A minha Lista de blogues

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Em Tóquio...



Tanto no voo de Bucareste para Doha como no segundo para Tóquio fiquei fã da Qatar Airways pelo excelente serviço e simpatia das hospedeiras. Compreende-se assim que tenha ganho vários prémios.




Na chegada a Tóquio e depois de tanto "estudo" tinha- me esquecido que guiam à inglesa...






Já no hotel (depois da meia noite, pois aqui são mais 8 horas do que em Portugal) gostei muito dos arranjos florais.


Boa noite!!

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Plano da Viagem ao Japão










A Terra do Sol Nascente (os caracteres que compõem o nome Japão significam “Origem do Sol”) é um arquipélago no oceano Pacífico formado por mais de 6000 ilhas, sendo, no entanto, as maiores Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku, que constituem 97% do terrtório. Nesta viagem vou ter oportunidade de conhecer a maior Honshu, quando visitar Tóquio, Quioto, Osaka e Aomori e a terceira maior ilha Kyushu, onde está localizada a cidade de Fukuoka.

O país sempre me fascinou. Lembram-se da série Shogun (dos anos 80, baseada na obra homónima de James Clavell) e dos amores entre o irresistível Blackthorne e a sua professora Mariko?

Chegámos a colocar a hipótese de ficar num Ryokan, uma hospedaria tipica japonesa, semelhante ao quarto do video, onde se dorme num futon, colchão baixo, porém depois de ponderar a incoveniência para a minha coluna, habituada a colchões ortopédicos e altos e também porque muitas dessas hospedarias têm casa de banho partilhada, optámos por escolha mais ocidentalizada. O nosso hotel em Tóquio não tem camas tipicas, mas um agradável jardim com 400 anos. É lá que vou encontrar-me com a minha amiga japonesa, que conheci em Caracas, uma grande jogadora de bridge e colecionadora de orquídeas.

Foi em 1543 que comerciantes e missionários portugueses chegaram ao Japão pela primeira vez, dando início a um intenso período de trocas culturais e comerciais. Os missionários, principalmente os sacerdotes da Companhia de Jesus, levaram a cabo um intenso trabalho de evangelização. Em 1582, calcula-se, a comunidade cristã chegou a ascender a cerca de 150 mil pessoas no Japão.
Toyotomi Hideyoshi unificou o país em 1590. Depois da sua morte, Tokugawa fundou um novo xogunato com capital em Edo (futura Tóquio) e expulsou os portugueses e restantes estrangeiros, dando início à perseguição dos católicos no país, tidos como subversivos, com uma política conhecida como sakoku. A perseguição aos cristãos japoneses fez parte desta política, procurando obrigá-los à conversão forçada ou então mesmo à morte.

O Japão ficou praticamente isolado por 250 anos, até à chegada de navios da Marinha dos Estados Unidos comandados por Matthew Calbraith Perry, em 31 de março de 1854, exigindo a abertura do país ao comércio estrangeiro. Com a Restauração Meiji, em 1868, a capital mudou de Quioto para Tóquio (a capital de leste) e os nobres e anteriores samurais foram perdendo os seus privilégios. O Japão abriu-se ao ocidente.

Uma agradável coincidência: um dos últimos episódios do programa Visita Guiada foi sobre as Relações Portugal-Japão. Vi na madrugada do meu voo para Bucareste. 



Fri, 27 Sep 2019 Tokyo:
Imperial Palace
Ginza
Ueno Park
National Museum of Tokyo

Sat, 28 Sep 2019 Tokyo:
Akasaka Palace
Meiji Ginga Gaien
Shinjuku
Chinzanso Tokyo gardens

Sun, 29 Sep 2019 Tokyo ( 8 am) -  Nikko
Toshogu Shrine
Kegon Falls
Lake Chuzenji
Yomeimon Gate

Nikko foi conhecida por muitos anos como centro de treino de monges Budistas. Depois ficou esquecida até ser escolhida para a construção do mausoleu de Tokugawa: Toshogu...

Mon, 30 Sep 2019- Tokyo- Kyoto- Wed, 2 Oct 2019 Kyoto-Tokyo


comboio bala (Shinkansen)

Mapa de Quioto


A história de Quioto confunde-se com a própria história do Japão. Foi a segunda capital, depois de Nara, do século VIII ao  XIX.

