A minha Lista de blogues

quarta-feira, 31 de março de 2021

Páscoa Feliz

Para os cristãos a Páscoa simboliza a Ressureição de Cristo, contudo houve evolução em muitas tradições que não têm relevância religiosa como os ovos, simbolizando o renascer à semelhança da Primavera.

Sempre decorei a casa com ovos por esta altura e já tenho uma pequena coleção, que começou nos EUA, uma tradição importada por imigrantes alemães.

Ovos de diversas proveniências...

Ovos de ganso pintados á mão, tipicos do artesanato romeno


Ovos pintados à mão comprados em Salzburgo


Este ano ofereceram-nos estes belíssimos ovos que parecem um trabalho antigo em bordado filé. São para comer e chamam-se perničky (biscoitos de mel). Até faz pena comê-los.



Há uns anos, em Portugal, encomendei umas broas em forma de ovo para decorar a mesa de Páscoa, por cima de cada guardanapo,  mas a loja fechou e nunca mais vi algo parecido.

Os famosos ovos Fabergé eram encomendados para serem oferecidos nesta época. São uma preciosidade hoje em dia- Os Três Ovos Fabergé da Rainha de Inglaterra.

Feliz Páscoa!

domingo, 28 de março de 2021

Pub Quiz 12

 Tema: Musicais

https://open.spotify.com/playlist/0pV4fR5P5Q7qUT6bRDzxBE?si=rUwPi9mkRrWMyt8VeYXzDg&nd=1

Soluções:

1. Les Miserables
2. The Music Man
3. Oklahoma
4. Wicked
5. Hamilton
6. Jesus Christ Superstar
7. The Sound of Music
8. The Rocky Horror Show
9. The Producers
10. Cats

Tema: arquitetos e arquitetura



1- Quais os símbolos da arquitetura em comum com os da maçonaria?

2- Qual é a mais antiga obra escrita sobre arquitetura?

3- Qual o arquiteto americano autor do projeto do museu Guggenheim em Nova Iorque?

4- Como se chama o conhecido arquiteto brasileiro que foi convidado por Juscelino Kubitschek para projetar os prédios públicos da nova capital do Brasil, nomeadamente a catedral de Brasília?

5- Qual é o prémio mais famoso e prestigiado da arquitetura, considerado equivalente ao Nobel ?

6- Qual foi o arquiteto português que recebeu em 2013 o prémio Sir Geoffrey Allan Jellicoe?

7- Conhecido arquiteto finlandês, cujos projetos incluem também mobiliário e peças em vidro

8- Qual o arquiteto do edifício Franjinhas construido em Lisboa nos anos 60?

9- Qual foi o arquiteto responsável pelo Pavilhão de Portugal na Expo 98?

10- Qual foi o arquiteto responsável pelo projeto Casa das Histórias de Paula Rego em Cascais?

 Soluções:

1- O compasso, o esquadro, que significam precisão. A maçonaria (deriva do termo maçon-pedreiro) utiliza ainda um G ao centro que signiica geometria.

2- A obra de Vitrúvio (Marcos Vitrúvio Polião) De architectura do início do século I a.C. Está dividida em dez volumes, cada qual abordando um aspeto específico da arquitetura. Uma construção passa a ser chamada de arquitetura quando, além de ser firme e bem estruturada, possuir uma função e for, principalmente, bela.

3- Frank Lloyd  Wright

4- Oscar Niemeyer

5-  O prémio Pritzker, criado em 1979 pela Fundação Hyatt, gerida pela família Pritzker.

6- Gonçalo Ribeiro Telles. (Sir Geoffrey Allan Jellicoe 1900 -1996) foi um arquiteto paisagista, cujos principais interesses eram a arquitetura paisagista e o planeamento de jardins)

7- Alvar Aalto (1898-1976)

8- Nuno Teotónio Pereira (1922-2016)

9- Álvaro Siza Vieira

10- Eduardo Souto de Moura


Tema: História da Medicina




Ernest Board (1877-1934).William Harvey Demonstrating His Theory of Circulation of Blood before Charles I 

1. Qual foi a primeira vacina desenvolvida na história? Qual o nome do criador?

2. A doutrina humoral segundo Hipócrates era constituída por quantos elementos? Como se chamavam?

3. No período greco-romano, o mais ilustre da história da medicina antiga, atingiu o seu apogeu com o aparecimento de um homem cujas ideias dominaram a medicina durante 1200 anos. É o médico mais célebre da Antiguidade, a par de Hipócrates. Qual o seu nome?

