A minha Lista de blogues

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Mundial do Qatar 2022

Estreia positiva de Portugal.



Cristiano Ronaldo é o primeiro jogador na história do futebol a marcar em 5 campeonatos do mundo.

Mais um record.

Pois... para o treinador holandês do Manchester United era suplente e dispensável... 

Como a história do futebol tem provado ao longo do tempo, o Cristiano Ronaldo tem sido sempre decisivo nos clubes e na Seleção Nacional. Quando os meus netos forem adultos vão saber quem era Cristiano Ronaldo. De Erik ten Hag não rezará a história nem como futebolista nem como treinador. 


 

Primeiro jogo de Portugal no Mundial contra o Gana

Scott Joplin (1868-1917)

 


Scott Joplin nasceu a 24 de Novembro no Texas. Tinha uma enorme capacidade de improvisar ao piano. Aos vinte anos, tornou-se pianista e foi considerado o Rei do Ragtime. Ficou famoso com as suas composições "The Maple Leaf Rag" e "The Entertainer".


Contudo, após a sua morte, a sua música caiu no esquecimento até ser redescoberta nos anos 60 e 70. O filme  "The Sting" (A Golpada, 1973) com música inspirada por Scott Joplin e adaptada por Marvin Hamlisch ganhou um Oscar pela banda sonora e a sua versão do Entertainer tornou-se um grande sucesso.


terça-feira, 22 de novembro de 2022

Morreu Pablo Milanés

Feiticeira. Luís Represas e Pablo Milanés

 O cantor e compositor cubano morreu hoje aos 77 anos.

domingo, 20 de novembro de 2022

O meu acer palmatum

 ...já está vermelho e a perder as folhas...




No outono, inverno e  primavera



Este, mais pequeno, há muito que está despido...

quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Apresentação do livro "A Guerra Quente e a Paz Fria"


Ontem, decorreu a apresentação do livro A Guerra Quente e a Paz Fria de Bernardo Teles Fazendeiro na livraria Almedina em Coimbra.

Ao fim da tarde estava um dia de chuva e algo desagradável e por isso até fiquei surpreendida com o número  de pessoas presentes. Eram, sobretudo, colegas do autor e alunos da Universidade de Coimbra.

A introdução ao livro esteve a cargo da Professora Doutora Raquel Freire, a qual, chamando a atenção para o conteúdo da obra, sublinhou tratar-se de uma reflexão importante.

O autor agradeceu as palavras da professora e a presença de todos, dizendo que o livro resultara da sua experiência académica, de vários anos, e  da troca de ideias com colegas e alunos em St Andrews, na Central European University ainda em Budapeste e, nos últimos anos, em Coimbra. Mencionou também como relevante a sua participação nos debates sobre a matéria num encontro de especialistas e académicos de relações internacionais ocorrido em New Orleans (ISA, 2015).

Gostei muito de ver os meus netos, pois não estava com eles  há dois meses. E a noite acabou de forma muito agradável com jantar em família num restaurante simpático e bem português na localidade de Santo Amaro de Penela.

No regresso a Lisboa contei felizmente com o apoio do meu cunhado e irmã, para não nos perdermos nas saídas e entradas das autoestradas.



Entretanto parece que os netos (e netas) seguem a tradição familiar- gostam de livros.

https://www.facebook.com/441239522609122/posts/pfbid02pPL3EP6TfDmbzDCPJ498svghQhTW4rbzpseaWi4pgRZZj4Z7K5q3qhErfVq7gbKel/


"A Guerra Quente e a Paz Fria" comentário

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Centenário de Saramago





Conheci José Saramago por ocasião da cerimónia do seu doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Massachusetts em Dartmouth. Antes, em New Bedford, visitou e discursou na única biblioteca pública portuguesa nos Estados Unidos da América. Estava superlotada com público e autoridades locais.


E surpresa... um amigo que está em Lanzarote acabou de enviar-me estas fotos da casa-museu de Saramago.


Ďakujem, T. !


domingo, 13 de novembro de 2022

Nell Gwyn, a Sedutora que Encantou o Rei


Sir Peter Lely. Nell Gwyn. National Portrait Gallery. London


O Rei Carlos II casou em 1662 com a Infanta portuguesa Catarina de Bragança (1638-1705), que nunca lhe deu filhos.  Todas as gravidezes terminavam em abortos. 

Fora do casamento o Rei teve 13 filhos de diferentes amantes. A mais famosa foi Nell Gwyn, que se tornou uma lenda e era, digamos, bem aceite pela população. Sabe-se que nasceu por volta de 1650 e morreu a 14 de novembro de 1687, dois anos após o Rei.

Nell cresceu num bordel que pertencia à sua mãe e aí servia bebidas aos hóspedes. Em 1664, foi construído um novo teatro em Covent Garden, (mais tarde reconstruído e chamado Teatro Drury Lane, hoje em dia) onde uma amiga da mãe de Nell obteve uma licença para vender produtos à audiência e empregou Nell Gynn. A sua bonita figura depressa cativou os frequentadores do teatro. O primeiro foi Charles Hart, o principal ator do teatro, que além de seu amante se tornou o seu professor de teatro. Julga-se que a primeira aparição de Nell no palco foi em 1665, tornando-se imediatamente uma atriz principal. Depois de Charles Hart foi amante de Charles Sackville, um aristocrata, e depois, do próprio Rei, frequentador do teatro. Descrevia os amantes como Charles I, Charles II e Charles III ( o último, o Rei Carlos II).

