalmente ser acabado.


quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Dia Nacional do México


Hoje comemorou-se em Caracas o Dia Nacional do México, que celebra a indepêndencia de Espanha a 16 de setembro de 1810.

Um dia para recordar as cores e sabores daquele país

CDMX

Teotihuacan Pyramids

Taxco

Cuernavaca

Art in Mexico


Cidade do México 2015

terça-feira, 20 de setembro de 2016

O Vestido Azul


Há pouco menos de um mês a minha filha contou-me uma história, que me comoveu.

Estava no norte, onde a família do marido passa férias. Quando foi arranjar-se para ir a um encontro, onde estariam muitos familiares e conhecidos, a avó do marido, que sempre teve muito carinho por ela, disse-lhe que gostava de saber qual o vestido que a minha filha ia usar. Foram ao roupeiro e a avó esperava encontrar um vestido azul, que a minha filha usara pouco tempo antes e gostara muito. Achava que devia usá-lo. Tinha de vestir-se bem e assim manter a tradição. 


Achei um mimo esta conversa, pois a Senhora já tinha 93 anos. Aliás, a minha filha confessou-me: quando vai ao norte de férias está sempre bem disposta, pois toda a família fá-la sentir –se muito bem. E eu, que estou longe, fico feliz por isso.

Conheci a Senhora há um ano e era daquelas pessoas de quem gostávamos à primeira vista e por ser a mãe da minha filha também teve muitas palavras simpáticas para comigo.



Hoje, infelizmente a Senhora Dona Maria da Glória deixou os filhos, netos e bisnetos. Lutava contra uma doença grave, há um ano e a grande ambição era poder ir ao casamento do neto com a minha filha. 



Não era uma celebridade. Portanto, não vai ser mencionada em jornais ou televisões. Porém, a sua partida não passará despercebida e será muito sentida por todos os seus familiares e pessoas amigas. 

Vou tentar que a minha filha use sempre o VESTIDO AZUL.



segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Primeira Edição do Prémio Paula Rego



Margarida Salvador foi a concorrente vencedora da primeira edição do Prémio Paula Rego, que foi anunciado hoje na Casa das Histórias, em Cascais. O objectivo foi premiar o seu talento ao contar uma história através do desenho. Margarida Salvador contou "uma história que se passou num Natal quando tinha à volta de oito anos.Lembro-me que os meus familiares todos se reuniram e me deram um presente. Quando abri tinha um soutien. Não tinha peitinhos e senti-me de uma forma muito estranha" disse a vencedora, em declarações à RTP.

De acordo com a Faculdade de Belas-Artes de Lisboa (FBAUL), organizadora do prémio em conjunto com a Câmara Municipal de Cascais e a Fundação D. Luís I, o prémio consiste na aquisição da obra vencedora no valor de mil euros. Passará então a integrar a coleção privada de Paula Rego, uma das mais reconhecidas pintoras portuguesas a nível internacional.

A FBAUL foi escolhida por Paula Rego, porque a mãe da pintora estudou ali e também porque um prémio que a artista conquistou na Slade School of Fine Arts, em Londres, em 1954, constituiu um grande incentivo para a sua carreira internacional.

Nesta noticia, gostei também de ouvir o filho da pintora. Tenho pena não estar ainda disponível na net o desenho vencedor, que me pareceu interessante.

Charmian Carr (1942–2016)



A atriz que fez o papel da filha mais velha dos Von Trapp (Liesl) no filme "The Sound of Music" (Música no Coração) morreu ontem aos 73 anos.


Ainda me lembro como gostava de brincar a imitá-la (sem ainda saber inglès) a cantar "I am sixteen going on seventeen".

Um grande filme que marcou a minha adolescência.


A "verdadeira" Liesl (Agathe Von Trapp), a filha mais velha da família austríaca que inspirou o filme, morreu em 2010 aos 97 anos.