4. Um dos cientistas e investigadores mais ilustres da medicina, a quem é atribuída a Teoria Microbiana, tem como formação de base a Química. Quem é?

5. Outro fundador da bacteriologia moderna de grande importância foi o alemão Robert Koch, que desenvolveu novos métodos de uso de culturas sólidas para o crescimento de bactérias. Ele fez grandes descobertas e identificou os microrganismos de 3 doenças importantes. Quais foram?

6. O cirurgião inglês, cuja prática de cirurgia “esterile” – para esterilizar material cirurgia e feridas - foi essencial para reduzir o número de infeções pós-operatórias e tornar intervenções cirúrgicas mais seguras. Qual o seu nome?

7. Hipócrates é considerado como o “Pai da Medicina”. Quem é considerado o “Pai da Medicina Moderna”?

8. O Professor Egas Moniz ganhou o Nobel da Fisiologia/Medicina em 1949 (partilhado com o fisiologista suíço Walter Rudolf Heiss). É inventor do procedimento neurocirúrgico lobotomia, no entanto é mais célebre pela criação e avanço de que método de diagnóstico?

9. O bioquímico e cientista escocês John James Macleod partilhou o Nobel de 1923 com outro colega Canadiano por ter codescoberto e isolado a insulina. Este médico continua a ser o vencedor Nobel mais novo de sempre na área de Fisiologia/Medicina. Qual o seu nome?

10. Prescrito na Grécia antiga para ajudar a equilibrar os humores do corpo, que parasitas foram frequentemente prescritos na Europa durante a Idade Média até ao século XIX?

Soluções:

1. Varíola; Edward Jenner (o Pai da imunologia)

2. 4; Sangue, Fleuma ou Pituita, Bíblis amarela e Bílis negra ou atrabílis

3. Claúdio Galeno (131-205 d. C.)

4. Louis Pasteur (1822.1895) – ficou interessado no estudo de microrganismos após análise de várias reações químicas; desenvolveu o processo conhecido como pasteurização (de forma a eliminar micróbios do leite); e o seu trabalho levou à criação das primeiras vacinas contra a raiva e antrax

5. Antrax, Tuberculose e Cólera

6. Joseph Lister (1827-1912)

7. William Osler (1849-1919) – médico Canadiano (um dos 4 fundadores do Hospital John Hopkins), criou o primeiro “residency” (internato) e levava os alunos da sala de aula para o hospital para treino (acreditava na prática vs. teoria)

8. Arteriografia / angiografia cerebral, em 1927

9. Sir Frederick Banting (1891-1941) em 1927

9. Sir Frederick Banting (1891-1941)

10. Sanguessugas

  

Sábado: Passeio e golo não validado contra a Sérvia




A Ponte Nova vista da Ponte Velha

No passeio a pé deste sábado atravessámos o Danúbio pela Ponte Nova (embora seja de 1972), a qual é muito conhecida pela estrutura no seu cimo que se parece com um OVNI e tem um restaurante panorâmico. É uma ponte assimétrica, suspensa por cabos.


Do outro lado do Danúbio há um parque paralelo ao rio. Chama-se parque Janko Kráľ, o nome de um notável poeta romântico eslovaco e dos primeiros a escrever na língua eslovaca.

Nota-se que os relvados estão começando a ficar verdes assim como algumas árvores. No entanto ainda não há flores, nem na rotunda, onde está a estátua de Janko Kráľ com muitas roseiras à sua volta. 


Ao longe vimos o que faz lembrar o monumento a Walter Scott em Edimburgo (de perto é muito mais pequeno. Achei estranho não haver qualquer referência escrita- nem em eslovaco). Trata-se do cimo de uma torre gótica de uma igreja franciscana, do início do século XV, que caiu durante o terramoto de 1897 e depois foi colocada no parque (o que aprendemos na net...quando temos a sorte de encontrar referências em inglês).