Embora fosse analfabeta, o seu encanto natural cativava a maior parte das pessoas que encontrava. Samuel Pepys no seu diário descreveu-a como "bonita e graciosa" e o dramaturgo John Dryden escreveu peças que exploravam o talento de Nell como atriz de comédias.

Nell, ao contrário de outras amantes do Rei, nunca recebeu qualquer título, mas usou uma tática inteligente para obter um para o seu filho (Nell teve dois filhos do Rei, mas um morreu muito novo). Diz-se que, quando o seu filho tinha 6 anos e o Rei entrou no quarto onde estavam, Nell disse : "Vem aqui, meu pequeno bastardo e cumprimenta o teu pai". O Rei ficou chocado, mas Nell protestou e disse-lhe que Sua Majestade não lhe tinha dado outro nome para chamar o filho, ao que o Rei criou imediatamente o título de Conde de Burford. Mais tarde tornou-se Duque de St Albans com uma renda anual de £1,000 por ano.

Estabelecida numa boa casa e admitida na Corte, Nell passou o resto da vida a entreter o Rei e os seus amigos. 

Catarina de Bragança ostracizada na Corte por ser estrangeira, católica e não ter tido filhos e com o seu séquito de regresso a Portugal teve de "comer o pão que o diabo amassou". No entanto quando a quiseram acusar de traição, o seu marido, Carlos II, defendeu-a e apoiou-a sempre.


Sir Peter Lely (1618-80). Catarina de Bragança   c.1663-65. Palácio de Holyroodhouse


Quando o Rei estava às portas da morte pediu ao seu irmão James que não deixasse a "pobre Nelly morrer à fome" e a promessa foi cumprida.



Em 1937, foram construídos apartamentos em estilo Art Deco na zona chique de Chelsea, aos quais deram o nome de Nell Gwynn





https://www.onthisday.com/articles/nell-gwyn-the-temptress-who-enchanted-a-king

sábado, 12 de novembro de 2022

Apresentação: Poema de Cecília Meireles

 



Aqui está minha vida — esta areia tão clara
com desenhos de andar dedicados ao vento.


Aqui está minha voz — esta concha vazia,
sombra de som curtindo o seu próprio lamento.


Aqui está minha dor — este coral quebrado,
sobrevivendo ao seu patético momento.


Aqui está minha herança — este mar solitário,
que de um lado era amor e, do outro, esquecimento.



 Melhores Poemas de Cecília Meireles.

 Seleção de André Seffrin. Global Pocket, 2020

Foto: Cap Skirring, Senegal

sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Recordando o "Poppy Day"



Esta fotografia mostra uma multidão à volta do Monumento da Rainha Victoria junto à entrada do Palácio de Buckingham, celebrando o anúncio do fim da Primeira Guerra Mundial em 1918. É do album de fotografias da Rainha Mary. Royal Collection Trust FB


O Presidente da República, Sidónio Pais, saúda a população em frente ao Palácio Nacional de Belém, e comunica o telegrama do Rei Jorge V do Reino Unido que felicita Portugal pela participação vitoriosa no conflito. (Arquivo MPR – Coleção Sidónio Pais).Museu da Presidência da República FB.

Quando comecei o meu blog, há 11 anos, a primeira entrada foi sobre As Celebrações Anglo-Americanas e as Aulas de Inglês. O dia do Armistício a 11 de novembro foi sempre recordado nas minhas aulas, por achar ser uma importante data.


Poppy Day

Why the poppy?

Lest we Forget*

Recordar o dia 11 de novembro

Feliz Dia de S. Martinho

 


São Martinho partilhando a capa 
com um mendigo (calcário)
Artista desconhecido, Vale do Loire, 1531
Museu Calouste Gulbenkian, Lisboa







terça-feira, 8 de novembro de 2022

Vlad, o Empalador

 


Pintura a óleo de 1560 (supostamente cópia de um original pintado em vida) de Vlad Țepeș (1431-1476) na colecção do palácio de Ambras, em Innsbruck ( A Câmara de Arte e Maravilhas).

O ano passado no Tirol, foi a última vez que vi referência a este príncipe da Valáquia, considerado um herói na Roménia e Moldávia, apesar dos seus métodos crueis usados contra os inimigos através de morte por empalamento. A sua fama de crueldade e brutalidade serviu de referência para o famoso  livro de Bram Stoker, de 1897, Drácula, cujo herói tornou-se mais famoso do que a figura histórica que o inspirou.

Embora a sua data de nascimento não seja consensual, alguns sítios colocam o dia 8 de novembro de 1431, como provável.

