A minha Lista de blogues

sexta-feira, 28 de junho de 2019

O que é a Mandrágora?



Li recentemente um post de um professor de química, que fez um trabalho de investigação sobre plantas medicinais e referiu-se ao mito da mandrágora e a sua influência cultural, ao longo dos séculos (obrigada, Pedro).


Ernest Board (1877-1934). Dioscórides descrevendo a mandrágora (1909)


A mandrágora é uma planta, cuja história está profundamente ligada à magia, desde há muitos séculos. Já era cultivada pelos antigos Gregos e Egípcios, sendo também referida na Biblia (episódio de Lia, Raquel e Jacob).
Os vários mitos relacionados com esta planta, devem-se provavelmente ao facto de possuir uma raiz principal bifurcada, bastante ramificada, assemelhando-se, muitas vezes, à forma humana.  A raiz da mandrágora era considerada calmante e analgésica, mas podia ser tóxica, quando usada em grande quantidade.Também era conhecida pelo seu poder afrodisíaco e de curar a esterilidade.Tinha uma particularidade: ao ser arrancada da terra dava um grito tão agudo capaz de deixar alguém surdo. 
O livro e filme de Harry Potter A Casa dos Segredos tornaram-na mais conhecida, fazendo reviver mitos antigos.


William Shakespeare (1564-1616), fez referência às mandrágoras na sua peça Romeu e Julieta: "Gritavam como mandrágoras arrancadas da terra que levavam à loucura os mortais que as ouvissem" e julga-se que Julieta tomou uma poção de mandrágora para simular a sua morte.






O autor de O príncipe, Nicolau Maquiavel (1469-1527), também escreveu a peça A Mandrágora,  uma sátira à corrupção da sociedade italiana da época.













Raiz , flor e fruto da mandrágora




samba para o fim de semana


quinta-feira, 27 de junho de 2019

Dia do Canadá

David Saint-Jacques, de volta a terra firme 

O astronauta canadiano David Saint-Jacques juntamente com os restantes membros da sua tripulação: a engenheira de voo norte-americana Anne McClain e o comandante russo Oleg Kononenko regressaram à Terra na segunda-feira. Aterraram no Cazaquistão e, amanhã, é esperada uma conferência de imprensa nos EUA, em Houston. A tripulação da Expedição 59 esteve a bordo da Estação Espacial Internacional durante 204 dias. Durante esse tempo, o astronauta canadiano fez uma "caminhada" no espaço para uma atualização de baterias externas da estação.

David Saint-Jacques detém agora o recorde para o mais longo voo espacial efetuado por um canadiano.

Desde que o meu filho era criança que gosto de seguir as notícias do espaço. Ele queria ser astronauta (antes do primeiro voo de Lisboa para Ancara, via Frankfurt). Antes disso, queria ser padeiro e obrigatoriamente ter um Mercedes. Para os seus 35 anos ainda tive uma conversa com um simpático senhor do stand dessa marca de automóveis em Lisboa, para saber se era viável esse presente, mas mesmo o modelo mais barato, já usado, era muito mais caro do que um novo de outra marca, que faz tudo igualzinho: levá-lo de casa ao trabalho... e foi essa a solução encontrada. E ele ficou satisfeito e está feliz, apesar de também não ter concretizado as outras duas opções...
Quando os filhos são crianças é quase uma obsessão todos os adultos perguntarem: "O que queres ser quando fores grande?" 

" Veterans Affairs Canada" in FB Embaixada do Canadá em Portugal 

No dia 6 de Junho de 1944, milhares de soldados Aliados, dos quais 14.000 eram canadianos, tomaram de assalto as praias da Normandia. Há 75 anos, 359 desses soldados deram a vida pela libertação da Europa. 

Gosto de quase tudo do Canadá: a beleza do país e o movimento artistico do "Grupo dos Sete", que retratou esse encanto. A melhor amiga da minha mãe foi viver para o Canadá e hoje a minha irmã, eu e as filhas da sua amiga, mantemos contacto. Já as visitei no Canadá e elas vieram a Portugal. São muitos os madeirenses que emigraram para o Canadá.


Devo, no entanto, dizer que fiquei espantada e algo escandalizada, quando o PM canadiano, Justin Trudeau, fez uma visita à India, o ano passado, com a família e resolveram usar roupas tipicamente indianas, em várias ocasiões. Em vez de passarem uma imagem de respeito por aquela cultura pareceu-me a mim estarem no gozo... Já imaginaram a Chanceler alemã Merkel vir a Portugal e vestir-se de "viloa" da Madeira?

Hoje, celebrou-se em Bucareste o Dia do Canadá, cuja data  oficial é 1 de julho.
Depois dos discursos (as noticias, que mencionei sobre o astronauta e o desembarque na Normandia não foram referidas. O Embaixador apresentou um relatório de atividades Canadá-Roménia) fui ao buffet. Na mesa das sobremesas, gostei de ver o pormenor da folha de ácer, símbolo do Canadá.

Aliás, desde o convite, (já o ano passado foi muito original) há uma preocupação com a personalização da festa...

Encontrámos um oficial canadiano, que teceu muitos elogios a um coronel português, que foi seu comandante numa missão da NATO em Craiova, na Roménia. Também disse que esteve em Lisboa e Porto, há pouco tempo e que Portugal é o seu país predilecto. Não ouvi bem a nacionalidade de um senhor que estava na mesma mesa de apoio, mas ficou completamente esquecido, depois de termos dito que éramos de Portugal...












Muitas felicitações pelo Dia do Canadá!












Rolo de Carne da Teresa



As crianças costumam gostar muito de rolo de carne, porque é fácil de mastigar. A minha mãe fazia-o com pão, mas eu resolvi substituí-lo por aveia...

