A minha Lista de blogues

quinta-feira, 30 de junho de 2022

A 2ª Conferência dos Oceanos das Nações Unidas







Portugal acolhe a 2ª Conferência sobre os Oceanos das Nações Unidas, que termina amanhã em Lisboa no centro Altice Arena. Prevista para 2020, foi adiada devido à pandemia.

A 1ª Conferència ocorreu em Nova Iorque entre 5 e 9 de junho de 2017, tendo inicio no Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado a 5 de junho e coincidindo com a celebração do Dia Mundial dos Oceanos no dia 8 de junho





quarta-feira, 29 de junho de 2022

O meu mapa de viagens



Açores, Alemanha, Albânia, Antígua e Barbuda, Angola, Argentina, Àustria, Aruba,

Barbados, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Bulgária 

Camboja, Canadá, Canárias, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Croácia, Cuba, Curaçao 

Dinamarca

Egito, Equador, Escócia, Espanha, Eslovénia, Estados Unidos da América, Estónia, 

Falklands, Finlândia, França

Grécia, Guiné-Bissau, Guiana

Hungria

Ilhas Virgem (EUA), Inglaterra, Irlanda, Itália

Jamaica, Japão

Madeira, Malta, México, Moldova, Montenegro 

Noruega

Países Baixos, Panamá, Polónia, Portugal, Porto Rico

Qatar

Reino Unido, República Checa, Roménia, Rússia

Santa Lucia, Senegal, Singapura, Suiça, Suécia, St Martin, S. Vicente e as Grenadinas

Tailândia, Tunísia, Turquia, Trinidad e Tobago

Ucrânia,Uruguai

Vaticano, Venezuela, Vietnam




A OAUC vai a Toulouse


 Parte hoje para Toulouse a 
Orquestra Académica da Universidade de Coimbra (OAUC).



Boa Viagem para a minha nora, docente daquela universidade e violoncelista da orquestra!






Almourol - Francisco de Lacerda (1869-1934)


Alfama: "Dança dos Rapazes e das Raparigas que enchem o Largo" 
- Joly Braga Santos

terça-feira, 28 de junho de 2022

Teatro de final de ano letivo no CRSI


 



Hoje houve teatro na escola do meu neto mais velho. Gostaria de ter visto aquele porquinho...

28 de junho de 1914


No dia 28 de junho de 1914 foram assassinados em Sarajevo o Arquiduque Francisco Fernando, herdeiro do trono austro-húngaro e a sua mulher a Duquesa Sofia.

Este acontecimento trágico espoletou a I Guerra Mundial, o conflito mais sangrento até aquela data com mais de 37 milhões de mortos. Cinco anos mais tarde, a 28 de junho de 1919, foi assinado o Tratado de Versalhes, um acordo de paz imposto pelas potências europeias vencedoras e a Alemanha derrotada, assumindo a culpa pelo começo das hostilidades, ficou ainda obrigada ao pagamento de indemnizações aos vencedores pelos prejuízos provocados pela guerra. A perda a leste de alguns dos seus territórios, a ocupação de outra parte, implicou um sentimento de humilhação na população, contribuindo, mais tarde, em conjunto com a terrível crise económica iniciada em 1929,  para a ascenção do nazismo na Alemanha.

Na Áustria, após os acontecimentos trágicos da morte do filho do Imperador Francisco José, Rudoldo, e do sobrinho do imperador, assassinado, subiu o último Habsburgo ao trono: Carlos I da Áustria, que morreu no exílio na Madeira. A Áustria tornou-se uma república em 1919.

No período entre guerras a Casa de Habsburgo foi uma opositora do nacional socialismo e comunismo e, durante a II Guerra Mundial, o filho do último imperador, Otto von Habsburg liderou movimentos de resistência na Europa central, sofrendo perseguições pela gestapo e na sua fuga beneficiou de um visto emitido pelo célebre Cônsul de Portugal em Bordéus Aristides Sousa Mendes.

O ano passado visitei o Museu de História Militar de Viena (Heeresgeschichtliches Museum), onde está exposto o carro histórico do herdeiro do trono com as marcas das balas bem visíveis.

Os vinte anos de paz, entre 1919 e 1939, representam assim um interregno instável, sobretudo na Europa, entre dois conflitos mundiais, pois a II Guerra Mundial surge como a continuação de rivalidades não resolvidas e estimuladas pelo latente revanchismo alemão, que a propaganda fanática nazi explorou até à exaustão numa sociedade económica e socialmente debilitada.

