O Dia Mundial da Poupança celebra-se anualmente a 31 de
outubro. A ideia de criar uma data especial para promover a poupança surgiu em
outubro de 1924, durante o primeiro Congresso Internacional de Economia, em
Milão.
The origin of Piggy Banksfoi um post que publiquei há seis anos. Realmente se há um animal que é sinónimo de prosperidade é, sem dúvida, o porco. Daí que os mealheiros
em forma de porco sejam os mais procurados. Essa representação está relacionada com o material escolhido para
confecionar os primeiros mealheiros. Tratava-se de uma espécie de argila,
denominada pygg, em inglês, usada no século XV para fazer pratos e garrafas. O
termo, muito semelhante a pig (porco), foi interpretado pelos oleiros, já no século XIX, como o símbolo de mealheiro e a moda pegou...
Infelizmente como o objetivo era parti-los, quando estivessem cheios de moedas, não restam muitos exemplares antigos, mas no meu post de 2014 está uma fotografia de um porco mealheiro do século XV, do Ashmolean Museum, em Oxford.
Ditados populares relacionados com poupança e investimento:
Após 19 dias de isolamento em casa em Turim, Cristiano Ronaldo está recuperado da infeção de Covid-19, diagnosticada no passado dia 13, horas antes do jogo de Portugal com a Suécia, em Alvalade, para a Liga das Nações.
Em tempo de pandemia a tradição já não é o que era...
ATENÇÃO: hoje foi o pior dia da pandemia em Portugal. Registaram-se 4656 novos casos de infecção e 40 mortes. O número de internados em unidades de cuidados intensivos também é o mais elevado, desde o início da pandemia: 275.
A candidatura, submetida em setembro do ano passado, da Ilha de Porto Santo
a Reserva de Biosfera da UNESCO, foi aprovada no dia 28 de outubro. Esta é uma rede
internacional dinâmica e interativa, constituída por mais de 700 reservas, que
visa implementar ações que contribuam para uma relação harmoniosa entre os
seres humanos e a natureza numa vasta gama de contextos.
As Reservas da Biosfera Portuguesas já inscritas na Rede Mundial são:
Boquilobo- Torres Novas e Golegã (1981)
Corvo - Açores (2007)
Graciosa - Açores (2007)
Flores - Açores (2009)
Reserva da Biosfera Transfronteiriça do Gerês –Xurés, Portugal/ Espanha (2009)
Berlengas - Peniche (2011)
Santana - Madeira (2011)
Reserva da
Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica, Portugal/ Espanha (2015)
Fajãs de
S. Jorge - Açores (2016)
Reserva da Biosfera Transfronteiriça Tejo/Tajo
Internacional ,Portugal/ Espanha, (2016)
No dia 29 de outubro de 1875 nasceu a Princesa Maria em Inglaterra. Chegou à Roménia em 1893 para casar com o príncipe herdeiro Ferdinand. Em 1914 tornou-se Rainha. As suas qualidades: inteligência, beleza, naturalidade e coragem fizeram com que conquistasse logo os romenos. Durante a I Guerra Mundial ajudou os soldados feridos, vestida de enfermeira, e tornou-se uma heroína nacional. Já dediquei muitos posts a esta importante figura da história recente romena:
Rafael: A Visão da Cruz. Sala de Constantino no Vaticano
Este fresco representa um episódio que terá ocorrido no dia 27 de outubro de 312. De acordo com a tradição, o Imperador Constantino teve uma visão da Cruz de Cristo, antes da famosa Batalha da Ponte Mílvia contra Magêncio, o seu rival. Segundo a revelação, ele seria o vencedor, caso substituísse a águia imperial do estandarte dos soldados romanos por uma cruz. De manhã, um pouco antes da batalha, mandou pintar uma cruz nos escudos dos soldados e conseguiu uma vitória esmagadora sobre o inimigo.
O Arco de Constantino, ao lado do Coliseu, inaugurado em 315 DC, em homenagem à vitória de Constantino sobre Magêncio na Batalha de Ponte Mílvia, em 312.
Cristograma de Constantino com as letras X e P sobrepostas (Chi-Ro), as primeiras do nome de Cristo em grego: Χριστός
Constantino promulgou o Édito de Milão, acabando oficialmente com a perseguição aos cristãos. Em 326, a sua mãe, Helena, visitou Jerusalém com o objectivo de procurar os locais associados aos últimos dias de Jesus e Constantino mandou construir um santuário apropriado, no local tradicionalmente considerado da Crucificação e Túmulo de Cristo: a Igreja do Santo Sepulcro.
