|
David Saint-Jacques, de volta a terra firme |
O astronauta canadiano David Saint-Jacques juntamente com os restantes membros da sua tripulação: a engenheira de voo norte-americana Anne McClain e o comandante russo Oleg Kononenko regressaram à Terra na segunda-feira. Aterraram no Cazaquistão e, amanhã, é esperada uma conferência de imprensa nos EUA, em Houston. A tripulação da Expedição 59 esteve a bordo da Estação Espacial Internacional durante 204 dias. Durante esse tempo, o astronauta canadiano fez uma "caminhada" no espaço para uma atualização de baterias externas da estação.
David Saint-Jacques detém agora o recorde para o mais longo voo espacial efetuado por um canadiano.
Desde que o meu filho era criança que gosto de seguir as notícias do espaço. Ele queria ser astronauta (antes do primeiro voo de Lisboa para Ancara, via Frankfurt). Antes disso, queria ser padeiro e obrigatoriamente ter um Mercedes. Para os seus 35 anos ainda tive uma conversa com um simpático senhor do stand dessa marca de automóveis em Lisboa, para saber se era viável esse presente, mas mesmo o modelo mais barato, já usado, era muito mais caro do que um novo de outra marca, que faz tudo igualzinho: levá-lo de casa ao trabalho... e foi essa a solução encontrada. E ele ficou satisfeito e está feliz, apesar de também não ter concretizado as outras duas opções...
Quando os filhos são crianças é quase uma obsessão todos os adultos perguntarem: "O que queres ser quando fores grande?"
|
" Veterans Affairs Canada" in FB Embaixada do Canadá em Portugal |
No dia 6 de Junho de 1944, milhares de soldados Aliados, dos quais 14.000 eram canadianos, tomaram de assalto as praias da Normandia. Há 75 anos, 359 desses soldados deram a vida pela libertação da Europa.
Gosto de quase tudo do
Canadá: a beleza do país e o movimento artistico do
"Grupo dos Sete", que retratou esse encanto. A melhor amiga da minha mãe foi viver para o Canadá e hoje a minha irmã, eu e as filhas da sua amiga, mantemos contacto. Já as visitei no Canadá e elas vieram a Portugal. São muitos os madeirenses que emigraram para o Canadá.
Devo, no entanto, dizer que fiquei espantada e algo escandalizada, quando o PM canadiano, Justin Trudeau, fez uma visita à India, o ano passado, com a família e resolveram usar roupas tipicamente indianas, em várias ocasiões. Em vez de passarem uma imagem de respeito por aquela cultura pareceu-me a mim estarem no gozo... Já imaginaram a Chanceler alemã Merkel vir a Portugal e vestir-se de "viloa" da Madeira?
Hoje, celebrou-se em Bucareste o Dia do Canadá, cuja data oficial é 1 de julho.
Depois dos discursos (as noticias, que mencionei sobre o astronauta e o desembarque na Normandia não foram referidas. O Embaixador apresentou um relatório de atividades Canadá-Roménia) fui ao
buffet. Na mesa das sobremesas, gostei de ver o pormenor da folha de ácer, símbolo do Canadá.
Aliás, desde o convite, (já
o ano passado foi muito original) há uma preocupação com a personalização da festa...
Encontrámos um oficial canadiano, que teceu muitos elogios a um coronel português, que foi seu comandante numa missão da NATO em Craiova, na Roménia. Também disse que esteve em Lisboa e Porto, há pouco tempo e que Portugal é o seu país predilecto. Não ouvi bem a nacionalidade de um senhor que estava na mesma mesa de apoio, mas ficou completamente esquecido, depois de termos dito que éramos de Portugal...
Muitas felicitações pelo Dia do Canadá!