O Dia Internacional do Chá é uma data instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2019 e comemorada anualmente em 21 de maio, desde 2020.
Ao contrário do que se possa pensar esta data não é celebrada para reunirmos amigas para tomar chá, embora também possa ser: sim para recordar os problemas que os trabalhadores das plantações de chá atravessam hoje em dia.
A Embaixatriz do Japão em Bucareste a explicar a importância da cerimónia do chá (sadō) às convidadas (2019).
O costume de beber chá no Japão veio da China, no século XIII, trazido por monges budistas. De início só era bebido por monges, KUGE (nobres na corte) e BUSHI (samurais e guerreiros). O resto da população teve de esperar dois séculos...
A cerimónia de chá atual foi introduzida no século XVI por Sen Rikyu.
Portugal mantinha comércio direto com a China no século XVI e foi responsável pela sua introdução na Europa, apesar dos holandeses também reclamarem essa primazia. Aliás, em Portugal a palavra chá tem semelhanças com a maneira como é pronunciada no oriente, ao contrário do que acontece nos restantes países europeus.
A 21 de maio de 1662, o Rei Carlos II de Inglaterra casou com a Infanta Catarina de Bragança, filha de D. João IV de Portugal, a quem se deve a introdução do hábito de tomar chá em Inglaterra. O seu dote incluiu, além de Tânger, Bombaim e direitos de comércio na Índia em regiões controladas pelos portugueses.
A 16 de dezembro de 1773- Boston Tea Party, momento que marca o início da revolta dos americanos contra a coroa britânica.
Bonitos samovares russos
Quando fiz um curso de férias em Halle, na antiga DDR, em 1983, o único chá que tinham era o russo, fortíssímo. Cheguei a enviar chá Twinings para o Micha, um amigo que conheci lá e ficava contente por saber que o recebia e o apreciava como um bem muito precioso. Numa mais soube dele, mas hoje em dia não deve ter dificuldades em comprar ou encomendar o chá que lhe apetecer.
O chá noutros tempos...