The Sound of Music - 50th anniversary

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Auto retrato de Dürer no MNAA até 28 de setembro




A exposição do auto retrato do artista alemão Albrecht Dürer (1471-1528), cedido temporariamente pelo Museu do Prado em Madrid ao Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) em Lisboa, será prolongada até 28 de setembro.

A pintura encontra-se em Lisboa desde maio, em troca pela cedência do tríptico "Tentações de Santo Antão", da coleção daquele museu, para a grande exposição dedicada a Hieronymus Bosch (1450-1516 ) no Prado, que também foi prolongada até 25 de setembro. 




Em julho visitei o MNAA e pude apreciar a obra, assim como o S. Jerónimo do mesmo pintor, que pertence à coleção portuguesa.


É sempre um prazer voltar ao MNAA...



"Melancolia" de Dürer


Os antúrios




Ontem o canteiro dos antúrios, plantado no ano passado e onde existia um amontoado de pequenos arbustos velhos sem graça, foi todo remexido e colocada terra nova e dez novas plantas da mesma espécie, que gosto muito. Inesperadamente, tinham começado a morrer e já havia seis pés secos. (não sei se os pássaros tiveram influência. Vejo-os muitas vezes por ali e as folhas e flores apareciam tombadas e picadas).

É preciso ter muita paciência para os homens que tratam do jardim, pois habitualmente acusam-se entre si, quando alguma planta desaparece. Um diz que foi por falta de água e o outro diz que foi porque foram afogadas com demasiada água... ou o contrário... Por isso o jardim, que não é muito grande, está dividido em duas partes e cada um cuida do seu lado... Este "bom ambiente jardineiro" tem feito, que eu tenha investigado sobre plantas para ser uma espécie de "jardineira-chefe"...

Tenho muito orgulho nas mudanças que fiz no jardim e da maneira como tudo floresce tão rápido devido a este clima excelente, mas estou com saudades do tempo frio e usar agasalhos...até quando ficarei nos trópicos? 

terça-feira, 13 de setembro de 2016

O Tratado de Alcanizes foi assinado há 719 anos





O Tratado de Alcanizes foi assinado por Dom Dinis, Rei de Portugal, e Dom Fernando IV, rei de Castela e Leão, a 12 de Setembro de 1297, na povoação fronteiriça que lhe deu o nome, próxima de Miranda do Douro. A versão portuguesa deste importante documento encontra-se guardada nos Arquivos da Torre do Tombo, em Lisboa.

D. Dinis
D. Fernando IV










Com este Tratado restabelecia-se a paz, fixando-se os limites fronteiriços entre os dois reinos. As fronteiras portuguesas, desde os finais do século XIII, mantiveram-se praticamente até hoje e serão das mais antigas do mundo.

Implicou também dois casamentos reais, nomeadamente entre D. Fernando IV e D. Constança, filha de D. Dinis e o do seu filho, o futuro rei português D. Afonso IV com D. Beatriz, irmã do rei castelhano. Consagrava-se dessa maneira uma aliança familiar entre os dois monarcas e respetivos reinos, como era costume naquela época. 


http://historia-geografia-portugal.wikispaces.com/D.+Dinis
https://es.wikipedia.org/wiki/Fernando_IV_de_Castilla

domingo, 11 de setembro de 2016

15 anos depois do 11 de setembro de 2001

15 anos após os trágicos acontecimentos de 11 de setembro de 2001, lembro-me bem onde estava e o que fazia nesse dia, pois as nossas vidas foram alteradas para sempre, não só nos Estados Unidos da América, como também no mundo em geral. Das cerca de 3000 pessoas mortas, durante os ataques terroristas em Nova Iorque, Washington e Pensilvana, 372 eram estrangeiros de mais de 90 países diferentes, incluindo 5 de nacionalidade portuguesa.



Era uma 3ª feira. Inesperadamente e por precaução, a escola dos meus filhos estava encerrada por dois dias, devido a uma qualquer deficiência nas instalações, poucas semanas após o início das aulas. 


