A minha Lista de blogues

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

2 semanas da minha abelhinha

 A  "Bee" faz 2 semanas


A minha neta faz hoje 2 semanas e a minha filha, que não sabe estar parada, decidiu experimentar uma sobremesa, que o marido gosta muito. A sericaia estava deliciosa.  Atrevo-me até a dizer que foi a melhor que provei. Não tínhamos era os pratos de barro...


 A receita foi do livro de receitas da Maria de Lurdes Modesto.






terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Fim de semana em Coimbra
















No Ibn Arrik




Há muitos anos que não visitava Coimbra. Foi bom regressar. Ficamos num hotel muito acolhedor, ao qual tenciono voltar nas próximas estadias. Abriu em Julho do ano passado depois de uma grande remodelação em que uniram duas casas antigas. Chama-se Ibn Arrik e fica perto da universidade e dos museus.

                                                              A universidade de Coimbra




A Universidade foi fundada pelo rei D. Dinis em 1290, tendo alternado entre Coimbra e Lisboa. Estabeleceu-se definitivamente em Coimbra, em 1537, por ordem de D. João III.










A Porta Férrea foi construída no século XVIII. A insignia da Universidade representa a Sapiência ou Minerva, deusa da sabedoria. A sua figura surge no empedrado do passeio, antecedendo o portão, que no cimo tem representada a mesma  deusa grega.


À estrutura, que se vê do exterior, corresponde outra no interior. A única diferença está nas estátuas alegóricas. No exterior o rei D. Dinis e as faculdades de Medicina e Leis; e no interior o rei D. João III e as faculdades de Teologia e Cânones.

A porta dá acesso ao Paço das Escolas erguido no final do século X e habitado por D. Afonso Henriques, que dele fez o primeiro paço real de Portugal e onde nasceram muitos reis da primeira dinastia.


   

Aí pode-se admirar o belíssimo Portal Manuelino da Capela de S. Miguel;




O magnífico órgão da capela de S. Miguel







Também no mesmo parque amplo situa-se a Biblioteca Joanina, o mais rico edifício civil em talha dourada em Portugal e uma das mais deslumbrantes bibliotecas do mundo, quer pela sua riqueza decorativa quer pelo seu acervo bibliográfico composto por cerca de 60 mil volumes dos séculos XVI a XVIII, os quais podem ser ainda consultados, hoje em dia.


A Via Latina foi erguida no século XVIII, durante a reforma pombalina. 





A Torre é um exemplar raro nas universidades da Europa. Aloja os sinos, que regulavam o ritual universitário.



Sala dos Capelos

O seu nome deriva de uma peça usada pelos professores doutorados nas cerimónias, uma capa chamada capelo. Enquanto o edifício funcionou como palácio real ficava ali a sala do trono. Como elemento decorativo encontramos os retratos dos 31 Reis de Portugal, de D. Afonso Henriques a D. Manuel II.



Sala do Exame Público

Este espaço era ocupado pelo quarto do rei no tempo do palácio real. Foi reformado para os alunos prestarem provas orais.




Em termos decorativos gostei muito dos azulejos- um florão e o mocho, símbolo da sabedoria.

Acima do friso de azulejos encontramos os retratos de reitores da universidade.
















Museu Machado de Castro


Uma das mais bonitas esculturas, que conheço, da Nossa Senhora da Conceição

Cavaleiro Medieval. Mestre Pero. Século XIV (escultura reproduzida em quase todos os livros de História de Portugal)

Sé Velha


Mosteiro de Santa Cruz


Foi iniciado em 1131 com o apoio de D. Afonso Henriques


Túmulo de D. Afonso Henriques, o fundador de Portugal, há quase nove séculos.



Enfim... tudo isto é Coimbra...que continua, como sempre, a ter encanto.




quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

FESTA...




No domingo passado celebrou-se a festa do 1º aniversário do meu neto. Estiveram presentes todos os familiares portugueses próximos e amigos do pai- alguns com crianças e outros ainda solteiros. Foi uma festa muito bonita sobre o tema do livro "A lagartinha muito comilona", como o meu neto que tem excelente apetite e gosta de tudo.








