A minha Lista de blogues

domingo, 29 de abril de 2018

As galinhas de S. Bento


Hoje encontrei na net uma fotografia antiga do hotel Avis, que não cheguei a conhecer. Estava situado na Avenida Fontes Pereira de Melo, em Lisboa e foi inaugurado em 1933. O hotel era um antigo palacete, construído em 1904 para o proprietário e diretor do jornal O Século, José Joaquim da Silva Graça. Daí ser conhecido por Palacete Silva Graça.


Fotografia tirada do hotel, com a MAC em primeiro plano

O hotel de luxo funcionou durante quase três décadas e atraiu toda a gente importante da sociedade nacional e internacional. Foi a "casa" de Calouste Gulbenkian nos anos que viveu em Portugal (de 1942 a 1955). Evita Perón, os Duques de Windsor, o general Eisenhower, Maria Callas, o rei Humberto de Itália ou o escritor Somerset Maugham foram alguns dos notáveis que passaram por este hotel.

O restaurante do hotel Aviz foi o melhor e o mais requintado de Lisboa. No seu historial, há a referência ao banquete que o hotel serviu no Palácio da Ajuda à rainha Isabel II de Inglaterra e ao duque de Edimburgo, em 1957. Consta que os ovos utilizados na cozinha de João Ribeiro (o chef, como agora se diz) eram comprados à governanta de Salazar, D. Maria, que vendia ao Avis os ovos das galinhas criadas em S. Bento.
João Ribeiro ainda trabalhou no restaurante com o mesmo nome na Rua Serpa Pinto, após o hotel ter sido demolido em 1962 para dar lugar ao Imaviz e hotel Sheraton (quando vim viver para Lisboa, em 1976, o pequeno centro comercial daquele edifício estava muito na moda).

A propósito, hoje em dia estamos a assistir em Lisboa a muitas mudanças de ramo nos estabelecimentos comerciais, que não podem suportar as novas rendas. Foi com muita pena que soube que a casa Pitta, centenária, onde ainda se podia mandar fazer camisas por medida, vai também fechar. 
Engraçado, por outro lado, constatei que muitos restaurantes agora chamam-se taberna ou tasca o que, certamente, assustaria as "tias" do passado e ainda pastelarias intitulam-se padarias.  Modernices...


sábado, 28 de abril de 2018

Despedida no Penedo da Saudade

Depois de um regresso a Portugal, onde estou há 3 semanas, começaram as despedidas. As de hoje foram especiais, em Coimbra, onde estive com os meus filhos, nora, genro e netos. Visitei o Penedo da Saudade, onde não ia desde adolescente. Este miradouro sobre a cidade de Coimbra e o rio Mondego está muito ligado à vida académica e podemos ler muitos poemas de alunos desde o século XIX, quando o parque foi criado, até recentemente.

"Escuta Penedo,
Ouve baixinho,
Não tenhas medo
Não estás sozinho
E quando do além
Te mirarmos
Não chores por nós,
Que não estás abandonado!
Acena-nos, diz-nos adeus
Que havemos de a ti voltar
Mas sempre para celebrar!..."










quarta-feira, 18 de abril de 2018

Barbara Bush morre aos 92 anos



A ex-Primeira Dama dos EUA, Barbara Bush morreu aos 92 anos. Recentemente recusou mais tratamentos médicos para poder passar os seus últimos dias no conforto da sua casa e família.

Era a primeira mulher casada com um ex-presidente, George H W Bush, e mãe de outro presidente, George W Bush, a estar presente nas cerimónias de juramento de ambos. Abigail Adams foi casada com o segundo presidente, John Adams e a mãe do sexto presidente, John Quincy Adams, mas já não estava viva, quando o filho se tornou presidente.

Quando vivi nos EUA estudei um pouco a cultura americana através da leitura de muitas biografias, incluindo as dos presidentes e das suas mulheres. Gostei muito de ler a biografia de Barbara Bush, uma mulher com muito humor e um temperamento forte, a quem os familiares chamavam a "raposa branca", devido à cor dos seus cabelos.

O seu marido, com quem esteve casada 73 anos, serviu o país como vice presidente de Ronald Reagan e foi nessa condição que visitaram Portugal para a tomada de posse de Mário Soares como Presidente da República, em 1986. Como mulher do presidente viveu na Casa Branca durante quatro anos, pois o seu marido só teve um mandato (sucedido por Bill Clinton)), durante o qual a " avozinha da América", encantou todos na sua luta pela literacia a favor de famílias mais desfavorecidas.

RIP, Barbara Bush.


sábado, 14 de abril de 2018

Hanami em Bucareste



Hanami é o costume tradicional japonês de contemplar a beleza das flores, sendo que "flor" neste caso quase sempre significa sakura, a cerejeira japonesa, que floresce por todo o Japão na primavera. 

Hoje, das 14h às 16h, ocorrerá uma cerimónia de Hanami, promovida pela embaixada do Japão, no parque Herastrau, em Bucareste, onde há um jardim japonês criado em 1998 e restaurado o ano passado. Os primeiros 300 convidados poderão contemplar as flores saboreando chá e bolos japoneses.

sexta-feira, 13 de abril de 2018

Matar o Presidente


Gostei muito de ler este thriller. Apesar do atual residente da Casa Branca nunca ser mencionado, o comportamento da personagem presidencial de ficção é em tudo muito semelhante com o candidato "Primeiro a América", que se tornou presidente...

Quando uma troca azeda de palavras  com o regime coreano leva o presidente a querer lançar um ataque nuclear, alguém tem de procurar uma saída para impedir um louco de destruir o mundo.

Maggie Costello, a personagem principal, trabalha na Casa Branca desde a anterior administração presidencial (Barack Obama?) e detesta os novos ocupantes. Descobre, entretanto, um plano para assassinar o presidente. O que deverá fazer? Não pode confiar em ninguém, pois até suspeita do namorado...

Um livro divertido, cheio de episódios muito bem conseguidos de um verdadeiro romance policial...e, como diria a minha filha, com um twist inesperado... 



domingo, 8 de abril de 2018

Centenário da Batalha de La Lys



Amanhã faz 100 anos que se travou a batalha de La Lys.



Na Batalha de La Lys, o exército alemão infligiu uma pesada derrota às tropas portuguesas, quando tentava desesperadamente romper a frente anglo-francesa. Os soldados do Corpo Expedicionário Português, que estavam à espera, há algum tempo, para ser rendidos por ingleses, sofreram um devastador ataque de artilharia e infantaria alemãs, as quais, contudo, não alcançaram os seus objetivos.  



Há 5 anos, quando recordámos o início da Grande Guerra escrevi um post dedicado à minha avó Maria (1892-1975). Hoje estive a relê-lo assim como o Power Point, que fiz para os alunos, por ocasião do Dia do Armistício.    

terça-feira, 3 de abril de 2018

Grande Golo


Grande Golo de um Grande Atleta no jogo do Real Madrid contra o Juventus. O meu conterrâneo marcou dois dos três golos .Venceram 3 a 0. Um golo que fez história. Parabéns RONALDO!!!