A minha Lista de blogues

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Solidariedade


Ao chegar a casa, o meu neto procurou cartolinas para fazer a bandeira da Ucrânia.


E depois quis escrever NÃO QUEREMOS GUERRA

Fico muito orgulhosa.

Passeio a pé em Bratislava

Ontem, fomos dar um passeio a pé para deixarmos um pouco de ver televisão, que só me deixa nervosa e muito triste com as notícias da guerra na Ucrânia. 


A primeira vez que entrámos na Igreja da Santíssima Trindade (1727) em estilo barroco, pois, quando por ali passamos, está fechada. 

A casa onde nasceu Hummel

O meu post sobre Hummel foi dos primeiros, quando cheguei a Bratislava, o ano passado, porém a casa-museu só a visitei ontem.  Visitam-se apenas dois quartos, mas achei interessante. Os bilhetes são comprados na loja de CDs, que dá diretamente para a rua, pois hoje em dia a casa está num pátio comum com a loja.

Hummel casou com a filha de um burguês de Bratislava, Margareta Sommer e viveu nesta casa, onde nasceu o seu filho, Johann Nepomuk, em 1778.







Johann Nepomuk Hummel (1778-1837) é uma das mais notáveis personalidades nascidas em Bratislava (Pressburg). Viveu numa altura em que a cultura musical da cidade alcançava o seu apogeu.

O pai, Johann Hummel, era já uma figura de prestígio no ambiente musical  como maestro de orquestra primeiro em Bratislava e depois em Viena.

Assim, orientou o filho no estudo da música e Hummel seguiu os seus sonhos de criança não só em Bratislava, mas também noutros centros culturais europeus, tornando-se um músico completo: pianista, maestro, compositor e pedagogo.


Desenho do compositor pelo filho Karl             Apontamentos sobre um concerto escrito por Hummel

Hummel conheceu as grandes personalidades da vida musical da época, aprendendo com Mozart e Haydn. Era amigo de Beethoven, tocou com Paganini e era muito respeitado por Liszt, Schumann e Chopin.

Bratislava era um importante centro político e económico do Reino da Hungria, com uma posição privilegiada na rota comercial do rio Danúbio. Na segunda metade do século XVIII, tornou-se também um grande centro cultural, onde as cerimónias de coroação dos reis da Hungria na Catedral de S. Martinho ocorriam, assim como assembleias do parlamento, frequentadas por uma elite, a qual oferecia nos seus palácios concertos pelas próprias orquestras residentes. Foi assim que grandes compositores como Haydn, Mozart, Beethoven, Salieri e outros encontravam nas famílias nobres dos Esterházy, Grassalkovich, Erdody em Pressburg (Bratislava) uma cidade propícia e desejosa de entretenimento, como concertos, ocasiões propícias também para a apresentação  de novas obras.



Hummel sucedeu a Haydn como mestre de capela em Eisenstadt (1804-1811) e foi maestro nas cortes de Stuttgart e Weimar, onde apresentava as suas obras e as de grandes músicos.

Gostei muita desta visita, pois fiquei a conhecer melhor este grande compositor e também mais alguns aspetos da cidade, onde nasceu e onde vivo agora: Bratislava

No final da visita ainda comprámos mais uns CDs de Hummel.


No centro fomos a um supermercado gourmet para comprar salsa, que é dificil encontrar nos outros supermercados, mas decidimos adiar o «grão de bico com bacalhau» para outra ocasião e almoçámos fora.

Fomos então ao Stefanka, um restaurante antigo, aberto em 1904, que tem o nome da viúva do Príncipe Rudolfo, portanto o da nora da Sissi. Gostei muito sobretudo do patê da entrada e da sobremesa.


sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Um abraço à Ucrânia...


 Visitei a Ucrânia em setembro do ano passado. 

Inaceitável o que se está a passar: o horror de uma guerra injustificada... 


   Eu  Ucrânia


Kiev 2021
O meu filho em Kiev em 2016



Concerto de abertura da 24.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra

O concerto, intitulado "As Voltas do Tempo", vai realizar-se no dia 1 de março, pelas 21h30, no Teatro Académico de Gil Vicente.

A Orquestra Académica da Universidade de Coimbra (OAUC) nasceu em 2016 fruto da parceria entre a Tuna Académica e a Reitoria da Universidade de Coimbra, com o desejo de criar um espaço de interpretação de música clássica e erudita. A Orquestra é uma iniciativa amadora, dirigida à comunidade académica da UC e a outras instituições de Ensino Superior de Coimbra. Sob a direção dos maestros André Granjo e Leandro Alves, a OAUC irá apresentar obras de compositores portugueses, como Joly Braga Santos ou Frederico de Freitas.

