Costumo fazer esta receita alternadamente com o meu bolo de chocolate.
Ingredientes:
6 ovos, 250 g de açúcar, 250 g de chocolate em tablette, 200 g de manteiga, 3 colheres de sopa de maisena, meia colher de café de fermento, sal, manteiga e açúcar pilé q.b..
Cobertura:
125 g de chocolate em tablette, 100 g de açúcar, 50 g de manteiga, 1 colher de sopa de água.
Bate-se muito bem as gemas com o açúcar. Derrete-se em banho-maria, em lume brando, o chocolate partido, juntamente com 2 colheres de sopa de água. Junta-se à mistura de ovo e açúcar e mexe-se bem. Adiciona-se o fermento, a maisena e a manteiga amolecida. Acrescenta-se as claras batidas em castelo com uma pitada de sal, envolvendo levemente na massa, sem bater.
Vai ao forno, previamente aquecido, em forma untada com manteiga e polvilhada com açúcar pilé, durante cerca de 20 m. Cobre-se o bolo com este creme, alisando com um espátula.
Vou fazer este bolo para o meu neto Theo, que faz 6 anos e gosta muito de bolo de chocolate. Ele pediu-me para ser decorado com smarties e, claro, assim será...
Nota: esta receita é do livro TESOUROS da COZINHA TRADICIONAL PORTUGUESA, da Reader´s Digest (que junta receitas famosas de outros países).
Esta fatia de bolo, há muito que não existe, pois foi saboreada em Viena de Áustria, em 2015. Posso garantir que a minha receita é ainda melhor.
Sem comentários:
Enviar um comentário