Regressámos pela Ponte Velha, onde não circulam carros, só elétricos, ciclistas e peões. Belas vistas da Ponte Nova, Catedral de S. Martinho e Castelo de Bratislava. Esta ponte foi inaugurada em 1890 pelo Imperador Francisco José e assim se chamou por alguns anos. Depois de ser reconstruída devido à explosão provocada pelos alemães em retirada, em 1945, chegou a charmar-se Ponte do Exército Vermelho. Em 2016, reabriu pintada de verde depois de ter sido desmantelada e reconstruída. Esta "nova" ponte é afinal a "Velha", onde existiu a primeira ponte sobre o Danúbio. 













A Ponte Nova vista da Ponte Velha


A Ponte Velha vista da Ponte Nova


A Ponte Apollo vista da Ponte Velha. É muito popular pela sua forma e cor. É a mais recente-abriu em 2015 ( Há 5 pontes sobre o Danúbio em Bratislava)


Perto da ponte encontrámos o palacete Adam Jurenák, com uma placa a indicar que Brahms tocou ali, o qual me tinha passado completamente despercebido, quando escrevi o post sobre música: Bratislava musical e andando por Bratislava.




No porto ainda vimos a antiga publicidade dos barcos que fazem o percurso entre Bratislava e Viena e que funcionavam de abril a outubro. Para quando a reabertura? Só com atestado de vacinas? ou exame negativo? Tristes tempos...

A noite de ontem não acabou da melhor maneira com um golo de Cristiano Ronaldo não validado, apesar da bola ter entrado meio metro dentro da baliza. As desculpas do árbitro holandês a Fernando Santos não resolveram o problema, pois a seleção portuguesa acabou por empatar contra a da Sérvia. O comportamento de Ronaldo foi desnecessário ao atirar para o chão a braçadeira de capitão, mas desculpável num momento de grande frustração em que vê a bola entrar, o golo não ser validado e ter levado cartão amarelo.O jogador caiu em si e apressou-se a escrever que ser capitão é um grande orgulho. 


sábado, 27 de março de 2021

Março: o mês dos aniversários

 

Não há outro mês que conheça tantas pessoas a festejar o aniversário. Começamos no dia 2 com os anos da minha neta mais nova Carmo e depois a minha sogra, tia, eu, primos e amigos. 


O bolo da Madalena

Hoje fazem anos a minha nora e a minha sobrinha neta Madalena. Muitos parabéns !!





Uma parte do jardim da minha nora, que ainda não conheço.






Lembras-te daquele provérbio chinês IF...?






A Palavra mágica

Certa palavra dorme na sombra
de um livro raro.
Como desencantá-la?
É a senha da vida
a senha do mundo.
Vou procurá-la.

Vou procurá-la a vida inteira
no mundo todo.
Se tarda o encontro, se não a encontro,
não desanimo,
procuro sempre.

Procuro sempre, e minha procura
ficará sendo
minha palavra.


Carlos Drummond de Andrade

sexta-feira, 26 de março de 2021

Adaptação dos romances de Elizabeth Gaskell


Ontem acabei de ver "Wives and Daughters". Hoje será a vez de "North & South".

E assim vamos entretendo o confinamento...

As noticias de Portugal são animadoras com uma grande redução do número de infetados (Portugal registou hoje 5 mortes relacionadas com a covid-19 e 488 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde). Além disso a minha filha já está vacinada...que alívio..

No inicio do 1º confinamento pensei que iria ser notório o aumento do número de bébés nascidos este ano, mas tal não veio a acontecer, segundo dados lançados recentemennte sobre a natalidade...
Depois parece que o 2º ou 3º confinamentos vão continuar para muita gente, para além do verão, porque para viajar vamos ser todos obrigados a ter um certificado de vacinação e assim grande parte dos europeus terão que ficar pelos seus países, atendendo que os cerca de 500 milhôes de habitantes da UE não estarão todos inoculados antes de julho...quanto muito até ao final do ano. Nada bom para o turismo...  

Bom fim de semana!!

quinta-feira, 25 de março de 2021

A calçada de Nisa

.
A olaria de Nisa tem características que a distingue da restante olaria do país. Os desenhos, com motivos florais simétricos, são riscados pelos oleiros no barro ainda fresco e preenchidos com pequenas pedras brancas.


.

As peças mais conhecidas são as vasilhas para a água.



A vila de Nisa situada no Alentejo, distrito de Portalegre, está a ficar ainda mais bonita. Para tal contribuiu a nova calçada de rua igual ao barro pedrado do artesanato local. 
  


