O passeio de hoje teve como objetivo conhecer dois locais: a Casa do Bom Pastor e a rua Baštová e depois andar pelo centro histórico, como de costume, pois há sempre algo mais para conhecer.
A minha Lista de blogues
sábado, 27 de fevereiro de 2021
Bratislava- centro histórico
Recordar Vergílio Ferreira
"Uma língua é o lugar donde se vê o Mundo e em que se traçam os limites do nosso pensar e sentir. Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto. Por isso a voz do mar foi a da nossa inquietação" *
Vergílio Ferreira
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021
Rossini e a boa mesa
https://www.publico.pt/2011/05/21/jornal/tornedo-e-opera-num--jantar-inspirado-por-rossini-22044845
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021
O símbolo da 4ª Presidência Portuguesa da UE
Esta menina...
A bailarina
Esta meninatão pequeninaquer ser bailarina.Não conhece nem dó nem rémas sabe ficar na ponta do pé.
Não conhece nem mi nem fáMas inclina o corpo para cá e para lá
Não conhece nem lá nem si,mas fecha os olhos e sorri.
Roda, roda, roda, com os bracinhos no are não fica tonta nem sai do lugar.
Põe no cabelo uma estrela e um véue diz que caiu do céu.
Esta meninatão pequeninaquer ser bailarina.
Mas depois esquece todas as danças,e também quer dormir como as outras crianças.
Cecília Meireles
terça-feira, 23 de fevereiro de 2021
Rosa Araújo e a Ópera
23 fevereiro: Dia do Aniversário do Imperador do Japão
Os biombos Namban descrevem claramente o forte interesse do povo japonês pela chegada dos portugueses. Por outro lado, os livros históricos como a Historia do Japam de Luís Froís, o Dicionário Luso-Japonês elaborado pelos jesuítas, documentos de cartografia e língua japonesa ou sobre a sua sociedade, mostram a profunda ligação dos portugueses ao Japão da época.
O Japão reabriu as suas portas ao Mundo no século XIX. O Japão e Portugal assinaram um Tratado de Paz, Amizade e Comércio em 1860. Assim os dois países estabeleceram a primeira relação diplomática oficial. Foi um marco importante na longa história de relações entre os dois países, iniciadas em 1543.
2005. O Presidente Jorge Sampaio no Japão com o primeiro- ministro do Japão Junichiro Koizumi
2015. O primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, com o Imperador do Japão Akihito. Há 25 anos que um primeiro-ministro não visitava o Japão. O último fora Cavaco Silva em 1990.
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021
Livro sobre o Palácio da Cova da Moura
O livro saiu este ano, quando Portugal assume a quarta presidência da União Europeia. No Palácio da Cova da Moura funciona a Direcção-Geral de Assuntos Europeus do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal.
A sede do MNE é no Palácio das Necessidades, sobre o qual já existe um bonito livro da autoria do Embaixador Manuel de Côrte-Real. (também é possível fazer uma visita virtual ao Palácio das Necessidades), daí esta obra sobre o Palácio da Cova da Moura, parte do conjunto dos dois palácios, onde funcionam os principais serviços daquele ministério fazer falta...fica-se à espera de uma brochura sobre a sede do Instituto Camões no Palacete Seixas, na Avenida da Liberdade, junto ao Marquês de Pombal.
Em 1935, o palácio foi comprado pelo Ministério da Guerra e, em 1961, instalou-se ali o Ministério da Defesa Nacional, o qual procedeu a obras de adaptação. Nesse mesmo ano, o então ministro da Defesa, general Botelho Moniz, tentou organizar um golpe de estado para derrubar Salazar. Em 1974, a Junta de Salvação Nacional funcionava naquele palácio, onde foi tirada a icónica fotografia junto à lareira de azulejos, antes Sala de Jantar da Família Ulrich. Apresenta também fotografias antigas cedidas por familiares da família Ulrich.