A Boneca depois do tratamento
Fui ao Hospital de Bonecas, na Praça da Figueira, para arranjarem uma boneca que uns amigos americanos encomendaram e ofereceram à minha filha, quando vivíamos em Ancara.
A boneca chama-se Jessica e partiu a cabeça em Portugal, quando os meus filhos eram já adolescentes. Resolvi mandar arranjá-la para o Natal, época de recordações, apesar de ter sido oferecida numa altura um tanto amarga, entre a I Guerra do Golfo e os conflitos na ex-Jugoslávia, onde em ambos o meu marido foi chamado a trabalhar nas Embaixadas em Bagdad e Belgrado.
O arco e o chão são anteriores ao Terramoto de 1755
O Hospital das Bonecas funciona há quase 200 anos (desde 1830). Está instalado num edifcio que tem ainda vestígios da Capela de Nossa Senhora do Amparo, que ruiu com o Terramoto de 1755. Fazia parte do Hospital de Todos-os-Santos.
Há uma zona do Hospital, onde as bonecas são recuperadas e ao lado um museu particular, que pertence à mesma família, há 5 gerações.
Há bonecas de diversos materiais e algumas com cabelo humano. As mais antigas têm perto de 200 anos, mas há aquelas da minha época, como os bébés chorões e uma coleção de Barriguitas, como as que a minha filha teve.
Gostei muito de ver as bonecas e casas das bonecas (vendem acessórios para quem quiser redecorar essas casas).
Sem comentários:
Enviar um comentário