Mas Nisa não é só olaria...

Saia de arte aplicada em feltro

Tenho de visitar Nisa este ano...


quarta-feira, 24 de março de 2021

"Game Changer" de Banksy

 



A recente obra de Banksy, que mostra um menino brincando com uma boneca enfermeira  super-heroína junto a um cesto de super-heróis como que abandonados (spiderman e batman) foi vendida por cerca de 16,7 milhões de libras num leilão da Christie’s em Londres. Foi criada para agradecer ao SNS britânico o grande sacrificio para inverter a situação durante a atual pandemia e entregue, em maio, no hospital de Southampton com uma nota "espero que ilumine um pouco o espaço, apesar de ser a preto e branco" A obra entitulada "Game Changer" foi colocada num corredor do hospital para dar alento aos funcionários e, mais recentemente, substituída por uma cópia. Os lucros da venda serão usados para financiar projetos de bem-estar para funcionários, pacientes e distribuídos a uma comunidade mais abrangente de provedores de serviços de saúde tanto dentro do serviço nacional de saúde inglês como para instituições de caridade.
Apesar de Banksy ser um artista de rua ativo desde os anos 90 a sua identidade mantém-se incógnita.

Charlotte Heidenreich von Siebold

 Sabe quem foi?


Marian Theodore Charlotte Heidenreich von Siebold (1788-1859) foi uma médica alemã. É considerada a primeira ginecologista da Alemanha. Era filha dos médicos Damian e Regina von Siebold e desde cedo interessou-se por medicina. O pai dava-lhe aulas teóricas de Anatomia e Fisiologia e a mãe aulas práticas. Em 1814 tornou-se ginecologista e gozava de excelente reputação. Ficou especialmente ligada à História de Inglaterra, onde ainda estava bem na memória o nascimento do filho da princesa Charlotte, única filha de Jorge IV, casada com Leopoldo, o primeiro rei dos belgas. Esteve em trabalho de parto durante 52 horas e deu à luz um nado-morto (1817), vindo a falecer algumas horas depois com apenas 21 anos. O trio de médicos britânicos incompetentes que a assistiu seguiu a rotina de a sangrar e dar- lhe brandy. Este caso ficou conhecido em medicina como " a tripla tragédia obstétrica", pois morreu a mãe, o filho e o médico, Sir Richard Croft, suicidou-se.

Assim, e quando chegou a altura da duquesa de Kent dar à luz a sua filha (24 de maio de 1819), no Palácio de Kensington, os médicos ingleses foram completamente postos de lado e a Dra. Charlotte von Siebold foi chamada. Após o nascimento da futura Rainha Vitória regressou à Alemanha e três meses depois foi a médica que assistiu ao parto do filho dos duques de Saxe-Coburgo, o futuro príncipe consorte do Reino Unido, Alberto de Saxe- Coburgo, que veio a casar com a sua prima, a Rainha Vitória.

Referência:

A. N. Wilson. Prince Albert, the Man Who Saved the Monarchy. Atlantic Books, London 2019 

terça-feira, 23 de março de 2021

"Os Sonetos Sangrentos" de Hviezdoslav


Estátua de Hviezdoslav (1849-1921) na praça com o seu nome, no centro histórico de Bratislava. Tinha 65 anos quando começou a I Guerra Mundial. Foi advogado, juiz, administrador de um banco e depois dedicou-se a traduzir e a escrever poesia.








Nos 32 poemas que compõem Os Sonetos Sangrentos (1914), o poeta eslovaco Pavol Országh Hviezdoslav pergunta quem é o responsável pelos horrores e sofrimentos da guerra, revelando também esperança de que a humanidade aprenda a viver em paz.

Esta edição dos Sonetos em inglês foi publicada em 2018, no centenário do fim da I Guerra Mundial, que marca também o centenário da formação da Checoslováquia e o 25º aniversário da Eslováquia. Foi uma iniciativa do Embaixador eslovaco em Londres.

Os Sonetos Sangrentos foram traduzidos para inglês pelo poeta e romancista irlandês John Minahane, o qual escreveu uma introdução e contextualização (a anterior tradução é de 1950). As ilustrações, compostas por desenhos a preto e branco de Dušan Kállay revelam por si próprias os horrores da guerra.

segunda-feira, 22 de março de 2021

14. 235 dias


ou 39 anos....