Tenho lido algumas notícias sobre o Rei Carlos III do Reino Unido ser descendente deste governante da Valáquia pela parte da Rainha Mary, casada com Jorge V. O que sei é que o outrora Príncipe de Gales tinha uma predileção pela Transilvânia, que visitava com frequência e a sua propriedade em Viscri pode ser alugada. Agora como Rei não deve ter tantas oportunidades de visitas curtas, mas quem sabe uma visita oficial ...

Na Roménia há muitos locais relacionados com Vlad III e quando lá vivi visitei e publiquei alguns posts:
Sighişoara, onde nasceu;
Rupea, uma cidadela cercada por Vlad Țepeș;
Târgoviște, capital da Valáquia no século XV, Vlad ampliou a Corte Real;
O Castelo de Corvin, onde esteve preso;
O mosteiro de Snagov, onde supostamente está sepultada a sua cabeça;
O Castelo de Bran, também conhecido como Castelo do Drácula.


domingo, 6 de novembro de 2022

Sophia's google doodle

 



“When I die I will return to seek

The moments I did not live by the sea.”

-Poem by Sophia de Mello Breyner which inspired the Doodle artwork


Today's Doodle celebrates the 103rd birthday of Sophia de Mello Breyner Andresen, an acclaimed Portuguese poet. She was the first woman to earn the Camões Prize, the highest Portuguese honor for poetry. Throughout her career, she published 14 acclaimed volumes of poetry and several short stories, children’s books and essays.

Sophia was born on this day in 1919 in Porto, Portugal. She was raised by wealthy parents and a nanny who, at Sophia’s request, often read poetry and fiction aloud. Long before she could read, Sophia delighted her family by reciting the works of 16th-century poets. By age 12, she was avidly reading Homer.

In 1936, Sophia enrolled at the University of Lisbon and studied classical philology. She was particularly drawn to Greek civilization, and often explored Greek mythical figures, motifs and places in her writing. After taking some college courses, Sophia returned to Porto to write poetry and stories.

Sophia published her first book, “Poesia” (Poetry) in 1944. Her poetry often explored themes like existentialism and individualism. After marrying and starting a family, Sophia began to focus on societal issues that would affect her children. Her second and third volumes of work, particularly poems like "Livro Sexto,” shone a spotlight on corruption and injustice.

In the 1950s, Sophia became interested in children’s books and released O rapaz de bronze (The Bronze Boy). She wrote nine more books while experimenting with short stories during this time. Later in her career, she published her most acclaimed poetry, Dual and O nome das coisas (The Name of Things) — and went on to win the Max Jacob Poetry Prize and the Rainha Sofia Prize for Ibero-American Poetry. Today, poetry lovers can find her work online and in bookstores around the world.


Sophia- a biografia de Isabel Nery

Recordar Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004)

Primavera

As casas

25 de abril

Como o Rumor

As Flores

Recordando férias no Mar Negro



Lenço à moda de Laz e miniatura de cesto de Rize usado para colher as folhas de chá

Plantação de chá
Plantação de tabaco





No Mar Negro em 1992


sábado, 5 de novembro de 2022

O elefante do sultão de Constantinopla

Museu de Capodimonte, Nápoles

Em 1742 chegou a Nápoles um elefante indiano, vindo de Constantinopla, oferta do sultão como prova das boas relações entre Nápoles e a corte otomana, após a assinatura de um tratado de navegação e comércio em 1740.
O elefante foi exposto como curiosidade e pintores e escultores foram chamados para mostrarem a aparência do exótico animal. O distinto naturalista Francesco Serao (1702-1783) publicou uma brochura com as caracteristicas e medidas do animal e incluiu uma gravura do elefante. Esta escultura de 1742 de um anónimo parece ter por base essa gravura.

Mais de 200 anos antes Portugal mandara a Roma uma embaixada com diversos presentes ao Papa Leão X, incluindo um elefante, que causou grande curiosidade e encanto na população que nunca vira um animal assim e até o pintor Rafael desenhou o elefante Hanno.


Em Nikko, no Japão achei muito curioso este relevo de supostos elefantes  imaginado por um artista, que nunca os tinha visto ao vivo...

Lá que o elefante continua a ser um animal que desperta muita curiosidade nas crianças e adultos é verdade. Hoje em dia nem sei como me atrevi a dar um passeio de elefante na Tailândia...

quinta-feira, 3 de novembro de 2022

O Chevrolet

 


No dia 3 de novembro de 1911 o Chevrolet entrou oficialmente no mercado automóvel competindo com o Ford T. 
Ford 1910

Em 1912, o preço de um Chevrolet era de 2.150 dólares, muito dinheiro para aquela época.


Quando visitei Cuba, em 2016, fiquei supreendida por encontrar tantos carros antigos americanos, entre os quais Chevrolets dos anos 50, muito bem estimados. Constituíam, aliás, uma atração turística. Até dediquei um post a esses belos carros e comprei um quadro a óleo, retratando uma das ruas mais movimentadas de Havana, onde se destaca uma dessas belas «banheiras», como eram chamados esses carros grandes consumidores de gasolina, que representavam símbolos da prosperidade e otimismo americanos, após a II Guerra Mundial.