A minha Lista de blogues

sexta-feira, 31 de maio de 2024

31 maio: Dia dos Irmãos

 


Com a minha irmã em 2010

A terminar o mês de maio, dedicado à família, temos o dia dos irmãos. 

Feira do Livro em Lisboa

 


A minha filha convidou-nos para irmos à Feira do Livro depois da escola das netas, mas não fui. Primeiro porque não tenho a sua pedalada, depois porque é dificil ao meu marido resistir a tanto livro e, ainda, está muito calor...

Fiquei em casa a ver as escolhas que fizeram...


Com apenas 11 dias, o Pedro deve ser o "leitor" mais novo...


Temos uma bonita edição em inglês. 

O meu marido começou a mostrar às netas e netos os desenhos animados baseados nas mesmas histórias de Beatrix Potter e tem sido um sucesso.  


quinta-feira, 30 de maio de 2024

Feriado do Corpo de Deus

Há muito tempo que não consultava dicionários e enciclopédias, mas esta manhã resolvi procurar, à maneira antiga, as origens da Festa do Corpo de Deus, que se comemora hoje e cuja celebração remonta ao século XIII.


Lello Universal Vol 1 pag 654 sem data


Webster´s Dictionary of The English Language DeLuxe Encyclopedic Edition, 1988



 Britannica 15th edition 1993, Vol 3 pag 648

A Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira Vol VII dedica ao tema um artigo da página 727 à 729. Parece que a Festa do Corpo de Deus celebra-se em Portugal desde o reinado de D. Afonso III. Mais tarde D. João I ordenou que a imagem de S. Jorge, como Santo Padroeiro do Reino de Portugal acompanhasse a procissão. No tempo de D. João II também figuravam na procissão os Reis Magos. Em 1719, D. João V não concordou com o excesso de paganismo da procissão do Corpo de Deus e deu-lhe mais pompa e religiosidade...



D. Manuel II segurando a primeira vara do Pálio, como era tradição na Procissão do Corpo de Deus.



terça-feira, 28 de maio de 2024

Voto antecipado

 


Como no dia das Eleições Europeias, a 9 de junho, não vou estar em Portugal, submeti ontem pelo computador o requerimento para Voto Antecipado. Foi fácil e assim vou votar a 2 de junho.

Espero que as pessoas, que não podem votar no dia 9, façam o mesmo pedido para antecipar o voto e dessa maneira haja menos abstenção. 

sexta-feira, 24 de maio de 2024

La Degustation



Um bonito filme romântico francês La Degustation com excelente interpretação de Isabelle Carré e Bernard Campan conta a história de um divorciado (Jacques) e de uma parteira (Hortense), que se encontram numa loja de vinhos, onde ela se inscreve para fazer uma degustação de vinhos. Ambos têm um passado com vários desgostos, que dificultam o relacionamento. Uma música especial Petite Fleur...

Bom começo de fim de semana...

quinta-feira, 23 de maio de 2024

23 maio: Dia Mundial da Tartaruga

 


As tartarugas são dos animais mais antigos do mundo. No entanto, a sua população tem vindo a diminuir drasticamente. Este dia alerta para a necessidade da sua conservação.





Este animal simpático deu o nome à casa dos meus netos.






O ano passado publiquei no blogue um poema da Violeta Figueiredo sobre a Tartaruga



quarta-feira, 22 de maio de 2024

Dia do Abraço




 O meu neto Pedro veio hoje para casa...

Na língua de Camões, tu és FORMIDÁVEL...






Feliz dia do abraço

sexta-feira, 17 de maio de 2024

Dia da Noruega

 A 17 de maio celebra-se o Dia da Noruega. Estive a rever as fotografias da viagem que fiz em 2018 a algumas cidades da Noruega e aos fiordes.



Em Oslo gostei muito de ver as ruas cheias de flores

Em Trondheim assisti na catedral à nona sinfonia de Bruckner


Em Alesund apanhámos muita chuva...


Geiranger


Hellesyt


Flam


Bergen


Stavanger

quinta-feira, 16 de maio de 2024

Retrato Oficial do Rei Carlos III


O primeiro retrato oficial do Rei Carlos III do Reino Unido  é enorme (2,70m x 2m) e está a escandalizar o Reino Unido. O pintor é o conceituado retratista Joanathan Yoe de 53 anos, reconhecido internacionalmente e com retratos de políticos famosos, artistas e até de membros da família real, como o Duque de Edinburgo, pai do rei e da rainha Camilla.


Duque de Edinburgo, Rainha Camilla

Tony Blair, ex PM

O problema não parece ser a qualidade do retrato em si, mas a escolha da cor de fundo, vermelho, a qual, segundo o artista, tem uma simbologia, pois foi sua intenção dar-lhe um ar progressista, fugindo aos retratos reais mais convencionais. Apesar do rei usar o uniforme da Guarda Galesa e estar a segurar a espada (motivos que em si são usados nos retratos mais tradicionais), o que sobressai é a cor excessivamente vermelho. Progressista, sim, mas vermelho? Muitos críticos reagiram, apontando que parece que está a tomar banho em sangue, outros que pode representar o sangue derramado nas ex-colónias ou até a arder no inferno...

Outro símbolo que não provoca tanta crítica trata-se da borboleta pairando sobre o ombro direito, que significaria a sua já longa defesa para a preservação do meio ambiente.

A Rainha estava presente na  apresentação da obra e fez um comentário como que a dizer que Joanathan Yoe tinha conseguido "captar", de facto, o Rei...

terça-feira, 14 de maio de 2024

Jacarandás em flor

 

Hoje fui ver os jacarandás em flor num dos locais mais bonitos de Lisboa, junto à estátua de Nuno Álvares Pereira e a  Av  da Torre de Belém, tendo nas extremidades dois monumentos  manuelinos: a Torre de Belém e a Ermida de S. Jerónimo.


Av da Torre de Belém e estátua de Nuno Álvares Pereira


Ermida de S. Jerónimo (1514)

As árvores da  Av. Vasco da Gama e  de Algés estavam também muito bonitas, no auge da floração.


Av do Restelo
Algés

segunda-feira, 13 de maio de 2024

Aula de Botânica no EN

Há algum tempo que não ia passear ao Estádio Nacional. Foram diversas as desculpas e, ultimamente, o facto de termos estado doentes. De manhã o sol abriu ao contrário da previsão e demos um bonito passeio primaveril. As bonitas flores selvagens preenchiam de forma espontànea as margens do rio Jamor e ladeavam colorindo os diferentes caminhos e dava vontade de andar mais, para ver outras espécies e fotografar. Só os cardos não estavam em flor e as plantas que floriram no outono, como é natural. Desta vez não fomos até à Senhora da Rocha. Ficámos só pelas casas em ruínas, que não sofreram quaisquer alterações, assim como o Palácio e Quinta da Graça



Lemos os placards informativos sobre as árvores e flores e depois tentámos descobri-las










Vimos ulmeiros, freixos e choupos