E manteve-se a tradição de receber flores em casa... Este ano (e o ano passado, por causa do confinamento) não estava nada à espera...

Sempre rosas...



100º aniversário de Elena Lacková


Elena Lacková (1921-2003) foi uma escritora e dramaturga eslovaca, autora de literatura para crianças e jovens.


 

domingo, 21 de março de 2021

Amanda Gorman e o Dia Mundial da Poesia


O Dia Mundial da Poesia celebra-se a 21 de março. Este ano decidi escolher o poema da jovem escritora americana Amanda Gorman (n.1998), que  declamou o poema "A Colina que Subimos" na tomada de posse do Presidente americano Joe Biden no passado dia 20 de janeiro. 
A sua imagem percorreu o mundo e tornou-se um fenómeno literário. O poema foi muito bem lido e a sua mensagem de esperança e confiança no futuro era o que se esperava no momento. 

Os problemas começaram a surgir pouco depois, quando na Europa se tentou traduzir o seu poema. A primeira tradutora foi a escritora Marieke Lucas Rijneveld, holandesa e vencedora do International Booker Prize de 2020 pelo seu livro The Discomfort of Evening traduzido do holandês por Michele Hutchison (este prémio é atribuido por um livro traduzido em inglês no Reino Unido ou Irlanda e o prémio é dividido entre o autor e o tradutor). A escritora/tradutora holandesa recusou a tradução e o motivo foi um artigo da ativista negra Janice Deul, no qual alega que a tradutora deveria ser jovem, mulher e negra. A Marieke é jovem (tem 29 anos), é mulher, mas não é negra...

Na Catalunha aconteceu um caso semelhante. O escritor catalão Victor Obiols foi afastado da tradução do poema de Amanda Gorman, por não ter o “perfil” adequado. Além de não ser negro, já tem 60 anos e é homem. Victor Obiolis foi diretor do Festival Internacional de Poesia de Barcelona, entre 2004 e 2009 e traduziu Oscar Wilde e William Shakespeare. Neste caso foi a editora americana Viking Books a  informar a editora catalã que o perfil do escritor/tradutor catalão não se ajustava.

É muito triste toda esta situação. Não há quem diga que recusar que uma branca ou branco traduzam a obra de um negro ou negra ou vice versa é também uma forma de racismo? E porque é que a jovem poeta ainda não se pronunciou sobre este assunto? Parece-me que o próprio Dia Mundial da Poesia fica mais pobre. A poesia não tem cor... committed to all cultures, colors, characters, and conditions of man.




The Hill We Climb 

"When day comes, we ask ourselves where can we find light in this never ending shade? The loss we carry, a sea we must wade. We braved the belly of the beast.

We've learned that quiet isn't always peace and the norms and notions of what just is, isn't always justice. And yet the dawn is hours before we knew it, somehow we do it, somehow we’ve weathered and witnessed a nation that isn't broken but simply unfinished.

We, the successors of a country and a time, where a skinny black girl descended from slaves and raised by a single mother can dream of becoming president, only to find herself reciting for one.

And yes, we are far from polished, far from pristine, but that doesn't mean we are striving to form a union that is perfect. We are striving to forge our union with purpose, to compose a country committed to all cultures, colors, characters, and conditions of man. And so we lift our gazes not to what stands between us but what stands before us. We close the divide because we know to put our future first. We must first put our differences aside.

 We lay down our arms so we can reach out our arms to one another We seek harm to none and harmony for all. Let the globe, if nothing else, say this is true, that even as we grieved, we grew. That even as we hurt, we hoped. 

That even as we tired, we tried. That we’ll forever be tied together, victorious, not because we will never again know defeat, but because we will never again sow division.

Scripture tells us to envision that everyone shall sit under their own vine and fig tree, and no one shall make them afraid. 

If we’re to live up to our own time, then victory won't lighten the blade but in all the bridges we've made, that is the promise to glade, the hill we climb if only we dare, it's because being American is more than a pride we inherit. It's the past we stepped into and how we repair it.

We've seen a force that would shatter our nation rather than share it, would destroy our country if it meant delaying democracy. 

And this effort very nearly succeeded. But while democracy can be periodically delayed, it can never be permanently defeated. In this truth, in this faith, we trust. For while we have our eyes on the future, history has its eyes on us.

