Domingo passado tivemos um almoço de família com todos os netos.
A minha neta Beatriz oferece-se sempre para escrever a ementa.
Resolvi fazer Amèijoas à Bulhão Pato, que são sempre do agrado dos mais novos. A receita deu-me uma senhora velhinha e muito simpática, que encontrei no supermercado e estava a comprar "uma tonelada" de amêijoas congeladas, para toda a família. Vi o seu entusiasmo em dar-me a receita, que acertava sempre, experimentei e resultou. Já repeti algumas vezes. Como tenho sempre de procurar o papel que escrevi à pressa, embora tenha muitos livros com a receita muito semelhante decidi passá-la para o blogue...
Põe-se de molho durante pelo menos 1 hora as amêijoas congeladas. Depois tiram-se com cuidado com uma colher para não levantar a areia que ficou no fundo e lava-se bem no escorredor.
Numa panela junta-se uma boa porção de azeite e muito alho esmagado. Quando o alho alourar um pouco juntam-se as amêijoas. Mexe-se. É rápido (quando abrirem estão prontas). Junta-se sal, um pouco de piripiri (que nunca deitei porque são para crianças. Em vez disso deito um pouco de mostarda para engrossar o molho e vinho branco). Quando estão prontas, antes de servir, deita-se sumo de 1 limão e muitos coentros cortados miúdo.
As vieiras gratinadas são deliciosas. Fiquei uma apreciadora de Scallops quando vivia em Massachusetts. As que servi comprei congeladas no Supercor.
Os Bifes com queijo Roquefort são uma receita do chef grego, com quem tive algumas aulas com a minha filha. Gosto muito, porque aprecio queijo roquefort, mas não é para todos... As crianças comeram bife grelhado feito pelo meu genro, com arroz de cenoura, ervilhas tortas e couves de Bruxelas.
A sobremesa foi especial: Charlotte Russe..

Sem comentários:
Enviar um comentário