Sinceramente, espero que a sanguinária e completamente injustificada  invasão da Ucrânia pela Rússia, cujos horrores da guerra estamos a assistir, dia a dia, pela televisão não provoque um conflito generalizado, como aqueles que destruíram a Europa e a maior parte do mundo, durante 30 anos da primeira metade do século XX. Quero que os meus filhos e netos vivam em paz, ao contrário das gerações dos meus pais e avós.   

segunda-feira, 27 de junho de 2022

Estreia do filme Moby Dick (1956)




Foi há 66 anos na cidade de New Bedford em Massachusetts que  se estreou o filme de John Huston Moby Dick com Gregory Peck. Façanha só repetida em 2003, quando  houve ali outra estreia mundial, desta vez do filme Passionada de Dan Ireland com Jason Isaacs e Sofia Milos, evocando a mesma localidade - famosa pelo seu passado baleeiro, de onde Ishmael partiu à procura da baleia branca gigante, tendo por base o romance de 1851 escrito por Herman Melville.

Assisti à estreia de Passionada, com grande pompa e orgulho do Mayor da cidade, Dr. Frederick Kalisz que esteve na presidência da câmara de 1998 a 2006, durante todo o tempo em que vivi em Massachusetts e que nessa ocasião recordou a estreia mundial de Moby Dick, a 27 de junho de 1956 naquela mesma cidade.

Ao pesquisar na internet para este post fui surpreendida com a noticia da morte daquele notável Presidente da Câmara de New Bedford no ano passado, devido à covid 19. Tinha 63 anos. Fiquei chocada e até liguei ao meu marido. Encontrávamo-lo com muita frequência em celebrações de festas dos portugueses residentes naquela área e foi convidado de honra num jantar em nossa casa.
Recordo o seu enorme esforço em colaboração com o consulado de Portugal em conseguir que fossem mostrados pintores açoreanos como Domingos Rebelo no Whaling Museum e no Museu de Arte de New Bedford, ambos no centro.


Domingos Rebelo (1891-1975) Os Emigrantes

Lembro-me das ruas de New Bedford engalanadas com cartazes a publicitar a grande exposição A Window on the Azores com reproduções desta conhecida obra. Guardei um desses cartazes...

Lembro-me do jantar de gala  no dia da abertura da exposição para o qual foi fechada a rua (Pleasant St), onde ficava o consulado e a Câmara Municipal e da excelente atuação da cantora de ópera americana, de ascendência portuguesa, Susan de Melo e das palavras do cônsul para o Mayor na despedida : «This is really a very PLEASANT Street» reproduzidas no jornal no dia seguinte.

RIP, Mr. Mayor 


 Pleasant Street. O Consulado de Portugal em New Bedford e a Câmara Municipal
 por Arthur Moniz

Seamen's Bethel e o centro histórico de New Bedford
 por Arthur Moniz

Seamen's Bethel é o nome da capela construída em 1832, onde os baleeiros se reuniam antes de partirem para a caça à baleia.  No filme é mostrada uma cena de exterior com a capela, o que fez com que esta se tornasse uma atração turistica...


domingo, 26 de junho de 2022

Festival da Coroação


Coroação de Maria Teresa na catedral de S. Martinho em Bratislava

Pelo 18º ano celebrou-se, ontem, na praça Hviezdoslav em Bratislava a recriação da cerimónia da coroação do Rei da Hungria.

Bratislava recebeu o privilégio de ser o local de coroação dos reis da Hungria durante 267 anos. Foram coroados 10 reis, 1 rainha e 7 rainhas consortes, que também eram reis checos, alemães, que governaram o Sacro Império Romano-Germânico, unindo desta forma quase toda a Europa central, determinando o curso dos acontecimentos europeus, assim como influenciando igualmente a vida política mundial. A coroação decorria na Catedral de São Martinho.

O início da era da coroação em Bratislava começou após a Batalha de Mohács em 1526, quando a região onde se situava o local considerado sagrado e tradicional para as coroações húngaras (a catedral em Székesfehérvár, na Hungria) foi ocupado pelos otomanos e a nobreza e clero húngaros tiveram de procurar refúgio em Pressburg (Bratislava) em 1536, quando o Rei Fernando declarou  que esta cidade passava a ser a capital da Hungria.