This is the era of just redemption. We feared -- at its deception. We did not feel prepared to be the heirs of such a terrifying hour, but within it we found the power to author a new chapter, to offer hope and laughter to ourselves.

So, while once we asked, “how could we possibly prevail over catastrophe?”, now we assert, “how could catastrophe possibly prevail over us?” We will not march back to what was, but move to what shall be, a country that is bruised but whole, benevolent but bold, fierce and free. We will not be turned around or interrupted by intimidation.

Because we know our inaction and inertia will be the inheritance of the next generation. Our blunders become their burdens. But one thing is certain. If we merge mercy with might and might with right, then love becomes our legacy and change, our children's birth right.

So let us leave behind a country better than one we were left with, every breath from my bronze pounded chest, we will raise this wounded world into a wondrous one. We will rise through the gold-limbed hills in the west, we will rise from the windswept northeast where our forefathers first realized revolution. We will rise from the lake-rimmed cities of the Midwestern states.

We will rise from the sun-baked South. We will rebuild, reconcile, and recover, in every known nook of our nation, in every corner called our country, our people diverse and beautiful, will emerge battered and beautiful.

When day comes, we step out of the shade, aflame and unafraid. 

The new dawn blooms as we free it for there is always light if only we're brave enough to see it, if only we're brave enough to be it."

                                        Amanda Gorman

A Poesia de John Keats



"If poetry comes not as naturally as the leaves to a tree it had better not come at all".


"Se a poesia não surgir tão naturalmente como as folhas de uma árvore, é melhor que não surja mesmo".

O Dia Mundial da Árvore celebra-se também a 21 de março, Dia Mundial da Poesia.


From Endymion

A thing of beauty is a joy for ever:
Its loveliness increases; it will never
Pass into nothingness; but still will keep
A bower quiet for us, and a sleep
Full of sweet dreams, and health, and quiet breathing.
Therefore, on every morrow, are we wreathing
A flowery band to bind us to the earth,
Spite of despondence, of the inhuman dearth
Of noble natures, of the gloomy days,
Of all the unhealthy and o’er-darkened ways::
Made for our searching: yes, in spite of all,
Some shape of beauty moves away the pall
From our dark spirits. Such the sun, the moon,
Trees old and young, sprouting a shady boon
For simple sheep; and such are daffodils
With the green world they live in; and clear rills
That for themselves a cooling covert make
Gainst the hot season; the mid forest brake,
Rich with a sprinkling of fair musk-rose blooms:
And such too is the grandeur of the dooms
We have imagined for the mighty dead;
All lovely tales that we have heard or read:
An endless fountain of immortal drink,
Pouring unto us from the heaven’s brink.


Do Endimião*

O que é belo há de ser eternamente
Uma alegria, e há de seguir presente.
Não morre; onde quer que a vida breve
Nos leve, há de nos dar um sono leve,
Cheio de sonhos e de calmo alento.
Assim, cabe tecer cada momento
Nessa grinalda que nos entretece
À terra, apesar da pouca messe
De nobres naturezas, das agruras,
Das nossas tristes aflições escuras,
Das duras dores. Sim, ainda que rara,
Alguma forma de beleza aclara
As névoas da alma. O sol e a lua estão
Luzindo e há sempre uma árvore onde vão
Sombrear-se as ovelhas; cravos, cachos
De uvas num mundo verde; riachos
Que refrescam, e o bálsamo da aragem
Que ameniza o calor; musgo, folhagem,
Campos, aromas, flores, grãos, sementes,
E a grandeza do fim que aos imponentes
Mortos pensamos recobrir de glória,
E os contos encantados na memória:
Fonte sem fim dessa imortal bebida
Que vem do céus e alenta a nossa vida.


John Keats, em “Byron e Keats – entreversos”. [tradução Augusto de Campos]. Campinas SP: Editora UNICAMP, 2009
https://www.revistaprosaversoearte.com/john-keats-poemas/


John Keats (1795-1821) foi talvez o último dos poetas ingleses românticos. Este ano celebra-se o 2º centenário da sua morte.


Nota:* Endimião, segundo a mitologia grega, foi um rei de Elis (região situada na parte ocidental do Peloponeso). Endimião era muito belo e depois da Lua se apaixonar por ele, Zeus deu-lhe a escolher o que quisesse e ele optou por dormir para sempre para permanecer jovem e imortal.