Muitos autores basearam algumas das suas obras na Visão da Cruz do Imperador Constantino. Lembro-me dos extraordinários frescos de Piero della Francesca em Arezzo, na Basílica de São Francisco, que visitei em 2014.
Nota: este ano tinha programado ir a Roma para rever os extraordinários frescos de Rafael (1483-1520) no Vaticano e também a Londres à National Gallery, que tinha anunciado uma exposição comemorativa daquele magnífico pintor renascentista - talvez a consiga visitar em 2022, pois foi adiada devido ao coronavírus.
Garrow´s Law é uma série da BBC em 12 episódios (2009-2011) sobre os julgamentos no tribunal de Old Bailey em Londres, na época Georgiana, baseada em casos verídicos. O advogado William Garrow (1760-1840) introduziu a frase "presunção da inocência até prova em contrario" e foi um reformador do sistema de justiça. Até a parte sentimental é baseada na sua vida.
Nunca tinha visto esta série, mas passámos o fim de semana a ver os episódios nos DVD, que foram encomendados online. Tenho pena que já tenha acabado...Gostei muito pela qualidade habitual da BBC na reconstrução do ambiente de época, pelas interpretações magníficas dos atores e, sobretudo, pela narração dramática cheia de humanidade.
Nota: Este post tem um vídeo. Na nova versão do Blogger, tem de carregar "Ver Versão da Web" para poder visualizá-lo no telemóvel.
Hoje foi novamente dia de quiz em família, através do Zoom. O nosso tema foi Literatura Francesa, o de Lisboa Jogos Olímpicos e da equipa de CoimbraEventos Marcantes das Relações Internacionais.
Resolvi fazer uma pergunta de "aquecimento", fora do contexto dos temas: qual a importância da gata TOWSER (1964-1987), que teve honras de uma estátua?
A estátua de bronze está à entrada da destilaria Glenturret, na Escócia.
Quase todas as destilarias na Escócia têm um gato, que por vezes se torna a mascote do local. O objetivo é conservar a qualidade dos cereais, sem a "intromissão" de ratos. A Towser entrou no Guiness por matar cerca de três ratos por dia, num total de 28,899 vitimas na sua longa vida. Diz a lenda que o segredo era beber umas gotas de whisky misturadas com o leite...
Literatura Francesa
1- Dos 117 escritores laureados com o Nobel da Literatura,
quantos são de nacionalidade francesa?
2- Quem libertou o teatro francês da dependência dos temas da
mitologia grega ao utilizar como matéria prima para as suas peças a sátira ao
comportamento da sociedade da época?
3- Quem foi a grande figura do Iluminismo, cujas obras influenciaram
a Revolução Americana e Francesa ?
4- Qual o autor da obra “A Mulher de Trinta Anos”?
5- Menciona a obra clássica de Gustave Flaubert (1821-1880), que
desafiou as convenções sociais da época.
6- Poeta francês de meados do século XIX autor de “As Flores do
Mal”
7- Quem é considerado o pai da ficção científica por ter
previsto vários avanços da ciência?
8- Escritor realista que descreve as péssimas condições de
trabalho da classe operária em muitas das suas obras.
9- Um dos grandes nomes do existencialismo e feminismo do
século XX, expoente do movimento literário francês nouveau roman e autora de “O amante”?
10- Nomeia o escritor francês que recusou o prémio Nobel da
Literatura em 1964, porque “nenhum escritor pode ser transformado em
instituição"?
1. Em que ano se iniciaram os Jogos Olimpicos Modernos?
2. Qual foi o ano dos primeiros jogos olímpicos?
3. Qual é o atleta, que já ganhou mais medalhas olímpicas?
4. Uma medalha olímpica de ouro é composta essencialmente por?
5. Os primeiros 12 antigos jogos olímpicos incluíam só 1 evento, qual era?
6. Qual é a cidade que já foi anfitriã dos jogos olímpicos modernos em 3 ocasiões diferentes?
7. As mulheres começaram a competir nos Jogos Olimpicos em 1900, mas competiam somente nos desportos “femininos”. Quais eram?