Eu estava portanto em casa (S. Dartmouth- MA) com os meus filhos e apesar de ainda ser cedo eles estavam a ver um vídeo. Recebi um telefonema preocupado de uma prima em Portugal, que tinha acabado de ver a primeiras imagens pela CNN e queria saber o que se passava. Imediatamente, mudámos para as notícias, ainda a segunda torre não tinha sido atacada. Informei o meu marido, que estava a trabalhar…



Seguiram-se semanas de muita emoção e solidariedade entre os americanos e de apoio da esmagadora maioria dos países. O presidente George W. Bush, que tinha tomado posse nesse ano, mudou a direção da sua política externa. Segui de perto os debates e recordo-me que antes de ser eleito e na campanha eleitoral defendia princípios isolacionistas e uma menor presença de tropas americanas no estrangeiro. E foi criticado por isso…



Dez anos após estes acontecimentos, estava a dar aulas em Lisboa. Recordo-me de ter organizado uma vitrina com recortes de jornais e revistas, para chamar a atenção sobre a data aos meus jovens alunos. Escrevi então um dos primeiros artigos deste blog: Dez anos depois do 11 de setembro. A propósito, sublinhe-se que Portugal foi o primeiro país no mundo a erigir um monumento em Memória das Vítimas do 11 de Setembro de 2001. 

Hoje estive a ler sobre algumas histórias das fotografias, que se tornaram icónicas deste trágico acontecimento:





sábado, 10 de setembro de 2016

As riquezas do Bom Jesus






O navio português "Bom Jesus" naufragou há 500 anos ao largo da costa da Namíbia. Julga-se que tentava passar o temido Cabo da Boa Esperança, a caminho da Índia. 

Os seus restos foram descobertos por mineiros da Namíbia, quando esvaziavam uma lagoa num deserto à procura de diamantes. Havia moedas de ouro avaliadas, hoje em dia, em cerca de 11,5 milhões de euros entre as riquezas que o “Bom Jesus” carregava. Foram ainda reveladas diversas peças em estanho, cobre e marfim, canhões de bronze, lingotes de cobre, instrumentos de navegação, como um astrolábio, talheres, utensílios de cozinha em cobre, (como um bule, provavelmente pertencente ao capitão do navio D. Francisco de Noronha), espadas, mosquetes e cinco âncoras naquele navio afundado em 1533. 

As moedas e todos aqueles artefactos de valor cultural e científico inestimável, encontrados em 2008, não foram ainda reclamados pelo estado português. Segundo o testemunho de um arqueólogo uma moeda em ouro, com o mesmo cunho das que se encontram guardadas no banco da Namíbia foi leiloada na Alemanha por 78 mil dólares.


Gostei muito deste programa do 6ª às 9 da RTP. Boa pesquisa. Espero que sirva de alerta para as autoridades portuguesas.

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Havemos de ir a Arouca...

Não cantava Amália " Havemos de ir a Viana"?


Se o meu sangue não me engana
Como engana a fantasia
Havemos de ir a Viana
Ó meu amor de algum dia
Ó meu amor de algum dia
Havemos de ir a Viana
Se o meu sangue não me engana
Havemos de ir a Viana



Hoje, pela primeira vez desde que aqui estou, vi o noticiário da RTP Internacional com noticias agradáveis e não ouvi falar de desgraças, bem pelo contrário, deram conta dos prémios, chamados "Óscares" (tinha que ser...) que Portugal ganhou no turismo. 

http://www.portal.ecclesia.pt/cv/sobre-os-passadicos-do-rio-paiva/

Mais tarde, ao falar com a minha filha e o seu marido, fiquei muito satisfeita por ter recebido o convite  para me levarem a Arouca em janeiro, quando for ao norte passar uns dias na casa de férias da família do meu genro. Gostaria de poder passear nos Passadiços, os quais ganharam o prémio de melhor projeto europeu em 2016. Na reportagem da TV mostraram os Passadiços do rio Paiva, os quais foram, infelizmente, tocados pelo fogo recentemente, mas já estão em reconstrução.