Ontem, depois da ida ao cinema ficámos pelo centro histórico, onde almoçámos, à espera de ver o festival da coroação, que deveria começar às 16h. Apesar de se realizar há 18 anos, fora cancelado nos últimos dois devido à pandemia.

Numa tenda encontrava-se alguma informação histórica, mas só em eslovaco...







À frente do cortejo os estandartes a indicar a data da coroação da imperatriz Maria Teresa em 25 de junho de 1741.




Seguiu-se o clero e depois a «imperatriz»...


Achei incrivel que as damas de companhia se apresentassem com o cabelo desta forma: uma com o cabelo amarrado com uma mola e a outra a precisar de cabeleireiro há meses...teria sido mais engraçado e de acordo com a época usarem umas cabeleiras como a soberana. 

O espetáculo atrasou, uma cruz de madeira partiu-se e foi posta fita cola, o som apagava-se a meio de discursos e a música de espera em vez de ser de compositores da época era canto gregoriano...

Durante a coroação propriamente dita a Maria Teresa mudou de roupa por três vezes junto a uma pequena tenda. O calor que se fazia sentir, fez com que saíssemos às 18h, sem ver o final...também náo deveria faltar muito. 



A cadeira de plástico de Maria Teresa


O «clero», muito bem representado, era quem ajudava Maria Teresa com o manto...









Já com a coroa, ergueu a espada como é historicamente conhecido, mas não cheguei a tempo de tirar fotografia...











Regressámos a pé a casa, que fica perto do castelo de Maria Teresa, com a sensação que uma recriação histórica deste tipo em capital europeia merecia mais e melhores cuidados, pois a ideia é interessante; e até poderia constituir uma verdadeira atração turística, atendendo aos numerosos turistas que param e visitam Bratislava durante os circuitos fluviais do Danúbio, cujo porto de escala fica talvez a menos de 200 metros da bonita Praça Hviezdoslav. 



«Elvis» o filme

 


O filme de Baz Luhrmann é um retrato de Elvis Presley (1935-1977), desde a juventude até a sua morte aos 42 anos.

Um grande aplauso para o ator Austin Butler que representa Elvis com todo o seu talento não só na voz, mas também nos conhecidos maneirismos do Rei do Rock and Roll. A sua voz está por trás das canções ouvidas do começo da carreira do muito célebre cantor. Só no final é que o realizador optou por juntar as vozes de Butler e Elvis.

Estas canções são todas cantadas pelo ator Austin Butler, que fazia exercícios vocais todos os dias, embora a música tenha feito sempre parte da sua vida, como “forma privada de terapia”: “I’ll Fly Away,” “That’s All Right,” “Baby, Let’s Play House,” “Blue Suede Shoes,” “Heartbreak Hotel,” “Working on the Building” (com Yola), “Hound Dog,” “ Are You Lonesome Tonight?, “Trouble,” “Crawfish,” “Here Comes Santa Claus,” “If I Can Dream,” “Suspicious Minds,” e “Can’t Help Falling in Love.


A caracterização no filme é excelente. Tom Hanks representa, de forma magníficamente cínica, o oportunista e complexo agente de Elvis, o coronel Tom Parker, que vigarizou financeiramente o artista, revelação importante que veio à superfície, sobretudo  após a morte do cantor. De salientar que tanto a sua viúva como a filha gostaram muito como Elvis é representado pelo ator Austin Butler e também, no caso de Priscilla Presley, a sua própria representação no filme pela atriz Olivia DeJonge. Trata-se de um retrato bem feito e simpático  de um dos maiores íconos da música e cultura populares do século XX, que mais discos vendeu individualmente.  


Ontem, fui ver o filme a uma matiné e saí satisfeita. Gosto muito de algumas músicas do Elvis e quando era professora tive oportunidade de apresentá-lo a algumas das minhas turmas, sobretudo quando comecei a dar aulas, em 1980 (3 anos após a sua morte) e no 11º ano o tema Música estava no programa...


https://www.esquire.com/entertainment/movies/a40392054/austin-butler-singing-elvis/#:~:text=When%20Elvis%20moves%20to%20the,is%20really%20like%20a%20muscle. consultado em 26 junho 2022

time.com/6191111/elvis-priscilla-presley-true-story/?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=editorial&utm_term=entertainment_movies&linkId=170664681&fbclid=IwAR3EgwC48Vftpb67jFSvTZjmEbz6C2jh_5OxZvtJHdtHqwNbx1sx7jt02M8 consultado em 26 junho 2022


sábado, 25 de junho de 2022

Família junta em Lisboa

 


Ai que saudades...