8. Qual é a modalidade olimpica pela qual os homens e mulheres competem ao mesmo nível?
9. Em que ano participou Portugal pela primeira vez nuns Jogos Olimpicos?
10. Quantas medalhas olímpicas tem Portugal?
BÓNUS
11. Qual foi a primeira modalidade olímpica na qual Portugal ganhou uma medalha?
Soluções
1- 1896 ; 2- 776 ac ; 3- Michael Phelps (18 ouro, 2 prata e 2 bronze); 4- Prata – 92,5%; 5- atletismo-corrida; 6- Londres – 1908, 1948 e 2012; 7- Ténis, vela e golf.; 8- Equestre; 9-1912; 10-24 (.4 Ouro; 8 Prata; 12 Bronze); 11-(Bonus)- Hipismo (bronze, 1924).
Eventos marcantes das Relações Internacionais
1. Após testemunhar as consequências nefastas da batalha de Solferino de 1853 Henri Dunant propôs e organizou a iniciativa que deu origem à criação, poucos anos depois, de que organização internacional em 1863?
2. Que pacto, assinado em 1928, proibiu a prossecução de guerra, enquanto instrumento legítimo de política internacional?
3. Resultado de conversas a bordo do HMS Prince of Wales, que documento - assinado por Roosevelt e Churchill – originou os primeiros passos para a criação das Nações Unidas?
4. Que revolução marcou, segundo Samuel Huntington, o começo da terceira vaga de democratização global pelo mundo fora?
5. Para além do primeiro teste nuclear por parte da União Soviética, que outro evento internacional marcante em 1949 contribui para fortalecer a posição, cada vez mais agressiva, de “containment” norte americano?
6. Que conferência internacional em 1955 foi decisiva para a criação posterior do movimento não-alinhado e para luta global contra o colonialismo?
7. Que evento simbólico em 1989 tende a ser considerado como a afirmação final do fim da Guerra Fria?
8. Como se chama o tratado assinado em 1957, que originou a Comunidade Económica Europeia (conhecida a partir de 1991 como a União Europeia)?
9. Quais são os três estados que constituem o eixo do mal no discurso de George Bush ao Estado da União em Janeiro de 2002?
10. Qual a guerra e em que ano – marcante no conflito israelo-palestiniano – que resultou na ocupação israelita da Península de Sinai, dos Montes Golã e parte da Cisjordânia?
Soluções:
1- A Cruz Vermelha; 2- Kellog Briand; 3- Carta do Atlántico; 4- 25 Abril / revolução dos cravos ; 5- A tomada de poder do partido comunista da China; 6- Conferência de Bandung; 7- A queda do muro de Berlim; 8- O tratado de Roma; 9- Irão, Iraque, Coreia do Norte; 10- 1967 Guerra dos 6 dias
Este último tema foi muito controverso, porque parecia reproduzir as conversas habituais entre pai e filho.
A minha nora prontamente arranjou uma pergunta bónus fácil, qual o cantor de "Hound Dog", que ouvimos do Spotify
Como respondi logo "Elvis Presley" e a equipa de Lisboa também, o meu filho gracejou, que a mãe costumava ir aos seus concertos no Funchal e o meu marido contou, que uma vez teve que ir a um concerto com a avó na Madeira ouvir o Francisco José, e que como dizem os jovens hoje foi "uma seca".
Foi no dia 24 de outubro de 1945 que foi criada a Organização das Nações Unidas (ONU). Os seus objetivos incluem manter a segurança e a paz no Mundo, promover os direitos humanos, auxiliar no desenvolvimento económico e no progresso social, proteger o meio ambiente e prestar ajuda humanitária em casos de fome, desastres naturais e conflitos armados.
Na altura da sua fundação, a ONU tinha 51 estados-membros. Hoje são 193. O Secretário-Geral é o português António Guterres.
Retrato de Magalhães na Galeria dos Uffizi, Florença
No dia 21 de outubro de 1520, Fernão de Magalhães e a sua frota, chegaram ao extremo sul da América do sul, atravessando o estreito, que tem ainda hoje o seu nome.
Livro comemorativo publicado em Espanha
Desde o ano passado que se comemora em Espanha os 500 anos da primeira circum-navegação do globo. Fernão de Magalhães partiu de Sevilha a 10 de agosto de 1519 numa expedição patrocinada pelo rei espanhol Carlos I (Imperador Carlos V). A viagem terminaria 3 anos depois com a chegada da nau Victoria a Espanha comandada por Sebastian Elcano, pois o navegador português Fernão de Magalhães morrera nas Filipinas. Aliás, apenas 18 dos 265 tripulantes sobreviveram a toda a viagem.
