A minha Lista de blogues

segunda-feira, 30 de março de 2020

The English Game


The English Game é uma série, de seis episódios, da Netflix, sobre o início do futebol profissional em Inglaterra e combina factos reais com acontecimentos fictícios. Julian Fellowes é conhecido pela série Downton Abbey que acabou com um filme e também por Gosford Park. Este ano vamos também poder ver a adaptação do romance Belgravia de sua autoria. Gostei muito e já comecei a ver outra série da Netflix: Bodyguard.


Boa maneira de passar o tempo...

sexta-feira, 27 de março de 2020

Dia do Teatro. Estreia de " Olga Drummond " na RTP


A RTP assinalou o Dia Mundial do Teatro com a estreia do filme Olga Drummond de Diogo Infante.


Uma homenagem a todos os atores nacionais. Excelente!!!

"A notícia de que Olga Drummond está para chegar à Casa dos Actores provoca uma grande agitação entre residentes e funcionários. A chegada de Olga, considerada a maior atriz portuguesa de todos os tempos, inspira memórias de afectos, admiração e, também, de algum ressentimento. Mas quando um jantar é preparado em sua honra, todos anseiam vê-la. Olga, no entanto, parece alheada de tudo, a idade e uma doença degenerativa tiraram-lhe o brilho e a luz de outros tempos. Até que o som das palmas a trazem de volta"

terça-feira, 24 de março de 2020

Pequena Participação de Maria von Trapp

Quando estive em Salzburgo soube que a verdadeira Maria von Trapp, cuja vida serviu de argumento ao filme "Música no Coração", aparecia muito brevemente numa imagem. Hoje consegui descobrir e fotografar:



É quando Julie Andrews canta a caminho da casa da família von Trapp. Ao passar um arco, a verdadeira Maria Von Trapp e duas filhas atravessam o ecrã...

Se não soubesse onde não teria descoberto.

domingo, 22 de março de 2020

Foi há 38 anos...




Apesar da crise e da distância, recebi à porta este bonito ramo de rosas (entregues a uma distância de 1 metro).

Parabéns, marido!!!
Muito obrigada. Adorei.

sábado, 21 de março de 2020

quarta-feira, 18 de março de 2020

Cancelamentos e memórias

Hoje soube que o meu voo de regresso a Bucareste, no dia 18 de abril foi cancelado, assim como a viagem à Arménia (Yerevan) no final desse mês.


Deu-me um nervoso miudinho, dos que não me deixam estar parada e a primeira coisa que fiz foi arear os meus tinteiros turcos em cobre. Por acaso estavam bem precisados.



Ao fazer esse trabalho lembrei-me da visita do Presidente Mário Soares a Istambul e ao Grande Bazar, em 1992. Vi um tinteiro antigo e entrei para perguntar o preço, mas o homem do antiquário estava tão nervoso com o nosso Presidente nas proximidades e toda a segurança, que nem me respondeu. Não é que o Presidente entrou na loja, interessado num ícone que comprou e eu fotografei para a posteridade...

Depois de ver as fotografias dessa visita fui à net ver se haveria alguma referência à visita do Presidente e descobri um video no Bazar e no passeio pelo Bósforo, oferecido pelo então Presidente da Turquia, Turgut Ozal, que também aparece brevemente nas imagens (este Presidente Turco morreu em 1993, quando eu ainda estava na Turquia)


À mesa com a diplomata turca (primeira à direita),  a quem o Presidente explicava algo em português no video. 


Com os intervalos para ver fotografias, não acabei as limpezas, como sempre acontece...

Mas deu para acalmar, apesar de ter sido decretado o estado de emergência e ter de arranjar mais coisas para me distrair...







Felizmente a encomenda de uma banqueta, feita com um tapete de Arraiolos  foi entregue antes destas últimas noticias, para conforto da minha filha.


terça-feira, 17 de março de 2020

Semana com família reunida


Desde a semana passada já tanta coisa aconteceu...Passei o meu aniversário com a família. De manhã, preparei um brunch para a família de Lisboa e depois segui para a casa do meu filho e nora, onde com o meu marido passei uma noite com eles e os netos.



Cada vez gosto mais de passear a pé no campo: é tão bonito e relaxante. No dia seguinte, rumámos todos de regresso à capital para passarmos uns dias todos juntos. Com as creches fechadas, há que ter imaginação para entreter as crianças.  O avô foi o primeiro a ter de partir e hoje foram os netos de Coimbra e os pais...























Apesar da situação atual devido à pandemia, foi uma excelente semana em família.



Se havia dúvidas...

alguém  aprendeu com a crise...


in The New Yorker

quarta-feira, 11 de março de 2020

O meu neto e o caracol




As fotografias e a lengalenga foram retiradas do sítio da creche:

"Diana, olha ali um caracol! Vamos cantar para ele!!!


O caracol estava a chorar
Queria o sol para brincar
Estava a chover, não pôde sair
Foi para casa e pôs-se a dormir.

Ao outro dia, ao acordar
Pôs os corninhos logo no ar
Foi p’rá janela e viu o sol…

Já pode brincar o Sr. Caracol!
Já pode brincar o Sr. Caracol"


Até logo....

segunda-feira, 9 de março de 2020

Origem da expressão "sem eira nem beira"


Uma casa com Eira, Beira e Tribeira.



beira era o prolongamento do telhado para proteger as pessoas no balcão.

A tribeira era a terceira camada de telhas (de cima para baixo).

Antigamente quem tinha as três fileiras de telhas eram os mais ricos, os que tinham duas seriam a classe média e os mais pobres só tinham uma; daí vem a expressão "sem eira nem beira". Assim, até as telhas davam para ver o estatuto social do dono da casa...

sem eira nem beira- pessoa com poucos recursos económicos, pobre, sem bens

9 de março: Mucenici e a tradição romena


 9 de março é uma data importante na tradição romena. Marca o início do ano agrícola e a passagem do frio do inverno para os dias mais quentes da primavera.

A Igreja Ortodoxa celebra os 40 Santos Mártires (Mucenici): 40 soldados romanos mortos por serem cristãos na cidade de Sevastia, na Arménia.

O Dia é celebrado com rituais, que têm de facto as suas origens mais antigas na tradição pagã, que se misturaram com a cristã. A celebração em honra do deus romano Baco também parece estar na sua origem. Uma das tradições é fazer uma sobremesa em forma de 8, também chamada Mucenici. Contudo, o hábito mais famoso que perdura, sobretudo entre os homens, é o ritual da bebida, pois devem beber 40 copos de vinho, um por cada santo. O espírito dos mortos desce à terra, uma ocasião para celebrar com os que já partiram.

No campo acendem-se fogueiras e bate-se no chão com paus para afastar o frio. Muitas tradições perderam-se ao longo dos anos, exceto o pretexto para se beber muito neste dia.