1/2 chávena de chá de aveia
1 chávena de chá de uma mistura de água a ferver e leite.
1 ovo inteiro
1 cebola picada
1 dente de alho esmagado e cortado
  salsa picada
1 colher de chá rasa de oregãos secos( opcional)
750g de carne de vaca picada
750g de carne de porco picada
Sal e pimenta q.b.

Deita-se numa taça a aveia e junta-se a água com o leite. Mexe-se até ficar com a consistência de  papas de aveia. Adiciona-se o ovo inteiro, a cebola, a salsa e a carne. É mais fácil usar as mãos, para ficar bem misturado.

Coloca-se a carne no meio de um retângulo de película aderente de cozinha e vamos enrolando e pressionando, sem nunca tocar na carne com as mãos. Coloca-se o rolo num pirex untado de manteiga e desenrola-se a película. Rega-se o rolo com azeite e põem-se por cima umas nozinhas de manteiga. 

Vai ao forno durante cerca de 1 hora (primeiro com folha de aluminio e depois sem). No meio da cozedura, raspa-se a gordura que fica no fundo e junta-se um pouco de água. Com uma colher grande vamos deitando esse molho por cima da carne. Devemos deixar a descansar no forno, já desligado, por mais uns 30m.

Hoje vou servir com cogumelos fritos com cebola e legumes (brócolos e couve-flor) e enfeitar  com chutney de mango, mas na altura dos cranberries, sirvo com molho de cranberry e maçã. Também gosto com molho de tomate.

Faço sempre uma grande quantidade, mesmo só para o meu marido e para mim, porque é bom frio, com uma salada e congela bem...



Bom apetite!!!


Obrigada, Daniela. Está muito bom!
Multumesc, Daniela! Este foarte buna!

terça-feira, 25 de junho de 2019

Dia da Croácia


Ilha de Vis, na Croácia ( foto da net)

Quem é que não gostaria de passar uma semana de férias relaxante com a família nesta paradisíaca ilha, no mar Adriático?



A minha filha gostou muito de visitar a Croácia, quando ainda era estudante e tem avisado que não podemos perder, agora que moramos perto.




A minha filha em Zagreb e Hvar.





Realmente a viagem de avião  de Bucareste até Zagreb é menos de 2 horas e daí até Liubliana mais ou menos o mesmo tempo de comboio...

Hoje comemorou-se o Dia da Croácia num hotel da capital, que fica perto do Palácio do Parlamento ou Casa do Povo, como era chamado antes. O edifício estava previsto ser o ministério do desporto e da juventude, mas após o derrube do comunismo, foi remodelado para se tornar neste hotel.

Foi a primeira vez que fui a um dia nacional deste país, pois o ano passado tinha um jantar num local afastado, que não permitia que fosse aos dois eventos.

Pena que o embaixador e a mulher, um casal de diplomatas muito simpático de Bucareste estejam de partida no final desta semana. 























A embaixatriz foi a primeira pessoa que me desejou as boas vindas com o seu sorriso contagiante e convidou-me a ser membro do Spohom. Desejo-lhes uma ótima estadia em Dublin.



















A parte protocolar decorreu com o discurso do embaixador, que fez referência ao jogador de futebol croata Luka Modrić e acabou com a leitura de um texto. A ministra da justiça, Ana Birchall, foi a convidada de honra romena e não se esqueceu de mencionar as belas férias, que passou com a família em Split.
O ambiente mais descontraído, no final, permitiu que tirássemos muitas fotos.











Feliz  Dia Nacional da Croácia e as maiores felicidades aos anfitriões nas futuras funções!









segunda-feira, 24 de junho de 2019

Dia da Estónia







A Estónia é um país Báltico. A sua capital é Talin. 








Hoje celebrou-se em Bucareste o seu Dia Nacional com um brunch num hotel da cidade.

  Grupo de senhoras convidadas

Estive em Talin há seis anos e gostei muito.






À saída da festa, ofereceram a todos os convidados, um produto nacional: alho preto. Além de ser um bom anti oxidante, misturado com chocolate negro, como serviram na receção, é muito agradável.












Não conhecia este produto.









Quando estive em Tallin comprei uma bonita toalha de linho, com guardanapos, para mesa aberta para 14 pessoas e uma écharpe feita à mão...



Feliz Dia da Estónia!!

Às 18.00h celebra-se outro Dia Nacional, o da Ordem de Malta...


domingo, 23 de junho de 2019

Madeira 1419-2019 (600 anos)


 Madeira Central de Toby Ward

Ao ajudar uma amiga a planificar uma viagem à Madeira, lembrei-me que este ano comemora-se os 600 anos da sua descoberta pelos exploradores portugueses João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira.


"Passamos a grande Ilha da Madeira,
Que do muito arvoredo assim se chama;
Das que nós povoamos a primeira,
Mais célebre por nome do que por fama.
Mas nem por ser do mundo a derradeira,
Se lhe avantajam quantas vénus ama;
Antes, sendo esta sua, se esquecera,
De Cypro, Guido, Paphos e Cythera."


"Os Lusiadas", Luís Vaz de Camões



e o Foto album da viagem à Madeira, para a passagem de ano 2015-2016. Foram umas ótimas férias em família, assim como as de Canaima, na Venezuela  e as da Roménia, o ano passado.























 


A Vista Alegre lançou três peças de porcelana dedicadas aos 600 anos da Madeira: uma caixa Regaleira grande, um prato e uma jarra. Todas as peças inspiram-se nas cores e no listado das saias tradicionais das floristas, e no bordado Madeira.