Dia da Blusa Romena

 Todos os anos a 24 de junho celebra-se o Dia da Blusa Romena em todo o mundo.


É um simbolo de identidade da Roménia  e da sua criatividade.

Foi a primeira coisa que comprei na Roménia, quando lá cheguei em 2017, pois já tinha visto como eram bonitas e especiais. É toda bordada à mão. No entanto para quem não quer gastar muito dinheiro, encontram-se bonitos exemplares à máquina. Não é a mesma coisa...

6 = (4+2)

 

25 junho 2016. Muitos Parabéns!

junho 2022

sexta-feira, 24 de junho de 2022

Dia dos Joões

João é um nome muito popular. Quem não tem na sua família um tio ou primo João? Na minha há três na segunda e terceira gerações.

Este nome tradicional com origens biblicas deriva do hebraico e significa «com a graça de Deus».Tem praticamente em todas as línguas conhecidas o seu equivalente:

John, Johann, Giovanni, Jean, Juan e Ivan (russo).

O S. João Batista de Leonardo da Vinci no Louvre

A sua popularidade foi certamente influenciada por dois personagens bíblicos: S. João Batista, o profeta que batizou Jesus e o apóstolo João, também conhecido como São João Evangelista, um dos doze apóstolos.


Numa das minhas últimas idas a Lisboa, o meu sobrinho João veio de propósito a minha casa cumprimentar a tia. Gostei muito.



O João e a Joana (feminino de João) há 12 anos...

Hoje, 24 de junho, é o dia de S. João, um dos santos populares que se comemora em Portugal (Santo António, São João e São Pedro).



quinta-feira, 23 de junho de 2022

Poema de Olavo Guimarães


Manjericos para o S. João, que se comemora a 24 de junho

Coro de crianças:

Passem os meses desfilando!
Venha cada um por sua vez!
Dancemos todos, escutando
O que nos conta cada mês!

Junho:

Em chamas alvissareiras,
Ardem, crepitam fogueiras . . .
— E os balões de S. João
Vão luzir, entre as neblinas,
Como estrelas pequeninas,
Entre as outras, na amplidão.

Não há casinha modesta
Que não se atavie, em festa,
Nestas noites, a brilhar:
Não se recordam tristezas . . .
Estalam bichas chinesas,
Estouram foguetes no ar.

Fogos alegres, pistolas,
Bombas! ao som das violas,
Ardei! cantai! crepitai!
Num largo e claro sorriso.
Seja a terra um paraíso!
Folgai, crianças, folgai!

Coro de crianças:

Aí vem Julho, o mês do frio . . .
Vamos os corpos aquecer,
Acelerando o rodopio . . .
— Pode outro mês aparecer!

Olavo Guimarães (1865-1918). Rio de Janeiro



quarta-feira, 22 de junho de 2022

MAR

 



Mar!

E é um aberto poema que ressoa

No búzio do areal...

Ah, quem pudesse ouvi-lo sem mais versos!

Assim puro,

Assim azul,

Assim salgado...

Milagre horizontal

Universal,

Numa palavra só realizado.

               Miguel Torga (in Diário XI)



Praia na ilha Coche e búzio a recordar Los Roques, Venezuela

terça-feira, 21 de junho de 2022

Já é Verão!



O solstício de verão de 2022 ocorre a 21 de junho no hemisfério norte, marcando oficialmente o início do verão. O dia do solstício do verão é o dia mais longo do ano.






Faltam 51 dias para as ambicionadas férias de  verão em família...

segunda-feira, 20 de junho de 2022

Passeio a Trieste



Mais uns leões para a minha coleção...estes no hall do hotel


Quando visitei o palácio da Sissi em Corfu, o Achilleion (Palácio de Aquiles) com o nome do herói da mitologia grega, que mais admirava, reparei e fotografei uma bandeja com uma pintura do Palácio Miramare, em Trieste, onde a Imperatriz gostava de passar algum tempo. Pertenceu aos Habsburgos até a I Guerra Mundial.