Esta longa viagem através de três oceanos foi um marco importante na confirmação que a Terra é redonda e, fundamentalmente, contribuiu para que o ocidente ficasse a conhecer um novo e imenso mar, batizado Oceano Pacífico por Fernão de Magalhães. Todas as regiões do mundo ficaram para sempre interligadas.
No Estreito de Magalhães durante uma viagem à Patagónia em 2007
Claro que uma visita a Trafalgar Square (uma fotografia nos leões) e à National Gallery, são sempre bem vindas...
Porque será que menciono hoje Trafalgar? A batalha, onde o Almirante Horatio Nelson perdeu a vida, mas que foi uma grande vitória da armada britânica contra a frota da coligação franco-espanhola, aconteceu em 21 de outubro de 1805.
A jornalista e escritora Helena Marques morreu ontem aos 85 anos. Apesar das origens madeirenses, Helena Marques nasceu em Carcavelos. Começou a sua carreira de jornalista no Diário de Notícias do Funchal e terminou no Diário de Notícias de Lisboa, onde trabalhou entre 1978 e 1992, e foi diretora-adjunta. Ao todo foram 36 anos dedicados ao jornalismo.
"O Último Cais"(1992) foi o seu primeiro romance, que publicou quando tinha 57 anos, e foi muito bem recebido pela critica, ganhando muitos prémios. Seguiu-se "A Deusa Sentada" (1994), "Terceiras Pessoas" (1998) e "Os Íbis Vermelhos da Guiana" (2002).
Tenho um especial carinho por este último, que conta a vida da Aunt A, tia-avó do meu marido, de quem ela era prima. Foi aliás na sua casa que conheci a Helena Marques e o marido, Rui Camacho, (1936-2014) também jornalista. Alguns dos filhos seguiram a carreira dos pais como o ex-jornalista Paulo Camacho, Francisco e Pedro Camacho.
Publicou o seu último livro, "O Bazar Alemão" em 2010.
Jorge IV foi uma criança bonita e inteligente, que falava fluentemente francês, italiano e alemão. Tornou-se uma importante figura da sociedade sendo um entusiasta de música e Shakespeare e conhecido como "o primeiro cavalheiro da Europa" devido aos seus modos refinados. No entanto, antes de fazer 20 anos, começou a ter uma vida extravagante, envolvendo-se com diversas mulheres, das quais teve muitos filhos ilegitimos; dependência de bebidas alcoólicas e jogo, contraindo enormes dividas . Quando morreu, aos 67 anos, com cerca de 130 kg, era um monarca muito impopular.
Nota: Este post tem um vídeo. Na nova versão do Blogger, tem de carregar "Ver Versão da Web" para o poder visualizar no telemóvel.
O retrato croata mais antigo de uma pessoa a usar uma cravat,
o poeta Ivan Gundulić (1589-1638)
A palavra "cravat" deriva da corruptela da palavra francesa "croate" para croata. Em janeiro, durante a Presidência Croata da UE, as Embaixadas Croatas em diferentes países do mundo colocaram uma "Cravat" em diversas estátuas (o uso da cravat)
Em português utilizamos a palavra "gravata" e "cravat". Esta última significa o lenço que os homens colocam à volta do pescoço, quando se vestem de forma mais informal (igual à forma inglesa).
O Dia da Gravata celebra-se desde 2008, como invenção croata. Foram os militares croatas, que lançaram a moda no século XVII em França.
Dar o nó na gravata pode ser difícil para quem não está habituado. Adorei esta explicação via Skype há 6 anos...
Ou se tem chuva e não se tem sol ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel, ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão, quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa estar ao mesmo tempo em dois lugares!
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce, ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo … e vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco, não sei se estudo, se saio correndo ou fico tranqüilo.
Mas não consegui entender ainda qual é melhor: se é isto ou aquilo.
Cecília Meireles*
*Cecília Meireles (1901 – 1964) foi uma notável escritora, artista e educadora brasileira. Considerada uma das maiores poetas nacionais e também se destacou no campo da literatura infantil e juvenil.
Alguns dos seus poemas dedicados ao público infantil tornaram-se verdadeiros clássicos e continuam sendo muito populares entre leitores de todas as idades.
O poema trancrito da obra homónima Ou Isto ou Aquilo (1964) é, talvez, o mais famoso. Contém um ensinamento fundamental acerca do modo como a vida funciona: temos, constantemente, que fazer escolhas.
