A minha Lista de blogues
sexta-feira, 31 de dezembro de 2021
terça-feira, 28 de dezembro de 2021
A Florista
Cheguei decidida à florista do supermercado e pedi as orquídeas brancas, um ramo de tulipas brancas, outro de tulipas amarelas, 5 estrelícias, 3 antúrios e 3 proteas. Ainda perguntei se eram mesmo da África do Sul (são a flor nacional).
No mercado do Funchal
A empregada teve de ir ver a que flores me referia e perguntou-me também muito decidida: "A senhora é florista?" Não sou mas gostava de ter sido, mas respondi só "sou madeirense, que é quase a mesma coisa..."
E depois o rapaz da caixa registadora julgou que as anonas eram abacates...Boas Festas!
quarta-feira, 22 de dezembro de 2021
Feliz Natal
quarta-feira, 15 de dezembro de 2021
Os meus "boyinhos"
Primeira viagem de autocarro
Charlie- ...why a man and not a boy?
Pai- ...because a man is usually older than a boy.
Charlie- ... ah yes. I am a boy and Theo is a "boyinho".
Theo- ... !!
sexta-feira, 10 de dezembro de 2021
10 de dezembro: Dia dos Direitos Humanos
quinta-feira, 9 de dezembro de 2021
Os primeiros sinais de trânsito do mundo
Os novos sinais de trânsito tinham semelhanças aos do caminho de ferro, pois foram desenhados pelo engenheiro J P Knight, que os adaptou do sistema que desenvolvera para sinalizar os comboios.
quarta-feira, 8 de dezembro de 2021
8 de dezembro: Dia da Padroeira de Portugal
Escola Flamenga, inicio do século XVI,
madeira de carvalho estofada, policromada e dourada
terça-feira, 7 de dezembro de 2021
Mesas de Natal
Todas as pessoas que me conhecem sabem que tenho predileção por mesas bem decoradas e agora no Natal, que as famílias estão mais tempo juntas, ainda é mais importante valorizar o encontro. Como madeirense não posso deixar de me lembrar do bordado Madeira, que tem acessórios de mesa muito bonitos para esta estação e muito versáteis, os quais podem ser colocados numa toalha lisa branca, numa bandeja ou num cesto de pão.
E as folhas verdes bordadas criam um ambiente muito alegre
Ou a versão mais simples e elegante desta mesa de festa de Natal com o pormenor de todos os convidados terem o seu nome gravado numa decoração, que podem levar para casa.
Leo Baekeland, inventor da baquelite
No dia 7 de dezembro de 1909 foi patenteada a baquelite, que deve o nome ao seu inventor, o quimico americano de origem belga Leo Baekeland (1863-1944).
A baquelite foi o primeiro plástico fabricado a partir de componentes sintéticas. O sucesso da descoberta na época deve-se às suas propriedades, possuindo alta resistência ao calor, eletricidade (isolante) e ao impacto, além da capacidade de ser tingido em todas as cores. Baekeland é considerado o "pai da indústria do plástico", a qual invadiu as nossas vidas produzindo produtos tão diversos como brinquedos, material de cozinha, discos musicais e até os telefones em voga a partir dos anos 30 do século passado.
segunda-feira, 6 de dezembro de 2021
Azevinho ou Visco?
Os posts do meu blog são muitas vezes influenciados por
leituras, que me levam a pesquisar um pouco para depois escrever. O de hoje teve
a sua origem na imagem de um azevinho na página oficial de uma câmara municipal portuguesa e convidava as pessoas a ir lá dar o "tradicional beijo
debaixo do azevinho". Ora nem esta é uma tradição portuguesa nem a inglesa
"a kiss under the mistletoe" se refere ao azevinho (holly, em
inglês). Como sabemos este é um arbusto que pode crescer até formar uma
autêntica árvore, mas as suas folhas são espinhosas e não dava jeito nenhum se
meter debaixo do azevinho para receber um beijo e ficar toda arranhada...
O mistletoe (visco em português) corresponde a uma planta parasita, que cresce em ramos de diferentes árvores e tem bagas brancas com aspeto viscoso.
No inverno, quando as árvores já estão despidas das suas folhas, nota-se o visco que se mantém verde.
A origem da importância do visco remonta à mitologia nórdica:
Balder, o mais belo e favorito dos deuses nórdicos, teve um sonho a anunciar a sua morte. A sua mãe, Frigg, conseguiu que todas as criaturas vivas jurassem que não lhe faziam mal Os deuses atiraram-lhe então todo o tipo de objetos afiados e confirmaram alegremente a sua imunidade No entanto, esqueceram-se de falar com uma planta insignificante, o visco. Foi desse modo que o deus Loki fez uma seta afiada de visco e matou Balder.
O visco tem propriedades medicinais e desde há muito que está associado à vida e fertilidade, assim como ao amor e amizade.
Todavia, não se sabe de facto qual a relação daquela lenda mitológica com o costume de dar um beijo debaixo do mistletoe, tradição que só apareceu em Inglaterra no século XVIII.