A minha Lista de blogues

domingo, 23 de novembro de 2025

Em Xian

Finalmente chegados a Xian, que, de todos os sitios a visitar na China, era aquele que mais me atraía. Encontrámos a guia local, chinesa, que também falava espanhol fluentemente. Foi-nos apresentada pelo Miguel, o nosso guia português que nos acompanhou toda a viagem a partir de Lisboa.

A guia elogiou a sua cidade, fundada há 3 mil anos, comparando-a com Jerusalém, afirmando algo como: quando os hebreus fundaram a cidade santa, Xian já existia. Foi capital do império chinês durante 1100 anos. Os dias de glória de Xian terminaram no século X, mas fragmentos desta metrópole lendária sobrevivem no meio do tecido urbano.


Pagode construído durante a dinastia Tang

Buda Feliz

Tivemos um almoço mais requintado com lichias para sobremesa, em vez da melancia, que comemos 3 dias consecutivos e já servia de gozo no grupo.

Seguimos para ver a mesquita, diferente das  tradicionais  e andámos pela rua comercial, onde vivem os chineses muçulmanos, cheia de cor e luz .




 


As muralhas da cidade com 14 km estão bem preservadas e são iluminadas à noite



À noite jantámos num local luxuoso, onde antes só ia gente do governo, segundo nos contou a guia e assistimos a um bonito espetáculo de dança inspirado em lendas da dinastia Tang.

No dia seguinte visitámos o ponto de maior interesse de Xian: as fabulosas figuras em terracota (mais de 7000) com guerreiros, cavalos, carros e armas, que guardam para a eternidade o túmulo do primeiro imperador e unificador da China.









Pensar que estas figuras têm mais de 2000 anos até me dá arrepios...Sem qualquer dúvida trata-se de uma extraordinária e espectacular herança histórica chinesa. 



Espero que o meu neto Charlie aprecie esta T-shirt, a única na loja..

Sem comentários:

Enviar um comentário