Diz Fortunato da Cãmara em "Os Mistérios do Abade de Priscos" que as Charlotte são uma homenagem à princesa alemã Charlotte Sophie de Mecklenburg-Strelitz, que se tornou rainha de Inglaterra ao casar-se com Jorge III. Apesar da receita original ser feita com maçãs, dá-se uma grande transformação da autoria de Antonin Carême, que trocou o pão da receita inglesa por palitos La Reine, na altura que foi cozinheiro de Talleyrand, figura histórica com percurso extraordinário, pois foi ministro dos Negócios Estrangeiros de Napoleão e de Luís XVIII.
Charlotte Russe da minha Mãe
Mousse de Chocolate (feito com 200g chocolate Pantagruel, 6 ovos, 1 c sopa manteiga, 5 c sopa açúcar), palitos La Reine embebidos em vinho Madeira Malvasia, natas batidas para decorar, raspa de chocolate de leite Cadbury, pistácios, amêndoas.
Forra-se uma forma de fundo solto no fundo e à volta com palitos cortados à medida e com a parte achatada virada para dentro. Depois deita-se uma parte da mousse, lascas de chocolate, amêndoas, pistácios, palitos esfarelados, outra camada de mousse e assim sucessivamente até acabar. Faz-se de véspera e mete-se no frigorifico No dia seguinte guarnece-se com natas batidas, raspa de chocolate, amèndoas e pistácios. (a receita da minha mãe leva passas, mas eu não deito, porque o meu filho não gosta). Na hora de servir retira-se o aro da forma e coloca-se uma fita com um laço.
Nota: fiz duas receitas de mousse de chocolate, porque a minha forma é grande. Aproveitei para fazer quatro pequenas taças com os palitos embebidos em leite em vez de Vinho Madeira para as crianças.

Uma delicia!
ResponderEliminar