A minha Lista de blogues

terça-feira, 21 de outubro de 2025

Casa Ásia: Coleção Francisco Capelo

 

Hoje, apesar do tempo húmido e chuvoso, resolvemos ir visitar a coleção de Francisco Capelo na Casa Ásia






Uma das peças raras do museu, segundo nos informaram é este Buda Caminhando da Tailândia (séc XIV).

Encontramos muitas estátuas de budas de diferentes países. Confesso que algumas são bem interessantes e nada têm a ver com as gigantescas estátuas que encontrei na viagem ao sudeste asiático.









Em relação a representações de Buda, as figuras que gosto mais são as do Buda Sorridente em porcelana, que vi na Fundação Albuquerque e no Museu do Caramulo e, claro, a pulseira original em ouro com diferentes budas em pedras diversas, que a prima Guga mandou fazer, há muitos anos e ofereceu à minha filha.

O acervo deste museu engloba peças de 16 países da Ásia, divididos por 24 salas. Pensava encontrar porcelana chinesa; mas em vez disso encontrámos um cavalo em terracota, da dinastia Han (século I), bonitas lacas e fantásticos biombos do Japão, batiks da Indonésia, um belo contador em pau rosa e marfim da Ìndia, esculturas do Cambodia, que nos deram vontade de visitar Angkor Wat, cerâmica Celadon de diversos países e diferentes épocas. Entusiasmou-me um pote em forma de elefante em grés vidrado Celadon, creio que da Coreia (como não é permitido tirar fotografias, com o tempo e depois de ver tantas e variadas peças, confundimos...)

Foi quando nos lembrámos do episódio na Coreia, que nos parece, hoje em dia, divertido, quando, entusiasmados, fomos à procura de cerâmica Celadon. Em Bucareste, onde vivemos, o embaixador espanhol, recém chegado de Seul, tinha bonitas peças decorativas e disse-nos ser muito fácil encontrá-las. Em Busan uma guia no cruzeiro informou-nos que numa grande loja, não longe do porto, havia essa cerâmica e até telefonou para lá para nos ajudarem, quando saíssemos do táxi. Levávamos um papel com moradas escritas em coreano e a única indicação, que compreendiamos era "going" e "coming". A tal loja era um duty-free com malas, perfumes e bebidas e duas empregadas bem dispostas e sorridentes, que não falavam uma única palavra de inglês...cerâmica nenhuma.

Regressámos antes que o navio partisse sem nós...entretanto, a guia coreana também já não estava junto ao navio. 

Fiquei contente por ver que já há uma Visita Guiada sobre o museu, com o próprio colecionador a explicar algumas peças:

https:www.rtp.pt/play/p14841/e884885/visita-guiada

VISITA GUIADA

Casa Ásia - Coleção Francisco Capelo, Lisboa|Ep. 1427 

 27 out. 2025 | temporada 15


Sem comentários:

Enviar um comentário