A minha Lista de blogues

sábado, 9 de novembro de 2024

9 de novembro: dia incontornável na história da Alemanha

 Em 1848

Execução de Robert Blum

Robert Blum foi um político liberal e democrático alemão, membro da Assembleia Nacional. Quando viajou para Viena para apoiar a revolta contra o imperador foi preso e executado pelo seu empenho nas revoltas de 1848 nos estados alemães.


Em 1918

O social-democrata Philipp Scheidemann anunciou que o Imperador alemão abdicou e fugiu para os Países Baixos. Proclama a I República. Depois de muitos tumultos e focos de guerra civil, foi criada a República de Weimar um ano depois e Scheidemann o seu presidente.

Em 1923

Hitler, ainda pouco conhecido, tentou derrubar o governo democraticamente eleito. Foi condenado a 5 anos de prisão, mas saiu passados alguns meses por "bom comportamento".

Em 1938- A Noite de Cristal


A noite de cristal, assim conhecida devido ao número de vidros partidos de lojas e montras, foi um assalto generalizado a lojas e a casas de judeus, que decorreu por toda a Alemanha e também na Áustria segundo um plano de ação planeado e instigado pelo próprio partido nazi no poder.

Em 1989- A Queda do Muro de Berlim


Günter Schabowski porta-voz da comissão política do partido comunista da então RDA (república democrática alemã) anunciou erradamente que todas as leis para viajar ao estrangeiro tinham sido derrogadas. Dezenas de milhares de alemães orientais acudiram imediatamente ao Muro de Berlim, onde os guardas fronteiriços se viram forçados a abrir as vias de acesso a Berlim Ocidental por causa da pressão popular, o que provocou a posterior queda e o desmantelamento do Muro.

A 3 de outubro de 1990, a Alemanha estava oficialmente reunificada. Foi escolhida esta data para o dia nacional da Alemanha, devido às conotações políticas de 9 de novembro no passado.


Esta é uma fotografia minha histórica junto ao Muro de Berlim, em 1981. Estive a fazer um curso de verão e logo que me tiraram a foto apareceu a polícia a pedir identificação e assim surgiu mais uma foto...

Sem comentários:

Enviar um comentário