Thomas Lawrence. Retrato de Jorge IV de Inglaterra
Gostei muito da minha última viagem a Roma, cujo plano era sobretudo dedicado a Rafael. Todavia, tive surpresas muito agradáveis, entre as quais encontrar este retrato de 1816, do Príncipe Regente, futuro Rei Jorge IV de Inglaterra (1762-1830) no Museu do Vaticano - estudei história de Inglaterra e há pouco tempo vi uma série excelente da BBC Príncipe Regente.
O pintor, Sir Thomas Lawrence (1769-1830) é considerado o herdeiro e sucessor de Joshua Reynolds como pintor da corte e um dos mais famosos pintores ingleses de retratos do século XIX.
Foi provavelmente oferecido por Jorge IV ao Papa Pio VII, quando se tornou Rei (1820) num clima de cooperação estabelecido entre o Reino Unido e a Santa Sé.
É realmente um retrato histórico com um Jorge IV em grande pose, com magníficos trajes reais e ostentando duas das mais importantes Ordens de Cavalaria: a Ordem da Jarreteira (Order of the Garter) na perna esquerda e a Ordem do Tosão de Ouro (instituída em Bruges por Filipe o Bom, Duque de Borgonha, para celebrar o seu casamento com Isabel de Portugal, filha de D. João I).
Interessante ainda observar (pena a foto ter ficado muito escura), que está de pé junto de uma mesa oferecida pelo Rei de França, Luís XVIII, sobre a qual está a coroa e uma carta do próprio Papa Pio VII.
Realmente a arte em Roma nunca deixa de nos surpreender...
Museu do Vaticano