Em 2010, quando fui ao Porto com o meu marido, resolvemos fazer um desvio para visitar o Mosteiro de Arouca. Lembro-me do belo interior da igreja com talha dourada e de uma pintura rara da última ceia, em que Jesus e os Apóstolos estão sentados à volta de uma mesa redonda. Espero voltar a visitar o Mosteiro e conhecer melhor a zona, incluindo os restaurantes, que o meu genro gosta sempre de ir. Parece que a carne de Arouca é especial...

Uma boa maneira de passar o tempo aqui é planear a próxima saída... e assim uma pequena brincadeira, pelagiando a cantiga que a Amália cantava: 

"Havemos de ir a Arouca
Se o meu sangue não me engana
Como engana a fantasia
Havemos de ir a Arouca
Ó meu amor de algum dia
Ó meu amor de algum dia
Havemos de ir a Arouca
Se o meu sangue não me engana
Havemos de ir a Arouca..."


World Travel Awards 2016

It is with great pleasure that we can see Portugal winning deservedly many awards in the 23rd World Travel Awards:


Europe's Leading Airline to Africa 2016
Tap Air Portugal

Europe's Leading Airline to South America 2016 

Tap Air Portugal 

Europe's Leading All-Inclusive Resort 2016
Pestana Porto Santo All Inclusive & Spa Beach Resort, Portugal 





Alvor,The Algarve

Europe's Leading Beach Destination 2016
The Algarve, Portugal

Europe's Leading Beach Resort 2016
Hotel Quinta do Lago, Portugal



Europe's Leading Boutique Hotel 2016
Vila Joya, Portugal

Europe's Leading Boutique Resort 2016
Choupana Hills Resort & Spa, Portugal*
*Unfortunately this hotel was destroyed by the recent fires in Madeira Island 

Europe's Most Romantic Resort 2016
Monte Santo Resort, Portugal


Uva Restaurant at The Vine


Europe's Leading Island Hotel & Spa 2016
The Vine Hotel, Portugal

Europe's Leading Cruise Destination 2016
Lisbon, Portugal


Europe's Leading Cruise Port 2016
Porto de Lisboa, Portugal

Europe's Leading River Cruise Company 2016
DouroAzul

Europe's Leading Tourist Board 2016
Turismo de Portugal

Europe's Leading Tourism Development Project 2016
Passadiços do Paiva (Arouca UNESCO Global Geopark)


Funchal, 1/1/2016


Europe's Leading Island Destination 2016
Madeira Islands

Portugal :

Portugal's Leading Boutique Hotel
Terra Nostra Garden Hotel

Portugal's Leading Business Hotel
EPIC SANA Lisboa Hotel

Portugal's Leading Conference Hotel
Sheraton Porto Hotel & Spa

Portugal's Leading Design Hotel
Altis Belém Hotel & Spa

Portugal's Leading Family Resort
Hotel Quinta do Lago

Portugal's Leading Green Hotel
Quinta do Lorde Resort, Hotel & Marina



Simply THE BEST
http://relvateresa.blogspot.com/2016/02/o-famoso-cha-das-cinco-no-reids.html


Portugal's Leading Hotel
Belmond Reid's Palace, Funchal, Madeira Island

Portugal's Leading Hotel Residences
Troia Design Hotel, a Blue and Green Hotel

Portugal's Leading Hotel Suite
Roof Garden Suite @ Conrad Algarve

Portugal's Leading Resort
Hilton Vilamoura As Cascatas Golf Resort & Spa

Portugal's Leading Serviced Apartments
Altis Suites

Portugal's Leading Spa Resort
Convento do Espinheiro, a Luxury Collection Hotel & Spa, Evora

Portugal's Leading Villa Resort
Dunas Douradas Beach Club