Sir Peter Lely. Nell Gwyn. National Portrait Gallery. London
O Rei Carlos II casou em 1662 com a Infanta portuguesa
Catarina de Bragança (1638-1705), que nunca lhe deu filhos. Todas as gravidezes terminavam em abortos.
Fora do casamento o Rei teve 13 filhos de diferentes amantes. A mais famosa foi Nell Gwyn, que se tornou uma lenda e era, digamos, bem aceite pela população. Sabe-se que nasceu por volta de 1650 e morreu a 14 de novembro de 1687, dois anos após o Rei.
Nell cresceu num bordel que pertencia à sua mãe e aí servia bebidas aos hóspedes. Em 1664, foi construído um novo teatro em Covent Garden, (mais tarde reconstruído e chamado Teatro Drury Lane, hoje em dia) onde uma amiga da mãe de Nell obteve uma licença para vender produtos à audiência e empregou Nell Gynn. A sua bonita figura depressa cativou os frequentadores do teatro. O primeiro foi Charles Hart, o principal ator do teatro, que além de seu amante se tornou o seu professor de teatro. Julga-se que a primeira aparição de Nell no palco foi em 1665, tornando-se imediatamente uma atriz principal. Depois de Charles Hart foi amante de Charles Sackville, um aristocrata, e depois, do próprio Rei, frequentador do teatro. Descrevia os amantes como Charles I, Charles II e Charles III ( o último, o Rei Carlos II).
Embora fosse analfabeta, o seu encanto natural cativava a maior parte das pessoas que encontrava. Samuel Pepys no seu diário descreveu-a como "bonita e graciosa" e o dramaturgo John Dryden escreveu peças que exploravam o talento de Nell como atriz de comédias.
Nell, ao contrário de outras amantes do Rei, nunca recebeu qualquer título, mas usou uma tática inteligente para obter um para o seu filho (Nell teve dois filhos do Rei, mas um morreu muito novo). Diz-se que, quando o seu filho tinha 6 anos e o Rei entrou no quarto onde estavam, Nell disse : "Vem aqui, meu pequeno bastardo e cumprimenta o teu pai". O Rei ficou chocado, mas Nell protestou e disse-lhe que Sua Majestade não lhe tinha dado outro nome para chamar o filho, ao que o Rei criou imediatamente o título de Conde de Burford. Mais tarde tornou-se Duque de St Albans com uma renda anual de £1,000 por ano.
Estabelecida numa boa casa e admitida na Corte, Nell passou o resto da vida a entreter o Rei e os seus amigos.
Catarina de Bragança ostracizada na Corte por ser estrangeira, católica e não ter tido filhos e com o seu séquito de regresso a Portugal teve de "comer o pão que o diabo amassou". No entanto quando a quiseram acusar de traição, o seu marido, Carlos II, defendeu-a e apoiou-a sempre.
Sir Peter Lely (1618-80). Catarina de Bragança c.1663-65. Palácio de Holyroodhouse
Quando o Rei estava às portas da morte pediu ao seu irmão James que não deixasse a "pobre Nelly morrer à fome" e a promessa foi cumprida.
Em 1937, foram construídos apartamentos em estilo Art Deco na zona chique de Chelsea, aos quais deram o nome de Nell Gwynn
https://www.onthisday.com/articles/nell-gwyn-the-temptress-who-enchanted-a-king