Gostaria muito de assistir, pois a minha nora vai integrar o elenco de músicos da orquestra.

Nascida no seio de uma família de músicos (avós, pai, mãe e irmãos) ficou muito feliz por poder tocar em conjunto, o que não acontecia desde os seus anos na Universidade de St Andrews, onde conheceu o meu filho e tocava no quarteto da faculdade


No casamento da minha filha, para a entrada da noiva com o pai ouvimos The Last Dance, adaptado pela minha nora, que transcreveu a música da série da BBC Emma, que tanto ela como a minha filha apreciam tanto. Foi um momento muito bonito.



quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Exercício é preciso



Para quem não gosta de ginásios nem PTs em casa, a internet (YouTube) proporciona diversos tipos de exercícios e dança.
O próximo passo é ter persistência e cumprir o programa. 


Só na Venezuela é que gostava dos exercícios que a Adriana fazia comigo em casa e eram uma mistura de ioga, dança e pilates...




Namaste!


Poema de Annette Wynne

 LEAP YEAR

Little month of February,
You are small, but worthy—very!
Will you grow up like the others,
Like your sister months and brothers?
Every four years with a bound
With a leap up from the ground,
Trying to grow tall as they—
All you stretch is one small day!
Even then you're not so tall
But just the shortest month of all.





Pouco se sabe da vida de Annette Wynne, que escreveu poesia para crianças. Uma das suas obras mais conhecidas Treasure Things foi publicada em 1922.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

RIP Gary Brooker


Quem não se lembra...?

Política internacional...uma opinião

........



https://www.publico.pt/2022/02/22/opiniao/opiniao/guerra-suspensa-conflito-permanece-1996370

 E ainda...




22022022

 A data de hoje é um palíndromo

22022022

e um ambigrama

A Cidade Fortificada de Bergamo, Itália

 




Bergamo é uma cidade na região da Lombardia, no norte de Itália. É formada por duas partes: a Cidade  Alta (centro histórico fortificado) e a Cidade Baixa (a parte moderna).

A Città Alta é pequena e podemos conhecê-la a pé. Ficámos instalados no centro da cidade velha, junto à Piazza Vecchia.
Um dos primeiros passeios que demos foi andar ao longo da fortificação veneziana que percorre toda a parte antiga da cidade. A sua construção começou em 1561 e fazia parte de um sistema de defesa para proteger os territórios da República de Veneza de Milão, que se tinha tornado uma provincia espanhola.
Há quatro portas de entrada. A mais longe do centro é a principal via de chegada e chama-se Porta de Sant´Agostino.







A Porta de San Giacomo é a mais impressionante (1593). No cimo o leão de S. Marco, símbolo de Veneza.






Logo à entrada o palácio Medolago Albani













Porta Sant'Alessandro



Porta San Lorenzo

Existem dois sistemas de elevadores (funicular) que nos levam da Cidade Baixa à Cidade Alta e desta até ao monte de S. Virgilio.

Funicular S. Virgilio



Monte e Castelo de S. Virgilio


Funicular Cidade Alta

Na Piazza Vecchia é onde se encontra uma maior concentração de monumentos históricos:

Palazzo della Ragione

Campanone e Palazzo del Podestà

Batistério

Capela Colleoni

Igreja de Santa Maria Maior

Catedral

Palácio Novo (biblioteca)




No centro da praça há um fontanário, que está a ser restaurado
 (Fontana Contarini)




Bergamo é uma cidade ótima para relaxar e andar a pé...




Na cidadela encontrei, no domingo, um mercado 
de antiguidades muito bom





Para quem gosta de ir a restaurantes a escolha é grande...








Provei os pratos tipicos: Polenta com um molho de cogumelos e a famosa sobremesa polenta e osei (não leva polenta, mas sim marzipan) Gostei muito...



Para quem é apreciador de museus de arte, pode visitar em Bergamo (fora da fortificação) a Academia Carrara.

Tenho a certeza que uma visita atenta à bela Basílica de Santa Maria Maior, irá deixar-vos embevecidos.




 Os leões suportam os dois pilares da entrada






E para terminar um pouco de música de Donizetti (1797-1848), um compositor nascido em Bergamo.