Foi pena, mas infelizmente o piano ainda não estava arranjado e afinado. Um amigo do meu filho (muito bom pianista) poderia ter tocado e animado ainda mais toda a gente (Aliás, no fundo o problema era apenas afinação. Nada no mecanismo estava mal. Havia um lápis caído bloqueando teclas. A propósito, dois dias depois quando o técnico/afinador veio, disse ser relativamente comum esse tipo de incidentes com pianos e até já encontrara no Conservatório um telemóvel desligado, que se julgava perdido e um canivete na Gulbenkian...) 




As decorações e o bolo de aniversário foram feitas pela minha nora. Não lhe conhecia esse talento, mas saiu-se muito bem...





Muitos convidados foram conhecer a minha neta, que tinha nascido na quarta-feira anterior e estava resguardada no meu quarto a comer e a dormir- parece-me que temos outra lagartinha comilona...


Ontem, deu o primeiro passeio no jardim do miradouro junto ao Palácio das Necessidades, enquanto o avô foi a uma reunião.







Como entretanto se fez tarde, resolvemos ir almoçar um bife muito ao gosto da avó, que  desde criança, quando veio a Lisboa, ficou fã do "bife dentro da sopa"...


Quando os meus filhos eram bebés não iam a restaurantes, porque eu não gostava que estivessem expostos a barulho, mas isso mudou. Hoje em dia os bebés vão a todo o lado com os pais ...










Amanhã e durante o fim de semana vou a Coimbra. Espero lembrar-me que não é bom para a minha coluna e braços pegar no meu neto ao colo, devido à minha coluna e ele já está bem pesado. No entanto, não resisto à tentação de o pegar...



Estive a plantar na entrada do prédio onde moro umas flores para marcar os dias de festa. Entretanto gosto de acordar e ver umas plantas na minha varanda...




quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Um dia muito emocionante



A minha filha com 1 dia (1987)


O dia de hoje foi muito emocionante. Fui à maternidade conhecer a minha neta, que nasceu ontem.
Tive uma agradável surpresa ao vê-la vestida com o cueiro feito por mim para a minha filha e usado também por ela no primeiro dia. Esta é uma cumplicidade, que só existe entre mãe e filha. Fico muito satisfeita por ela seguir certas tradições.
A minha filha estava com um ar cansado, depois de um parto muito longo, mas o seu olhar era de felicidade. A minha neta é muito parecida com ela.






As flores que o avô mandou entregar na maternidade para a minha filha estão na minha casa, porque nos hospitais públicos não se pode ter flores no quarto e ele não sabia.




Há algumas vantagens de nascer na Maternidade pública. O bébé vai para casa com todas as vacinas. Hoje soube que há a possibilidade de tratar lá dos papeis de registo civil da criança. 

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

"jogo americano" da Roménia


Comprei em Bucareste, na estrada Francesa, perto de Lipscani este jogo americano para 6 pessoas. Não traz guardanapos, mas  tenho uma toalha de linho da Estónia com guardanapos, que ficam muito bem neste conjunto. Como tenho um "portador" no próximo fim de semana, aproveitei para lhe pedir que me traga mais dois para as cabeceiras, quando abrir a mesa. Para mais do que oito pessoas prefiro usar toalha.

sábado, 10 de fevereiro de 2018

Madalenas de Paris





Hoje estreei a minha forma de Madalenas que comprei em Rouen.



A receita dá para 36 Madalenas




Madalenas de Paris

Farinha, açúcar e manteiga de cada 200g
4 ovos
Raspa de casca de meio limão
1 pitada de sal
1 colher de chá de fermento.

Derrete-se a manteiga, junta-se o açúcar até ficar cremoso e adicionam-se todos os ingredientes menos as claras, que devem ser batidas em castelo.
Unta-se a forma e coloca-se uma colher de sopa de massa em cada cavidade.
Leva-se ao lume pré aquecido a 180 graus. Depois baixa-se a temperatura para 150. A cozedura é rápida e o gosto excelente.
Bom apetite!!!

PS: Antes de comprar esta forma fazia a receita em formas individuais. Em Caracas eram um sucesso no bridge... (tenho saudades desses encontros )