Sanjusangen
Kiyomizudera
Gion
Yasaka-jingja
Restaurant Tempura Endo Yasaka

Kinkaku-ji
Kyoto Gosho
Nijo-jo
Ginka-ku

Kyoto station- bullet train to Tokyo
Tokyo- Yokohama ( cruise ship terminal) 



Wed Oct 2          Tokyo (Yokohama), Japan           -              5:00 pm                 Departure

Thu Oct 3            Mt. Fuji (Shimizu), Japan             8:00 am             4:00 pm    Docked

Fri Oct 4             Kyoto (Osaka), Japan                12:00 pm               8:00 pm    Docked

Sat Oct 5             At Sea   -              -                                                                    Cruising

Sun Oct 6            Fukuoka, Japan                  7:00 am                  4:00 pm           Docked

Mon Oct 7          Busan, South Korea                   8:00 am                  5:00 pm    Docked
Tue Oct 8            At Sea   -              -                                                                     Cruising

Wed Oct 9          Aomori, Japan                     9:00 am               7:00 pm               Docked

Thu Oct 10          At Sea   -              -                                                                     Cruising

Fri Oct 11           Tokyo (Yokohama), Japan                         7:30 am                    Docked
Kamakura Half Day (Tokyo)

Sat Oct 12           Tokyo (Yokohama), Japan                                                         Docked
Tokyo Half Day and Airport Drop Off (Meiji Shrine, Sensoji Temple and Nakamise-dori)



O "estudo" está feito. As reservas fotocopiadas e as malas prontas. Só falta a longa viagem de Bucareste a Tóquio via Doha (15h no total).

terça-feira, 24 de setembro de 2019

Encontro Spohom na residência da Palestina






Realizou-se hoje na Residência da Embaixada da Palestina o encontro SPOHOM mensal, depois de um intervalo de dois meses (julho e agosto). Em novembro 2017, um mês após a minha chegada, estive no meu primeiro encontro, na embaixada da Rússia, quando se discutiu a realização de um livro de culinária, cujo lançamento aconteceu em maio do ano seguinte, na Residência da Embaixada da Alemanha.


 Vejo que faltei a muitos...







Junho 2019: Reino Unido

Maio 2019 : Egito

Abril 2019: Lituânia

Março 2019: Chipre

Fevereiro 2019: Rússia

Outubro 2018: Portugal

No encontro de hoje deu-se as boas vindas a Azerbaijão, Irlanda,  Marrocos, Malásia e Turquemanistão e fez-se a despedida da colega da Lituânia, que esteve na Roménia 5 anos.

Uma excelente manhã de convivio. Foi oferecido um brunch e provámos especialidades da Palestina.



domingo, 22 de setembro de 2019

Downton Abbey: o filme


Hoje fui ver o filme e diverti-me muito. Tudo aconteceu como esperava: diálogos com muito humor, vestuário elegantissimo tanto para as mulheres como para os homens, casas de muito bom gosto e um final feliz. Reparei que para a reconstrução da epoca, com cenários muito ricos cheio de detalhes desde os automóveis, caminhos de ferro, lojas, não houve poupanças e sem dúvida foi uma homenagem à monarquia e tradições inglesas. 

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Dia Nacional da Arménia


A Arménia situa-se no sul do Cáucaso, entre o Mar Negro e o Cáspio.

Entre 1915 e 1923, a população arménia do Império Otomano foi vítima de perseguições e genocídio, facto negado até hoje pela Turquia. Estima-se em cerca de  1,5 milhão de arménios mortos  e milhares de outros deportado, pelo que a Arménia tem uma grande comunidade dispersa pelo mundo.


Em Portugal não nos podemos esquecer da herança que Calouste Gulbenkian deixou ao país.

Em Caracas, uma das minhas melhores amigas era de origem arménia. Escreveu um livro de homenagem ao marido "From Dust to Gold", que relata a história da família e fui ao casamento do seu neto em rito arménio .

Hoje, celebrou-se o Dia da Arménia num hotel de Bucareste. O Presidente das associações arménias na Roménia, que falou após os discursos do Embaixador e do Presidente do Senado, disse que a Roménia sempre teve as portas abertas para os Arménios perseguidos, tendo sido o primeiro país a reconhecer a indepêndencia e a estabelecer relações diplomáticas.


Os hinos nacionais foram cantados por uma soprano













 Itália, Arménia, Portugal e Espanha.






                                 




Muitas felicidades a todos os Arménios!



շնորհավորանքներ!




quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Dia Nacional da China


Hoje celebrou-se o 70º aniversário do Dia Nacional da República Popular da China, na residência da embaixadora.