Na foto : os meus netos mais novos com 7 e 18 meses
..."Um professor francês, Samuel Paty, foi decapitado em Paris há dois dias, por um cidadão muçulmano que se sentiu ofendido por Samuel Paty ter mostrado caricaturas de Maomé numa aula (note-se que a aula era dedicada ao tema da liberdade de expressão e que Samuel Paty permitiu saírem da sala os alunos que se considerassem chocados com aquelas imagens)...
Em Portugal o assassínio de Samuel Paty não gerou nem solidariedades nem comoções nem palavra de dor. O silenciamento é quase total a começar pelo dos seus pares: a FENPROF que na sua página reserva espaço para manifestar a sua preocupação com a “Situação dos trabalhadores no Saara Ocidental ocupado” não tem até agora uma linha sobre o assassínio do professor Samuel Paty"
Citação de parte de um artigo de opinião de Helena Matos, publicado hoje no Observador.
"Anda mouro na costa" significa haver indícios da iminência de algo de inesperado e problemático.
A expressão terá origem nos tempos dos piratas que vindos do Norte de África (Marrocos, Tunísia, Líbia e Argélia) assolavam as costas de Portugal contando com uma rede de espiões em terra, que os informavam antecipadamente dos carregamentos das caravelas, que depois assaltavam no alto mar.
Depois na tradição o dito começou a ser utilizado de maneira irónica para significar a existência de um provável pretendente amoroso...
Quando falámos ontem ao telefone, disse-me que eu devia colocar a máscara no elevador e na rua como ela faz em Lisboa.
Hoje, ao sair para o meu passeio habitual a pé, reparei que logo na entrada do prédio meteram um aviso para uso obrigatório de máscara a partir da entrada e à saída a recomendação do distanciamento de 2m. No elevador outro autocolante com a obrigatoriedade de usar máscara.
Podes estar descansada, aqui também se cumprem todas as regras...
O Papa Gregório XIII com o calendário que adotou o seu nome
O calendário Juliano, que durou cerca de 1600 anos, adotado no tempo de Júlio César, apresentava grandes discrepâncias e incongruências que a passagem do tempo acentou e deviam ser tomadas em consideração. Deste modo, em síntese, criou-se um novo Calendário, que ficou para a História como Gregoriano, em memória do Papa Gregório XIII, o seu principal patrono. Passou-se de 4 de outubro de 1582 para o dia seguinte com a data de 15 de outubro de 1582.
E o Ano Novo passou de 1 de abril para 1 de janeiro.
O calendário Gregoriano acabou por ser aceite como a principal referência mundial para contar os dias e anos, mas não foi nem imediato, nem fácil, como se vê pelo mapa. O Reino Unido só o adotou em 1752. A Turquia depois das reformas de Ataturk, em 1926.
A primeira referência a Hastings é do século VIII sob a forma de Hæstingas, o nome de uma das tribos da Grã-Bretanha anglo-saxónica, que se instalou no sul de Inglaterra, numa área depois denomimada de East Sussex.
No séculio XIX, Hastings era uma vila balnear muito popular, porque o caminho de ferro foi prolongado até essa localidade e, hoje em dia, é uma importante vila piscatória. No entanto, o que torna Hastings realmente importante foi ter dado o nome à batalha, que se travou nos seus arredores em 14 de outubro de 1066. A batalha de Hastings entre o exército normando, comandado pelo duque Guilherme da Normandia e o exército anglo-saxónico do rei Harold teve como resultado uma decisiva vitória normanda, com Guilherme a ser coroado Rei da Inglaterra, em 25 de dezembro de 1066, na Catedral de Westminster.
Nunca estive naquela vila do sul de Inglaterra, mas já visiteiBayeux, onde se encontra a famosa tapeçaria, que faz uma descrição da conquista de Inglaterra por Guilherme, o Conquistador, em 1066 estilo "banda desenhada".
Nessa altura procurei um livro bonito ilustrado da tapeçaria, porém não o encontrei no museu. Vim a comprá-lo em Flam, localidade na Noruega, onde se pode visitar a representação de uma antiga aldeia viking. Essa coincidência serviu para recordar a origem nórdica de Guilherme I de Inglaterra e de muitos dos seus guerreiros normandos.
Referência a Hestinga, onde o exércitou normando acampou e fez uma festa .