Aliás, parece que gostava especialmente de ilhas ou locais muito próximo do mar  (Madeira, Maiorca, Corfu, Trieste...)  
Koper, a maior cidade eslovena na costa do Adriático fica apenas a cerca de 25 km de Trieste, em Itália. Por conseguinte, durante a recente viagem à Eslovénia resolvemos prolongar o fim de semana e visitar Trieste uma antiga cidade veneziana e, mais tarde, parte importante do Império Austro-Húngaro, assim como Viena, Budapeste e Praga. 

A chegada ao hotel foi um pouco caótica devido a um grande número de ruas com um só sentido, que nos «despistavam».

Numa cidade à beira mar com pessoas abertas e simpáticas e ainda por cima com boa comida fez com que depressa esquecessemos alguns aspetos menos positivos. Afinal estávamos em Itália...Logo à entrada na receção ao pedir uma informação ligaram para uma agência e sucederam-se os elogios, beijos e abraços ao telefone, para depois desligar e dar-me  a informação em inglês. Antes, não suportaria isto. Tinha uma amiga alemã que dizia que eu era mais alemã do que ela, por gostar de tudo com rigor e bem planeado; pois agora estou numa fase de maior bonomia e, portanto, como que mais italiana, não fosse esta a terceira vez que vamos a Itália este ano (Roma em janeiro e Bergamo e Milão em fevereiro). No entanto, gostaria de revisitar Dresden, passados tantos anos...

Dada a minha curiosidade em visitar o Palácio Miramare, esse foi o primeiro local que visitámos. Os horários do barco Trieste-Grignano, onde fica situado não são frequentes e por isso desistimos de chegar de barco...

Foi construído entre 1856 e1860 para o arquiduque Maximilianos e a sua mulher Charlotte da Bélgica. Apesar de se ter tornado um refúgio de Sissi, são poucas as referências à Imperatriz Elisabete (Sissi).


A Sissi a desembarcar em Miramare (vestida de escuro) a cumprimentar Charlotte (vestida de branco), que lhe dá as boas vindas em 1861. A delegação mexicana oferece a coroa imperial a Maximiliano, irmão do Imperador austríaco Francisco José, em 1863 (quadro da esquerda). De salientar, no quadro, a mesa redonda com mosaicos de monumentos de Roma, uma oferta de casamento de Pio IX. Pinturas originais de Cesare Dell ´Àcqua. 


Sabemos como foi trágico o fim de Maximiliano, fuzilado no México, como mostra o conhecido quadro de Manet, retratando os soldados vestidos com um uniforme parecido com o francês, como forma de repulsa por Napoleão III ter encorajado a ida de Maximiliano para o México para depois lhe ter retirado as tropas francesas.









No palácio há dois quadros que retratam o Imperador Francisco José e a Imperatriz Sissi.


Numa sala dedicada aos soberanos da época de Maximiliano podemos admirar um bonito retrato de D. Pedro II, Imperador do Brasil.




Toda a decoração é bastante pesada, fazendo lembrar o castelo Peleș na Roménia, da mesma época.









O belíssimo quadro de Ticiano A Madona das Rosas estava em exibição, um empréstimo dos Uffizi

O exterior do palácio junto ao mar e com bonitos jardins proporciona um ambiente muito mais relaxante. É também conhecido por Castelo Miramare e encontra-se na lista dos 60 castelos mais espetaculares (#36).


A estátua de Sissi em Trieste, perto da estação de comboios


O canal de Trieste não tem nada a ver com os de Veneza



Junto à estátua de James Joyce

Fomos jantar ao restaurante histórico Caffè Tommaseo.

A Piazza Unità d Ìtalia é considerada a maior praça da europa de frente para o mar. 







Bem... se considerarmos que o Terreiro do Paço dá para o Tejo...







Terreiro do Paço, Lisboa (foto da CML)







Apanhámos um belo pôr do sol
O teatro romano

A igreja de Santa Maria Maior e o Arco de Ricardo

San Giusto e o Castelo





Jantámos num agradável restaurante no centro: Chimerina

No dia seguinte fizemos o trajeto Trieste-Bratislava atravessando 2 países e chegando a um quarto. Viver no centro da Europa tem destas vantagens...