Quando me arranjo para ir às festas dos dias nacionais, penso sempre em levar uma coisa do país. Desta vez foi um leque oferecido num restaurante chinês em Lisboa.


恭喜

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Dia Nacional do Vietname


Hoje, celebrou-se o 74º aniversário do Dia Nacional da República Socialista do Vietname no Clube Diplomático, em Bucareste. Foi uma oportunidade para rever as fotografias e o post Diário de uma visita ao Vietname  de 2017.


O Embaixador e o Presidente do Senado, ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros













Provei alguns petiscos vietnamitas, mas não comi doces. A mostrar o anel que comprei em Ho Chi Minh (Saigão).

A Arte Vietnamita


Baby´s got blue eyes




O meu neto mais novo tem uns lindos olhos azuis como os da mãe....



A minha sobrinha-neta tem uns olhos azuis claros muito bonitos. O pai dela também os tem, assim  como a sua bisavó (minha mãe) e o meu tio Luís.

Sempre gostei muito desta música do Elton John.


Só passou um dia e já tenho tantas saudades destes meninos e dos outros dois, de olhos castanhos, que fazem trinta por uma linha...



terça-feira, 17 de setembro de 2019

O Palácio Anadia em Mangualde





Visitei o Palácio Anadia nas recentes férias em Portugal e gostei muito. A casa dos Paes de Amaral remonta a finais do século XVI. Durante um século sofreu transformações, tornando-a num dos mais importantes palácios barrocos portugueses. Nos princípios do século XIX, o Palácio de Mangualde ficou a ser conhecido por Palácio Anadia, após o casamento de Paes do Amaral com a condessa de Anadia.



O Rei D. Luíz I visitou o palácio em 1822 por ocasião da inauguração do Caminho de Ferro da Beira Alta.







É fantástico o trabalho de azulejaria pombalina (azul e branco), que revestem a escadaria e vários salões.





A Sala de Baile, é revestida a azulejaria rococó com o característico trabalho em concha e um amarelo forte adicionado ao tradicional azul e branco pombalino. São atribuídos ao Mestre Manuel da Silva (escola de Coimbra, c. 1770), representando “O Mundo às Avessas”, inspirados em ilustrações  de Oudry. Em 1755, Jean Baptiste Oudry ilustrara uma reedição da obra de La Fontaine, que inspirara os magníficos azulejos, que podemos admirar no Mosteiro de São Vicente de Fora, em Lisboa.

Tudo isto faz com que este palácio se revele também um exemplo magnifico da época áurea da arte do azulejo em Portugal.
Quando fiz uma formação sobre azulejos em Portugal, teria adorado ver estes azulejos, pois enriqueceriam o trabalho, elaborado e apresentado com a Violeta.




Neste "mundo às avessas": o homem é guiado pelo burro e carrega o fardo; o homem carrega o cavalo na luta; a mulher está armada e o marido leva o filho ao colo; a aluna dá uns açoites à professora...Há uma extravagante sátira social e cultural da sociedade bastante hierarquizada da época, antogonizando costumes, através da total inversão de papéis. Estamos, sem dúvida, perante uns raros painéis de azulejo .



Na Sala dos Biscuits, uma coleção única em Portugal. Por iniciativa do Rei Carlos III de Espanha e Carlos VII de Nápoles foi criada a Real Fábrica de Nápoles em 1743, que produzia estátuas em porcelana não vidrada- os chamados biscuits, que se tornaram moda entre a aristocracia.




A família do Palácio de Anadia tinha uma grande ligação a Nápoles, pois dois dos seus membros foram Embaixadores do Reino de Portugal em Nápoles, durante quatro décadas. Daí a notável coleção, que deu o nome à sala com bonito mobiliário estilo D. José, em especial o contador e a cristaleira.






Digamos que a única deceção que tive na visita a este palácio foi ver a sala de jantar. Não é revestida de azulejos, mas é muito bonita.



Quando vi o site oficial admirei-me por a mesa não estar posta. Na visita verifiquei que adicionaram uns pratos de sopa com o monograma da família, mas fiquei espantada por o ver sobre a mesa, sem um prato raso por baixo e pior ainda os guardanapos à direita...também nunca escolheria uma toalha daquela cor... são gostos...

A visita tem de ser marcada e é feita com uma guia, a qual era competente e simpática.  Esqueci-me do catálogo numa cadeira para  tirar uma fotografia. Depois de contactada enviou-o por correio.

Ao rever as fotografias dos passeios em Portugal, recordei este palácio, que vale muito a pena visitar.